Pequena Miss Sunshine

0

O delfonauta já fez uma Road Trip? Eu fiz uma dessas no início desse ano e foi bizarro. Por um lado, vivi mais nesse mês do que em todo o restante do ano até o momento, mas por outro, teve muitos momentos deveras estressantes (eu até cheguei perto da morte quando estava fazendo uma trilha).

Mas por que eu falei isso, você pergunta? Bom, em parte porque eu não sabia como começar esse texto (o início é sempre o mais difícil). Mas também porque este é um filme que se passa na estrada. Mas também é uma história sobre sonhos e como lidar com a inevitável frustração quando o dolorido tapa da realidade chegar para mostrar que tudo que você fez para alcançar esse sonho foi em vão.

Não, meu amigo. Não se trata de uma comédia, embora meus colegas de profissão tenham passado toda a sessão rindo como hienas. Talvez para eles tenha sido uma comédia, ou talvez realmente seja e eu que não compartilho do senso de humor dessas pessoas. Sim, existe humor no filme, mas ele não é a tônica da história pois, na verdade, a jornada pela qual a família passa é bem triste.

A caçula sonha em ser miss. Para que ela possa participar do concurso, a família decide levá-la em uma viagem de três dias em uma Kombi enferrujada e semi-podre. Cada um dos seis membros da família tem seus sonhos e esperanças e, no decorrer desses três dias, todos serão frustrados. Cada um deles também tem manias e traços de personalidades bem diferentes. Temos o vovô drogado (Alan Arkin), o adolescente que não fala por opção (Paul Dano) e o irritante pai de família que odeia perdedores (Greg Kinnear), apesar de ele mesmo ser um.

Apesar de parecerem estranhos, são uma família completamente normal e, quando você assistir, sem dúvida concordará comigo. Eles brigam, se odeiam, sentem vergonha uns dos outros mas, mesmo assim, nutrem muito carinho uns pelos outros, o que fica claro em várias situações.

Pequena Miss Sunshine demora um pouco para ficar interessante. Nos primeiros minutos, estava crente de que seria uma sessão bem longa. Não foi. Assim que os personagens são apresentados e você começa a gostar deles, o filme passa que é uma beleza. É uma pena que seja uma beleza tão triste.

Galeria

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorLive ‘n’ Louder 2006 (14/10/2006)
Próximo artigoTop 10 Contra o Crime
Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. É o autor dos livros infantis "Pimpa e o Homem do Sono" e "O Shorts Que Queria Ser Chapéu", ambos disponíveis nas livrarias. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
pequena-miss-sunshinePaís: EUA<br> Ano: 2006<br> Gênero: Drama<br> Distribuidor: Fox<br>