Project Cars

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O nome Project Cars sempre me fez pensar em um jogo de corrida fofinho, na linha do Mario Kart. Obviamente, a realidade é oposta a isso. O recentemente lançado Project Cars é um simulador de corrida extremamente realista, tanto nos controles quanto nos gráficos.

Pense assim: se Need For Speed é o equivalente a um filme de ação, descompromissado e divertido, Project Cars seria um documentário, mais sério e comprometido com a realidade. E ele cumpre seu papel muitíssimo bem.

SIMULAÇÃO

Project Cars simula a carreira de um piloto de corrida. Você começa em corridas de kart, e vai subindo para carros de gente grande, protótipos e F1. São oito níveis, e você pode começar sua carreira de qualquer um deles, mas eu resolvi começar do mais baixo para ter a experiência completa.

Você pode escolher um contrato de algumas equipes e, conforme vai fazendo um nome, vai ganhando novos convites e outros contratos. Entre cada corrida, você recebe e-mails de colegas, e pode acompanhar os fãs fazendo tweets sobre suas corridas. É muito legal ver uma garota exclamando empolgada “Team Corrales all the way!” e é algo que eu acho que vocês, delfonautas, poderiam começar a fazer aqui nos comentários. =]

Voltando a falar sério, as corridas têm várias etapas. Você pode praticar no circuito sem compromisso e depois fazer uma corrida de qualificação, que determina sua posição na largada. Essas duas etapas são opcionais e, se você optar por não fazê-las, vai largar em último lugar. As duas próximas etapas são as obrigatórias, e consistem em duas corridas no mesmo circuito, ambas já valendo pontos para o campeonato.

Acabando o campeonato daquele ano, você analisa para onde quer levar sua carreira, e segue seu caminho, continuando na mesma equipe ou aceitando um convite para uma equipe nova.

Obviamente, você também pode tunar seu carro, mexendo em diversos aspectos que alteram a jogabilidade, e até mesmo escolher uma estratégia para o pit-stop. Se você realmente quiser seguir o caminho da simulação, isso será essencial, pois os pneus vão se desgastando durante a corrida, o combustível é limitado e cada batida afeta seu carro. Você também pode escolher ignorar essas coisas para se focar na direção, que é, particularmente, como eu prefiro jogar.

VERDE! VAI, VAI, VAI!

Obviamente, tudo isso é secundário para o que realmente importa: as corridas. E é aí que Project Cars brilha. Mesmo que você desligue coisas como o gasto dos pneus e de combustível, controlar os carros é extremamente realista. Você não vai conseguir acelerar por mais de alguns segundos sem precisar frear e algumas curvas são feitas em baixíssima velocidade, coisa de menos de 40 km/h.

Existem 10 opções de dificuldade que vão do “muito fácil” ao “fala sério que alguém consegue jogar na 10”. Mesmo jogando no mais fácil, no entanto, você precisa controlar seu carro com cuidado, pois qualquer deslize pode causar um cavalo de pau e preciosos segundos no seu tempo.

Uma coisa que se destacou bastante é o feedback do jogo. Se você dirige, sabe que muitas coisas que faz no carro vem dos sinais que ele te passa, através de barulhos, vibrações, etc. Pois aqui funciona exatamente da mesma forma. A vibração do controle é cuidadosamente planejada para te dar sinais de quando você deve frear ou acelerar, por exemplo. E o mais legal é que não é que você pensa “o controle vibrou, vou frear”, o negócio é tão bem feito que você responde naturalmente, de forma quase inconsciente. A resposta do controle é tão boa que eu penso quão legal deve ser jogar isso com uma direção.

O mesmo pode ser dito do som. A ausência de músicas durante as corridas faz com que o barulho do seu carro também sirva de feedback, e se você tiver um bom sistema de som, pode até saber quando tem um carro ameaçando te ultrapassar e até se ele virá pela esquerda ou pela direita.

Tem também uma pá de câmeras diferentes. Você pode dirigir pela visão de trás do veículo, do banco do passageiro e várias opções em primeira pessoa, mostrando ou não o painel do carro. Uma que me chamou a atenção é uma câmera que fica dentro do capacete, provavelmente o mais próximo que um jogo de corrida já chegou da visão real que um corredor tem durante sua carreira.

O clima também afeta consideravelmente a jogabilidade. Quando está chovendo, o chão fica mais escorregadio, tornando bem difícil controlar o carro. E se você estiver usando alguma das câmeras de dentro do carro, as gotas vão se acumular no vidro e você terá que, literalmente, ligar o limpador de para-brisa.

VISUAL E MODOS DE JOGO

O visual de Project Cars é altamente realista. As pistas são cheias de detalhes e texturas, e você sente essas texturas na vibração do controle. Os carros também são caprichados. Para falar a verdade, tanto os carros quanto a pista beiram o fotorrealista, o que é muito legal.

O cenário em geral, no entanto, não teve o mesmo capricho. Não tem a mesma quantidade de detalhes e nem mesmo a beleza que estamos acostumados a ver em jogos como The Crew. Tipo o céu é na maior parte do tempo de uma cor chapada, com detalhes de nuvens, as arquibancadas são feitas com traços simples e coisas do tipo. Claro, considerando quão bem-feito é o visual do que realmente interessa, faz sentido que alguma coisa tinha que ceder, e eu acho que a escolha no que focar foi boa. Até porque, em jogos de corrida, você não costuma ter tempo para prestar muita atenção nos cenários.

Além da carreira, que é onde você deve passar a maior parte do seu tempo, tem também um modo de corrida única, onde é possível escolher qualquer uma das pistas, em qualquer condição climática, e também qualquer um dos carros. Dá até para escolher se os carros devem ser todos da mesma classe ou de classes variadas, então se você sempre quis saber quem ganha em uma corrida entre um kart e um F1, chegou a hora de descobrir (spoiler: é o F1).

Obviamente, também há o modo online, onde você pode passar as horas restantes depois que considerar que está correndo bem o suficiente para um pouco de competição real. Ao contrário de jogos como Need For Speed, que têm várias modalidades diferentes de jogatina online, aqui é só o que interessa: corridas. Seja o primeiro a chegar e tire sarro dos perdedores, como Deus originalmente planejou. Claro, eu sempre sou um dos perdedores jogando online, então eu ainda não tive a oportunidade de tirar sarro dos outros, mas um dia eu chego lá.

PROJETO CARROS

Por ser focado na simulação e no realismo, não dá para negar que Project Cars não é tão divertido quanto os jogos de corrida mais arcade. Porém, se você procura por um jogo extremamente realista, tanto no visual quanto nos controles, pegue seu controle, escolha a visão de dentro do capacete e acelere como se não houvesse amanhã. Agora deixa eu ver se encontro um controle de PS4 no formato de direção para comprar.

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Nota
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Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. É o autor dos livros infantis "Pimpa e o Homem do Sono" e "O Shorts Que Queria Ser Chapéu", ambos disponíveis nas livrarias. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
project-carsAno: 2015<br> Gênero: Simulação de corrida<br> Plataforma: PS4, Xbox One e PC<br> Fabricante: Slightly Mad Studios<br> Versao: PS4<br> Distribuidor: Bandai Namco<br>