Uma coisa que eu nunca vou entender é porque algumas pessoas se limitam a imitar outras. Por que alguém criaria um fake no Orkut ou uma banda igual a tantas outras? E, principalmente, por que diabos um diretor como Alex Proyas, do tremendão Eu, Robô, faria um filme copiando o estilo de um outro diretor? Em especial, um diretor inferior, no caso, M. Night Shyamalan. É incrível que, ao começar sua carreira, Shyamalan foi recebido como um dos mais pintudos da história. Hoje seus filmes sequer são mostrados para a imprensa de tão ruins que são. O fato é que o indiano mandou porcaria atrás de porcaria, jogou sua carreira no lixo e vai entrar para a história como um típico one-hit wonder, cujo único trabalho realmente bom foi o primeiro, O Sexto Sentido.
Presságio tem todas as características do M. Night. Crianças sabe-tudo, um protagonista cético que vai reencontrar sua fé ao longo da projeção, ameaça de final do mundo e um climinha sobrenatural. Para ser sincero, o que temos aqui é quase um remake de Sinais.
Tudo começa quando o colégio do filho do Nicolas Cage desenterra uma cápsula do tempo, onde crianças de 50 anos atrás “previam” o futuro através de desenhos. O problema é que o guri recebeu uma folha que não era um desenho, mas uma seqüência de números. Alguns Deus Ex Machina depois, Nicolau descobre que aquilo são previsões de desastres onde muitas pessoas morreram. Enquanto isso, seu pimpolho é stalkeado por uns caras deveras creepy que acendem o dedinho como se quisessem ligar para casa. Logo, as duas histórias se cruzam e eles descobrem que o mundo inteiro está em perigo.
Apesar da falta de personalidade, o longa tem seus momentos. Algumas cenas são realmente boas. Em especial, gostei do final, que ousa fazer algo 70% diferente do normal neste tipo de filme.
Por outro lado, tem algumas cenas que são constrangedoras. Quando Nicolau pára uma perseguição no metrô para avisar a uma mulher com uma criança de colo para descer do trem, fiquei com vontade de imitar um avestruz e enfiar a cabeça na cadeira da frente. Depois de algumas tentativas, achei melhor parar, pois a pessoa que estava sentada lá estava olhando para trás com cara de brava.
No final das contas, Presságio está meio Alfredo abaixo de um filme nada. É melhor do que qualquer coisa recente do Shyamalan, mas existem outras opções que valem mais seu rico dinheirinho. Nem que uma dessas opções seja alugar O Sexto Sentido para lembrar da época em que a inspiração disso aqui ainda era boa.