Deve ser legal ser tradutor de títulos de filmes no Brasil. Se você não estiver a fim de trabalhar, basta aplicar sem cerimônias coisas como “da pesada”, “deu a louca”, “do barulho” ou, claro, se tiver uma ou duas cenas de ação, “explosivo”. Se nada disso der certo, use um trocadilho infame e volte a fazer buscas por underboobs na internet.
Dessa forma, Relação Explosiva é a 42ª parte da trilogia “Alguma Coisa Explosiva”, que tem entre seus maiores sucessos os três Carga Explosiva, Encontro Explosivo e outros.
No entanto, apesar de esses filmes não serem valorizados pelas próprias distribuidoras brasileiras, vamos concordar que vários deles são legais. E a série “explosiva” pelo menos costuma ser exemplo de Testosterona Totais descontraídos. Este não é um desses casos. Relação Explosiva não é um filme de ação, mas um road movie cômico.
Aqui a cuti-cuti Kristen Bell faz uma professora que tem a oportunidade profissional dos seus sonhos. O problema é que o emprego é em Los Angeles e ela precisa chegar lá em pouco tempo. Aí o lucky bastard que pega ela (Dax Shepard) resolve dar uma carona, mas ele não esperava ser caçado por um antigo amigo.
Relação Explosiva começa devagar, e demora muito para mostrar a que veio, mas consegue fazer isso sem se tornar chato. Tem boas piadas, algumas boas perseguições de carros e pelo menos três mulheres que são tão bonitas que fariam um homem adulto chorar.
O melhor, no entanto, são alguns dos diálogos, que parecem ter sido tirados dos bons tempos do Kevin Smith. A cena em que eles discutem estupros na prisão (provavelmente um dos principais motivos pelos quais a maioria de nós se mantém na lei) é impagável.
Infelizmente, apesar de suas qualidades, Relação Explosiva não empolga. É o filme perfeito para ver na TV. Até diverte e é legal para assistir durante o jantar ou antes de dormir, mas nunca passa disso.
O protagonista também não ajuda. Dax Shepard é um péssimo ator, totalmente sem carisma e com uma daquelas caras que parecem geneticamente desenvolvidas para qualquer um ter vontade de enchê-la de socos.
Assim, Relação Explosiva é quase um filme nada. Divertido, mas totalmente esquecível, tão genérico quanto o título nacional sugere. É difícil recomendar assisti-lo no cinema, mas caso o encontre passando na TV, assista.
CURIOSIDADES:
– Dax Shepard é o sortudo que mistura a Kristen Bell com sorvete na vida real.