Eis aqui mais um daqueles pequenos dramas com estilão indie que até são bons, mas não fazem exatamente minha cabeça. Contudo, se essa é sua praia, há boas chances de você gostar muito mais do que eu deste Pássaro Branco na Nevasca, o qual, apesar do nome lembrar bastante, não se trata de uma produção japonesa.
Shailene Woodley é uma adolescente que tem de aturar a mãe (Eva Green) completamente infeliz com o casamento e, por conta disso, dada a altas doses de instabilidade emocional. Até que um dia a progenitora some e todo mundo apenas presume que ela finalmente teve a gota d’água e se mandou, abandonando marido e filha.
Daí o longa é basicamente a garota tentando entender o que aconteceu e buscando em suas lembranças as peças do quebra-cabeças para entender as motivações de sua mãe e compreender tal atitude drástica. Enquanto isso, ela também vai levando sua vida, tentando superar o abandono materno.
É uma produção pequena, centrada no bom conjunto de atores, e no roteiro que, se não é exatamente algo lá muito original, ao menos conta a história de forma honesta e direta. A ambientação na virada dos anos 1980 para os 90 acrescenta um charme visual, principalmente nos figurinos e na decoração do quarto da protagonista.
Isso sem contar a ótima trilha sonora, só com bandas dos anos 80, tipo The Cure, Echo & The Bunnymen e Jesus & Mary Chain, dentre outras. A seleção de músicas que tocam no filme é realmente caprichada e, para ser sincero, me chamou muito mais a atenção do que o longa em si.
A película é ok, e se equilibra entre um filme nada e o bacaninha. Graças às canções, ambientação e até sua curta duração, que não estende uma história sem tantos elementos além da conta, acabou pendendo mais para a segunda opção e recebendo três Alfredos.
Geralmente esse é o tipo de filme que eu não recomendo no cinema e dessa vez não é diferente. Mas se estiver passando na TV a cabo, desde que você goste do tipo de história tratado nele e, sobretudo das músicas e bandas que formam sua trilha sonora, vale se programar para uma assistida.