Você me conhece. Eu sou um grande defensor de que nenhum jogo precisa ter tudo ou durar para sempre. Porém, parte do meu papel de crítico é moldar suas expectativas. Você pode ter corrido lá embaixo para ver minha nota de Bzzzt e imediatamente pensar em outros jogos maiores e mais ambiciosos com nota mais baixa. Porém, há expectativas e propostas. E dentro do que propõe, e do preço de venda, Bzzzt tem um excelente valor, e é altamente recomendável para fãs de joguinhos de plataforma.

REVIEW BZZZT

Bzzzt, KO.DLL, Cinemax, Switch, Delfos, Plataforma

Bzzzt é um plataforma 2D em fases que normalmente têm pouco mais de uma tela. Há mais de 50 delas, mas a maioria pode ser completada em menos de um minuto. Assim, é possível vencer Bzzzt em menos de duas horas tranquilamente. O que o destaca é seu visual extremamente bonitinho e seus controles absurdamente polidos.

É fácil de perceber assim que você ganha o controle na primeira fase. Correr e se mover com o robozinho que protagoniza o jogo é uma delicinha, e você sabe como isso é importante em um game de pula pula. Aos poucos você ganha upgrades como pulo duplo ou corridinha, e daí pode voltar para as fases anteriores para melhorar seu tempo.

SPEEDRUNNING BZZZT

Bzzzt, KO.DLL, Cinemax, Switch, Delfos, Plataforma

Pois é, além de curto, Bzzzt incentiva fortemente o estilo speedrun. Basicamente, você é avaliado por pegar todos os parafusos e por terminar antes do tempo pré-estabelecido. A melhor avaliação é concedida para quem cumprir os dois desafios na mesma jogada. Nas primeiras fases é relativamente fácil conseguir os dois, mas boa sorte se quiser vencer todas elas, não apenas a maioria.

O jogo tem opções de dificuldade, que determinam basicamente quantos ataques o robozinho aguenta em cada fase antes de pedir arrego. O padrão é ter que voltar ao início da fase caso cometa algum erro. Daí tem opções para ter três corações ou sete. Três me pareceu um bom equilíbrio para deixar o jogo gostoso e desafiador, sem cair no campo da frustração.

JOGOS QUE BZZZT ME LEMBROU

Bzzzt, KO.DLL, Cinemax, Switch, Delfos, Plataforma

Quando passei as primeiras fases, imediatamente Bzzzt me lembrou de Ziggy, aquele modesto jogo brasileiro que analisei recentemente e segue os mesmos moldes. Este aceita ser jogado de forma mais casual, diminuindo a dificuldade, mas o estilo e tamanho é semelhante. Bzzzt é, porém, um tanto mais ambicioso, com mais habilidades, visual e level design mais elaborados.

Um game clássico que você provavelmente já jogou e que Bzzzt também lembra é N+. Basicamente, o que temos aqui é o mais puro gameplay, que apesar de curto quer que você aprimore suas habilidades através da repetição. Ele acerta forte, no entanto, em não ser algo focado exclusivamente no hardcore, ou mesmo de ter um “onboarding” mais gentil, em que as pessoas podem começar no fácil e ir subindo a dificuldade conforme melhoram.

SALVE OS JOGUINHOS!

Bzzzt é um joguinho com ênfase no “inho”, e isso não é negativo. É algo simples e pouco ambicioso, ideal para divertir por uma tarde. Sua proposta é clara, e ela é perfeitamente alcançada. Sacrifico meus pernis por mais joguinhos assim.

REVER GERAL
Nota:
Artigo anteriorReview Emio The Smiling Man: o “terror” da Nintendo
Próximo artigoCrítica A Substância: um body horror aflitivo
Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. É o autor dos livros infantis "Pimpa e o Homem do Sono" e "O Shorts Que Queria Ser Chapéu", ambos disponíveis nas livrarias. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
review-bzzzt-e-um-joguinho-bem-legalDisponível: Windows, Linux, Mac, Switch<br> Analisada: Switch<br> Desenvolvedora: KO.DLL<br> Editora: Cinemax<br> Gênero: Plataforma 2D em fases<br> Lançamento: 13 de novembro de 2023 (computadores), 19 de setembro de 2024 (Switch)<br>