Pedra Letícia é o improvável nome de uma banda goiana de rock que surgiu em 2005 e bem rapidamente se transformou em um viral da internet. A fórmula não poderia ser mais simples: letras engraçadas, que exploram, sobretudo, relacionamentos amorosos e a própria origem da banda – que tinha tudo para ser caipira, mas é “rock ‘n’ roll” – formam o núcleo da temática explorada nas músicas. Este disco, Eu Sou Pedreiro, traz a repetição dos elementos que garantiram o sucesso do primeiro trabalho, Pedra Letícia (2008), agora com uma produção muito melhor e com o benefício da experiência que a banda acumulou nos palcos nesta curta, porém bem sucedida carreira.
Mudando o tom da resenha, não dá para falar desse disco com tanta seriedade assim. É um trabalho muito divertido. As bobeiras do primeiro disco estão todas lá. O diferencial, agora, é que a qualidade musical melhorou muito. A brincadeira ficou séria, mais profissional e feita com mais cuidado. É a mesma esculhambação de sempre, mas com uma embalagem muito mais vistosa.
O disco abre com a sugestiva O Amor Não Escolhe Profissão, que vai bem na linha das historinhas que a banda costuma contar em algumas canções antigas. Na sequência, a romântica Eu Sou Pedreiro, um hino em homenagem às cantadas de mau gosto (quem nunca?). O disco segue nessa toada, com muito humor e musicalmente muito interessante e diversificado. Pessoalmente, adorei a faixa Libertas Quae Sera Tamem, um hino de libertação masculina dos grilhões femininos.
Algumas faixas são meio “bola fora”. Broxantes mesmo. Talvez porque o humor não esteja tão evidente como nas demais ou talvez porque existam outras músicas tão boas que essas “mais ou menos” acabam perdidas no disco. É o caso da fraca Ela Traiu o Rock and Roll, que tem um instrumental poderosíssimo (o melhor do disco, em minha opinião), mas não tem uma letra tão legal. Ou Mas I Love You, escolhida para fechar o disco, que ficou um pouco perdida e nem tem a cara da banda. Na verdade, o problema é que as músicas mais legais seguem uma linha mais cafajeste, que é muito interessante. Quando o tom do humor muda, perde um pouco da graça, mas nada que comprometa a qualidade do trabalho, de um modo geral.
O Pedra Letícia é uma banda muito legal, mas muito legal mesmo. Se você, delfonauta, ainda não conhece e é apreciador de música bem feita, com humor bem sacado, que quase nunca precisa apelar para a escatologia para ser engraçado, esta é a sua banda. Venha aprender as melhores cantadas de pedreiro com Fabiano Cambota e cia. e prepare-se para ter à sua inteira disposição dezenas de mulheres ansiosas para serem misturadas com comida para o seu prazer e deleite.
Sabe o que é mais legal? A banda disponibilizou gratuitamente no seu site oficial o álbum anterior, e também um DVD gravado ao vivo, em Curitiba. Além disso, dá para comprar o CD novo por um preço justo, sem precisar recorrer à Argentina para ouvi-lo.