Os membros remanescentes do Stratovarius, Timo Kotipelto, Jens Johansson e Jörg Michael dispararam ontem um press-release dizendo que, já que Timo Tolkki deu sua benção, vão continuar usando o nome. O release diz que o próximo disco sairá em 2009 e vai ser tão positivo e poderoso que vai morar para sempre no coração dos fãs. Não é fofo? =)
Eles já têm inclusive duas datas marcadas para shows na Europa em 2009 e pretendem tocar em vários festivais no ano que vem. Em seguida, farão uma extensa turnê mundial. Confira abaixo um vídeo com cenas da composição e gravação do disco.
Logo em seguida, Timo Tolkki, o outrora dono da banda se manifestou. Ele disse que nunca deu a benção para seus ex-colegas. O que ele deu foi os direitos, pois não queria ter mais nada a ver com os caboclos. Mesmo dando os direitos, ele diz que desde a época disse que achava que continuar com o nome era errado para com os fãs e com ele. Inclusive, acrescenta que não continuaria a banda sem os três patetas. Ele termina seu texto dizendo que o uso do nome é apenas financeiro, pois eles sabiam como seria difícil recomeçar com outro nome.
Ah, sim, ele também acrescenta que a banda acabou quando do golpe publicitário de 2004, sobre o qual não podia falar nada até ter dado esta entrevista. Para quem não se lembra, foi nessa época que Tolkki começou a se banhar em sangue, ver duendes e se submeter a golden showers dos seus companheiros. E, realmente, aquela foi uma época triste e repleta de vergonha terceirizada, pois a banda virou uma palhaçada e a grande piada do Metal. Eu mesmo nunca mais vi os caras da mesma forma e praticamente parei de ouvi-los depois de tanta babaquice.
Mas a coisa mais bizarra dessa história toda é: como diabos Tolkki pode ter aberto mão dos direitos de quatro álbuns nos quais apenas ele tocou? Tirando o Kotipelto, que entrou no Fourth Dimension, os outros dois só foram dar as caras no Episode! O.o