Esta é nossa lista de melhores games de 2023. Este foi um dos piores anos da história para quem cria jogos. Tivemos a compra da Activision pela Microsoft saindo, a Embracer demitindo geral e muitas outras histórias de criadores perdendo seus empregos. Porém, foi um dos melhores anos para os jogadores.

Tivemos uma enorme quantidade de jogos muito bacanas, como Baldur’s Gate 3Marvel’s Spider-Man 2Alan Wake 2. Nenhum desses está na lista abaixo. Isso porque boa parte dos games que me empolgaram em 2023 são aqueles cuja existência nem sabia no início do ano.

Claro, além das cinco posições cobiçadas, temos as sempre divertidas decepção e pior do ano. Então sem mais delongas, me acompanhe em minha singela e pessoal listinha do que de melhor e pior foi lançado nos games em 2023!

OS MELHORES GAMES DE 2023

Como sempre, a lista é minha e é pessoal, baseada nas minhas experiências e no que eu joguei. Isso significa que ela é totalmente objetiva e imparcial, como absolutamente tudo que publicamos no DELFOS. A lista abaixo não reflete necessariamente os jogos com as maiores notas em nossas análises, mas os que mais marcaram meu ano, para o bem ou para o mal, e se mantiveram vivos na minha memória.

Mas como sempre, vamos começar nossa lista dos melhores games de 2023 com um jogo que tinha tudo para ser legal. E daí deu ruim. Vale lembrar que você pode clicar no nome dos jogos para ler a nossa análise ou cobertura relacionada (quando disponível).

D&D – Decepção Delfiana: SONIC SUPERSTARS (Switch, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Windows)

Análise Sonic Superstars: o melhor jogo de 2023, o pior jogo de 2023

Sonic Superstars foi uma decepção que doeu direto no meu âmago. Isso porque não é um jogo que eu esperava ser bom e que foi ruim. Neste caso, eu esperava que fosse bom, e começou muito bem. Mas quanto mais eu avançava, pior ele ficava. Depois de muitas horas travado no último chefe, acabei desistindo com raiva e nunca mais rodei o jogo.

É a primeira vez desde sei lá quando que eu começo um jogo do Sonic e não vou até o final. Não, eu não joguei todos os Sonics que existem, mas dentre os que joguei terminei todos. Todos, menos Sonic Superstars, o que provavelmente o coloca na posição de pior jogo do ouriço já lançado. É uma pena mesmo, porque ele faz muitas coisas muito bem, e tinha um enorme potencial.

Menção Horrorosa – o pior do ano: FLASHBACK 2 (PS5, Xbox Series, Windows)

Flashback 2 simplesmente não funciona

Este foi um caso parecido com Sonic Superstars. É um jogo pelo qual tinha grandes esperanças, mas que acabou sendo uma enorme decepção. Porém, ao contrário de Sonic SuperstarsFlashback 2 já mostrou ser uma porcaria nos primeiros minutos. Sim, ele poderia ser bom. Certamente tem ingredientes bacanas, que poderiam vingar em uma boa continuação.

Porém, o jogo simplesmente não funciona. Flashback 2 só não teve sua venda impedida, como aconteceu com Cyberpunk 2077, porque ele não é tão famoso. Eu certamente não consigo imaginar que Cyberpunk 2077, no lançamento, estivesse numa condição pior do que Flashback 2Flashback 2 simplesmente não funciona. Já joguei betas mais polidos do que esta versão final.

E assim, chegamos ao momento tão esperado. Rufem os tambores!

DELFOS AWARDS: OS MELHORES GAMES DE 2023

Chegou a hora. Bora escolher o que de mais bacana saiu em 2023!

5 – BOTI BYTELAND OVERCLOCKED (Windows)

Análise Boti Byteland Overclocked: delicioso clone de Astro’s Playroom

Uma das coisas mais legais de cobrir jogos é poder conhecer coisas bacanas antes mesmo do lançamento. Porém, tem um problema: às vezes o acesso é tão antecipado que o jogo ainda não está terminado. Boti Byteland Overclocked foi uma das grandes delícias de 2023 para mim. Um plataforma 3D bonito, gostoso de controlar e com personagens carismáticos. Ele provavelmente estaria mais alto nesta lista se estivesse terminado quando o joguei.

Alguns problemas, como conquistas que não funcionavam, não eram tão importantes. Mas eu literalmente fiquei com medo de não conseguir jogar até o final, pois mais de uma vez ele quebrou nas minhas mãos. Pelo que olhei depois do lançamento, ele parece ter alcançado sua “forma final” e agora é uma compra segura. Espero que um dia saia para consoles, pois adoraria jogar novamente em uma condição menos early access. Afinal, criativamente o jogo era muito digno da alcunha delicinha.

4 – HI-FI RUSH (Xbox Series, Windows)

Análise Hi-Fi Rush: delícia de jogo!

E já que falamos em delicinha, ô, mas que delícia este lançamento surpresa da Bethesda e da Tango Gameworks, hein? Um hack and slash com visual impressionante, música bacana e ótima história. Hi-Fi Rush é tudo que eu queria de um jogo de ação em 2023. É incrível que o melhor first party de Xbox em 2023 tenha sido um lançamento surpresa, e não o tão esperado Starfield. Mas este é o mundo em que vivemos.

3 – SUPER MARIO WONDER (Switch)

Análise Super Mario Bros Wonder: maravilha maravilinda!

Durante algum tempo, eu pensei que Super Mario Wonder dividiria a posição entre os melhores do ano com Sonic Superstars. Afinal, são dois mascotes da minha infância, que ganharam dois jogos old-school saindo quase ao mesmo tempo. Infelizmente, Sonic Superstars foi uma enorme decepção. Mas Super Mario Wonder é, veja só, uma delicinha.

Provavelmente o melhor jogo de plataforma de 2023, o que não é muita novidade quando falamos da Nintendo. Mas Super Mario Wonder realmente parece uma continuação de Super Mario World, com muito mais novidades e características interessantes do que a (também boa) série New Super Mario Bros.. Aliás, não sei se você já reparou que o tema desta lista de 2023 são jogos delicinha. E por falar nisso…

2 – TREPANG2 (Windows, Xbox Series, PS5, Luna)

Análise Trepang2: FPS sensacional!

Agora chegamos nas delicinhas violentas. Em especial, em 2023 tivemos dois excelentes e diferentes FPS, que dão interpretações únicas e extremamente divertidas para sua violência extrema. O primeiro deles nesta lista é Trepang2, um jogo de tiro mais moderno, mas extremamente gostoso de jogar e de explorar. Eu joguei Trepang2 no Windows, e depois quando saiu para consoles, fiz questão de jogar de novo.

Se você sente falta de jogos de tiro focados na ação como eram na geração do PS3, sem enrolações como crafting e mundo aberto, Trepang2 vai descer bem liso. Mas se você curte um estilo ainda mais antigo de tirinho…

1 – TURBO OVERKILL (Windows)

Análise Turbo Overkill: a diversão extrema da retroviolência

Aqui está o melhor jogo de 2023 para mim. Não é segredo para quem acompanha o DELFOS que eu ando curtindo muito boomer shootersTurbo Overkill traz a jogabilidade e a estética antigas para a qualidade de vida e o level design de 2023. É um jogo engraçado, divertido, crocante e cheio de adrenalina.

O chato é que até o momento está disponível apenas para Windows, mas tem previsão de lançamento para consoles em algum momento no futuro. Se você só joga em consoles, sugiro manter este nome no radar, especialmente se você busca por uma interpretação moderna para os boomer shooters de outrora. Poucos conseguem modernizar um gênero antigo com o mesmo grau de sucesso de Turbo Overkill.

E esta foi a minha lista de melhores games de 2023.

Todos os últimos anos eu começo com expectativas para jogos de alto orçamento. E todo fim de ano, minha lista é composta quase exclusivamente por jogos que eu não conhecia em janeiro. O que virá em 2024? Será que teremos muita coisa boa? Particularmente, torço para que 2024 veja muitos excelentes lançamentos de vários tamanhos diferentes, mas também que a indústria dos games se torne menos predatória, tanto para com seus clientes como para seus funcionários. Se você quiser ver meus escolhidos em outras categorias, como gráficos ou trilha sonora, leia a lista de melhores do Vida de Gamer, da qual participei como convidado.

Mais importante do que qualquer coisa que está neste texto: qual é sua lista de melhores games de 2023? E por quê? Conta tudo pra mim nos comentários.