O Que Fazemos nas Sombras

0

Ah, os vampiros. Eles já foram retratados no cinema de tudo quanto é jeito e formato. Do romântico Drácula de Bram Stoker aos reluzentes sugadores de sangue de Crepúsculo, já protagonizaram longas de terror, suspense, ação e romances adolescentes.

O Que Fazemos nas Sombras, filme lançado oficialmente ontem pela Mares Filmes no sistema de video on demand e também em DVD, prefere seguir pelo viés da comédia, tirando sarro das convenções e clichês que circundam os vampiros. Através da estética de falso documentário, ele narra a vida de um trio de criaturas da noite, Vladislav, Viago e Deacon, que dividem uma casa na Nova Zelândia dos dias atuais.

E a coisa rende mesmo uma boa comédia. O falso documentário vai acompanhando o trio de protagonistas, mostrando a diferente personalidade de cada um, condizente com a época em que ele era vivo e foi transformado, tirando sarro de várias possíveis interpretações para os sugadores de sangue, o que gera excelentes situações, graças também às boas atuações do trio de atores principais.

A mundana vida doméstica, a imortalidade e os longos anos vividos, a rivalidade acirrada (ao melhor estilo 5a série) com os lobisomens, a quase inexistente vida noturna da cidade onde residem (o que complica muito as coisas para as criaturas notívagas), tudo é tratado e esculachado com um excelente senso de humor.

Ao mesmo tempo, trata tudo com muito carinho e ele é cheio de referências e homenagens ao subgênero vampiresco. A maioria das piadas é muito engraçada (embora algumas não funcionem) e chega a ser uma pena que o filme seja tão curto, pois certamente dava para explorar mais situações envolvendo os roommates.

Eu me diverti bastante, principalmente pela estética de falso documentário, que é algo que particularmente me agrada bastante, e caiu muito bem para a proposta do longa. E também porque ele não se furta a fazer algumas piadas mais pesadas, tipo o fato de que sugar sangue é uma atividade que sempre faz muita sujeira.

Contudo, eu fiquei, durante toda sua duração, com a sensação de que, embora fosse muito bom, ele ainda poderia ter rendido mais. Algumas gagues poderiam ter sido melhor trabalhadas. Claro, é apenas uma impressão muito pessoal e provavelmente muitos irão discordar de mim nesse aspecto.

Seja como for, o fato é que O Que Fazemos nas Sombras é uma comédia deveras divertida que tira sarro dos vampiros como poucos. Seja você fã dessas criaturas ou apenas de uma boa comédia em geral, eis aqui algo mais que recomendado para dar umas boas risadas no fim de semana.

CURIOSIDADE:

– O codiretor, corroteirista e ator Taika Waititi (ele faz o Viago no longa) interpretou Tom Kalmaku, o amigo do Hal Jordan, no fraco filme do Lanterna Verde.

– O delfonauta mais bem informado já sabe que o mesmo Taika Waititi será o diretor do vindouro Thor: Ragnarok, o terceiro filme do deus do trovão. Baseado no que ele fez aqui, será que teremos o Thor mais fanfarrão de todos os tempos?

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorÁguas Rasas
Próximo artigoLolo: O Filho da Minha Namorada
Carlos Cyrino
Formado em cinema (FAAP) e jornalismo (PUC-SP), também é escritor com um romance publicado (Espaços Desabitados, 2010) e muitos outros na gaveta esperando pela luz do dia. Além disso, trabalha com audiovisual. Adora filmes, HQs, livros e rock da vertente mais alternativa. Fez parte do DELFOS de 2005 a 2019.
o-que-fazemos-nas-sombrasPaís: Nova Zelândia/EUA<br> Ano: 2014<br> Gênero: Comédia<br> Duração: 86 minutos<br> Roteiro: Taika Waititi e Jemaine Clement<br> Elenco: Taika Waititi, Jemaine Clement e Cori Gonzalez-Macuer.<br> Diretor: Taika Waititi e Jemaine Clement<br> Distribuidor: Mares Filmes<br>