Lego Horizon Adventures mostra o caminho que os games deveriam seguir. Nos últimos anos, os videogames cresceram muito. Mais, mais, mais. Mas tanta adição acabou virando subtração. E a série Horizon é uma das culpadas. Delfonautas dedicados sabem que não sou um grande fã das aventuras da Aloy. O gameplay não me agrada e a mecânica de loot me dá preguiça.
Porém, o que mais me pega é o tamanho do jogo. Mundos abertos enormes, sidequests infindáveis e uma enorme quantidade de crafting fazem com que Horizon Zero Dawn e Horizon Forbidden West ativem forte minha fadiga. Entra Lego Horizon Adventures.
Review Lego Horizon Adventures
Lego Horizon Adventures é um Horizon sem a gordura. Tudo que não deveria existir no original caiu fora. O combate simplificado funciona bem melhor. Roupinhas são apenas cosméticas. Você não gasta valioso tempo olhando para menus. Talvez o mais importante: existe apenas uma moeda, capaz de comprar qualquer coisa. Cara, como eu estou cansado de precisar de quatro moedas diferentes para adquirir um equipamento e não fazer a menor ideia de como conseguir duas delas.
Mas Lego Horizon Adventures não é simplesmente um Horizon despido. Tudo que realmente interessa está aqui. O combate é o mesmo, mas mais simples, mais gostoso. O visual é lindo e extremamente técnico. E a história é quase a mesma de Zero Dawn, inclusive com os mesmos atores (obviamente Lance Reddick foi substituído).
Apesar de serem os mesmos atores e quase a mesma história, agora a narrativa é uma comédia. E todos os personagens são mais espoletas, mais patetas. Isso aumentou o carisma em 1000%. Eu já gostava da voz da Ashly Burch como Aloy, mas aqui ela ficou ainda mais fofa.
Não é um jogo da Traveller’s Tales
Um outro grande trunfo é que, apesar de levar a marca Lego, Horizon Adventures não é feito pela Traveller’s Tales. Todos estamos cansados da fórmula da desenvolvedora, especialmente depois que ela começou a fazer tudo em mundo aberto. Lego Horizon Adventures é um jogo de ação em fases, com muita história, gráficos lindos e muito menos foco em coletar pedrinhas. Mas sim, esta última parte ainda está presente, embora de forma mais contida.
Você não pode jogar com qualquer personagem da história, mas apenas com quatro. A vantagem é que cada um dos quatro tem jogabilidade e armas bem diferentes. Aloy ataca com flechas, enquanto Erendi usa uma enorme clava, por exemplo. A customização de Lego ainda está presente, claro. Você pode escolher um dos quatro arquétipos e usar a roupa que desejar, de personagens de Horizon a ninjas e policiais. Prefiro assim.
Lego Horizon Adventures é uma deliciosa delicinha
Eu esperava gostar mais de Lego Horizon Adventures do que dos outros Horizon. Mas sinceramente não esperava gostar tanto. Sabe aqueles jogos que você fica triste quando acaba, porque queria mais? É por aí.
Lego Horizon Adventures é de longe, muito longe, o melhor Horizon. Obviamente, não estou comparando com os outros Horizon, como Chase Turbo ou Forza, mas apenas com a própria série. Sacrifico meus bodes para que com jogos como Astro Bot e este, a Sony perceba que este é o verdadeiro futuro dos games, e não Concord ou enormes RPGs de mundo aberto.