Nas Montanhas da Loucura: Del Toro fala sobre o cancelamento

0

Recentemente eu te contei que a adaptação do clássico Lovecraftiano Nas Montanhas da Loucura estava prestes a ser cancelado, lembra?

Pois bem, embora um pronunciamento oficial não tenha sido feito pela Universal, o tremendão Guillermo del Toro já dá o projeto como cancelado, e pulou do barco para se dedicar a outros projetos.

Ontem, o diretor deu uma entrevista ao Deadline explicando os motivos da treta toda. Confira abaixo os melhores momentos, em uma entrevista fictícia by DELFOS.

Pô, Del Toro, muitos delfonautas são fãs da obra de H. P. Lovecraft e do seu trabalho. Porque diabos esse filme não vai mais sair? É realmente por conta da censura, ou rolou alguma parada mais tensa nos bastidores?

Isso [a classificação etária] foi motivo de muitas conversas ao longo dos meses, até dezembro do ano passado. A resposta definitiva saiu em dezembro, em uma grande reunião. Eu acho que o R [a censura R indica que o filme só poderia ser visto por menores de 17 anos se eles estivessem acompanhados por responsáveis] tem que ser ostentado como um selo de mérito. Não é um filme nojento, violento e cheio de palavrões, mas é um filme realmente intenso. Era uma questão de fazer desse jeito ou não fazer de jeito nenhum“.

Saquei. R é de fato uma letra gloriosa. Mas então quer dizer que não foi necessariamente uma questão de grana?

Nós chegamos ao valor que eles [os engravatados da Universal] estipularam, não é um número que eu inventei. Isso foi definido depois de meses e meses de storyboarding, negociações com equipes de efeitos visuais, sempre visando reduzir o custo total. Uma semana antes da decisão [de cancelar a produção] eu estava procurando locações na fronteira entre o Canadá e o Alasca. Faltava uma semana para abrirmos um escritório em Toronto. Tínhamos equipe, e tudo o mais… Sinceramente, fiquei tão surpreso [com a decisão do estúdio] quanto todo mundo.”

Então quer dizer que Nas Montanhas da Loucura definitivamente está suspenso. Não há nenhuma chancezinha de mudar uma coisinha aqui ou ali para reverter essa situação?

Já me ofereceram fazer esse filme quatro ou cinco vezes, em estúdios diferentes, e eu sempre achei que não era a versão ideal do filme. Com 20 ou 30 milhões de dólares a menos, com censura 13 anos, realmente não dá pra fazer“.

Era isso que eu queria ouvir, meu camarada! Essa pergunta foi um teste, para saber se você estava apenas de frescura ou é um cara firme em suas convicções! E você passou nesse teste. Meus parabéns! Voltando ao assunto, ouvi dizer que seu próximo filme será um tal Pacific Rim. Qual é a desse projeto?

Eu só posso dizer que estou muito feliz por poder desenvolver este filme abaixo ‘do radar’ da mídia durante tanto tempo. O escopo e a criatividade da premissa me atraem demais. Não posso contar mais por enquanto. Ainda não está na hora. As informações virão a público em breve“.

Bom, essa definitivamente é uma resposta cheia de frescura. Mas tudo bem, já que você não quer dar o furo para o DELFOS com alguma revelação mais interessante, vamos aguardar. Só mais uma dúvida: como ficou a sua relação com a Universal após o cancelamento de Nas Montanhas da Loucura? Afinal, foram eles que bancaram os dois Hellboy e tudo o mais.

Temos vários projetos ativos em que sou produtor, e vou levar até o fim o tempo de contrato que ainda tenho com a Universal. Estou desapontado e de coração partido, mas é uma decisão de negócios“.

Coração partido, é? Sei… enfim, muito obrigado pela entrevista, Del Toro. Sugiro que você procure uma benzedeira com urgência, pois este não é o primeiro projeto pintudo no qual você estava envolvido que passa por algum tipo de zica, não é? O Hobbit que o diga… No mais, pare de enrolação e comece a trabalhar em Hellboy III de uma vez.

Por enquanto, Nas Montanhas da Loucura está em stand by. Já Pacific Rim, o novo e misterioso projeto apocalíptico de del Toro, deve começar a ser filmado no segundo semestre, com censura 13 anos e previsão de estreia somente para 2013.