Sébastien Loeb Rally Evo

0

Fazia um bom tempo que eu não colocava minhas sardentas mãos em um jogo de esporte assinado por alguém. Hoje, este alguém é Sébastien Loeb, francês que fez miséria com o circuito de rally nos últimos anos.

E como o delfonauta já deve imaginar por esse fato, o que temos aqui é um simulador de corrida bem sério, daqueles que você passa tanto tempo freando quanto acelerando.

VRUM?

Ao iniciar sua campanha, você criará um time, incluindo um piloto e um co-piloto. Co-piloto? Pois é, vai ter um sujeito do seu lado quase o tempo todo narrando o que vem adiante.

Isso dá um jeitão bem diferente para o jogo. Admito que no começo eu basicamente o ignorava, mas conforme fui jogando melhor, suas dicas se tornaram valiosas, especialmente quando avisavam de pulos, pois ao contrário da maior parte dos jogos de corrida, aqui você quer frear antes deles, não acelerar.

O controle do carro é altamente sensível, o que significa que você pode perder o controle facilmente se não frear o suficiente quando necessário. Na real, as corridas aqui são as mais lentas que já vi em um jogo. Dificilmente sua velocidade passa dos 100 km/h e é comum você ter que fazer as curvas a uns 15 km/h.

Por fazer você pensar antes de cada movimento, dá até para dizer que Sébastien Loeb Rally Evo é o Dark Souls dos jogos de corrida. E ele é difícil, viu? Eu levei um bom tempo até conseguir ganhar minha primeira medalha de ouro.

Só que ele não é muito emocionante. Primeiro pelo fato de as corridas serem lentas, e depois pela falta de corridas propriamente ditas. A maior parte dos eventos são Time Trials nos quais você deve fazer um tempo melhor do que dos outros corredores – mas você só vê o tempo deles ao concluir sua corrida, o que torna a prova um tiro no escuro.

Há corridas propriamente ditas, é claro, mas elas são raras. Algumas delas são circuitos que trazem um twist chamado joker lap. Ao longo das três voltas da partida, em uma delas você deve fazer um caminho mais longo. Há também variações de corridas, como a “eliminação”, que tem um reloginho contando e toda vez que ele chega a zero o último colocado é eliminado.

Uma outra modalidade que eu nunca tinha visto é uma que divide a pista em seções, e o que conta é fazer o melhor tempo na maior parte das seções. Interessante. Em variações de time trial, temos alguns que obrigam você a passar no meio de cones sob o risco de receber penalidades de tempo.

Fãs de carros em geral também terão a opção de tunar suas máquinas de forma bem profunda e complicada.

VRUM!

Além da carreira com o seu time criado, há uma outra modalidade que emula a carreira do próprio Sébastien Loeb. Ela é mais simples e divertida do que a carreira principal, uma vez que aqui você não precisa comprar carros, afinal, você usa os mesmos que o Sebastião usou no evento em questão.

Se você é fã do nosso amigo corredor, essa modalidade apresenta um extra muito legal: uma série de vídeos bem longos nos quais Tião em pessoa fala um pouco sobre sua experiência. O lado ruim é que ele fala em francês, com uma voz em inglês por cima. Vai entender porque simplesmente não legendaram seus depoimentos.

Eu levei um tempo para me acostumar com a mecânica do jogo. Project Cars, por exemplo, é um simulador igualmente profundo, mas é ao mesmo tempo mais pick-up and play, mais fácil de aprender e mais instantaneamente aprazível. A barreira de entrada neste Rally Evo é bem mais alta.

Outra coisa que não dá para não citar são os longuíssimos loads, que duram literalmente alguns minutos. Pelo menos caso você queira reiniciar sua corrida não terá que suportar o carregamento novamente, mas vai ter que esperar um bocado toda vez que mudar de pista.

Ao contrário do que costumamos ver em jogos de corrida, os gráficos aqui são bem simples. Não é algo mal feito, mas denota um orçamento um tanto limitado em seu aspecto audiovisual.

Sébastien Loeb Rally Evo é um simulador que não se destaca a não ser para fãs do piloto que lhe empresta o nome. Se você é um deles, provavelmente vai pirar com os vídeos e o modo que emula sua carreira. Se simplesmente procura por um bom simulador de corrida, há coisas melhores disponíveis.

Galeria

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorMachinaria – Sacred Revolutions / Profane Revelations
Próximo artigoAve, César!
Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. É o autor dos livros infantis "Pimpa e o Homem do Sono" e "O Shorts Que Queria Ser Chapéu", ambos disponíveis nas livrarias. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
sebastien-loeb-rally-evoAno: 2016<br> Gênero: Simulador de corrida<br> Plataforma: PS4, Xbox One e PC<br> Fabricante: Milestone S. r. l.<br> Versao: PS4<br> Distribuidor: Square Enix (no continente americano)<br>