O Golpista do Ano

0

Esse é um filme que eu estava curioso para conferir, única e exclusivamente por causa do seu título original (só conheci o nome nacional quando chegou o convite para a cabine). Admito que nada sabia dele, mas o título me fazia pensar que tratar-se-ia de um sujeito que realmente gosta de fumar e ia lutar por esse direito, ou algo do tipo. No mínimo esperava algo do nível de Obrigado Por Fumar. Dessa forma, você pode imaginar minha decepção ao constatar que o Philip Morris do filme não é a marca de cigarros, mas o personagem do Ewan McGregor. Senti-me enganado, sério mesmo. =P

Mas se não tem nada a ver com cigarros, do que a obra realmente trata? Bom, Jim Carrey é um golpista gay que eventualmente é preso. Na prisão, ele conhece o Evandro Gregório Filho e eles se apaixonam. Mas será que ele vai conseguir parar de dar golpes para curtir o sonho americano ao lado do seu loirinho de olhos azuis?

A primeira coisa que me chamou a atenção aqui foi a atuação do McGregor. Depois de vê-lo em um monte de papéis, sempre agindo exatamente da mesma forma que o Obi-Wan Kenobi, finalmente o sujeito se arriscou a mudar de personalidade. Mas quem diria que ele faria logo um gay extremamente afeminado? E pior é que ele convence no papel.

Infelizmente, o que não convence é a história. Ela em si já não é muito interessante, mas o roteiro também não ajuda e é repleto de furos. Fala sério, aquele último golpe não faz sentido nem mesmo com a narração do Jim Carrey explicando! Se pelo menos as piadas fossem realmente boas, isso não faria diferença, mas a mesma palavra pode definir tanto o humor quanto o roteiro, e essa palavra é: mé.

Dessa forma, a única coisa que realmente dá para destacar como positivo é que, embora conte a história de um casal gay, a sexualidade dos dois não é o foco e não é um longa panfletário. É apenas mais uma característica dos personagens. Infelizmente, isso é muito pouco para carregar um filme nas costas.

Talvez fosse melhor se eles tivessem seguido com a ideia original, mostrando um caso de amor de um sujeito com seu maço de cigarros. Ei, se japoneses namoram e casam com almofadas, nada mais natural que um estadunidense namorar um maço de cigarros, não acha?

Curiosidade:

– Brasileiro é um bicho engraçado. O Rodrigo Santoro só aparece aqui em duas pequenas cenas, e mesmo assim colocam o sujeito no pôster, com nome e tudo. Isso não deve acontecer em nenhum outro país.

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorConfira arte conceitual do uniforme do Thor nos cinemas
Próximo artigoDC Universe Online (enfim) ganha data de lançamento
Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. É o autor dos livros infantis "Pimpa e o Homem do Sono" e "O Shorts Que Queria Ser Chapéu", ambos disponíveis nas livrarias. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
o-golpista-do-anoPaís: EUA/França<br> Ano: 2009<br> Gênero: Comédia<br> Duração: 102 minutos<br> Elenco: Jim Carrey, Ewan McGregor, Leslie Mann e Rodrigo Santoro.<br> Diretor: Glenn Ficarra e John Requa<br> Distribuidor: Imagem<br>