A história de Marvel’s Spider-Man 2 é um dos grandes trunfos do jogo. Jornalistas especializados vêm dizendo que é a melhor história já contada com o Homem-Aranha. Mas para onde a Insomniac vai a partir daí? Bom, o jogo tem uma grande quantidade de sementinhas que podem – ou não – ser desenvolvidas no futuro. Aqui vou listar todas elas. Então cabe o aviso: spoilers abundam. Vou falar das cenas de créditos e do final das muitas historinhas paralelas do jogo. Vai abundar comigo? Então borância!
O ÓBVIO MARVEL’S SPIDER-MAN 3: CENAS DOS CRÉDITOS
Depois da batalha final contra Venom, o simbionte aparentemente é vencido, mas Harry entra em coma. Norman imediatamente coloca a culpa nos Homens-Aranha. Ao invés de explicar o que aconteceu, Peter fica abobalhado e simplesmente fala “desculpa”.
Norman pede, via telefone, para alguém preparar o G-Serum. G? Tipo de Green Goblin? Pois é, isso pelo menos é o que a Insomniac quer que você pense. Se o soro será implantado no Harry ou no próprio Norman, não sabemos. Mas é fato que Norman nutre agora um desejo de vingança contra os Aranhas.
Daí Norman vai visitar Otto Octavius, o Doutor Octopus, na cadeia. Ele questiona se o doutor sabe a identidade dos amigões da vizinhança. Otto desconversa. Norman pergunta o que ele está escrevendo. Otto, então, olha para a câmera e diz “o capítulo final”. Oooh, que meda.
UMA NOVA ARANHA: CENA PÓS-CRÉDITOS
Depois dos créditos, Miles recebe sua nova namorada Hailey em casa. Rio, sua mãe, também quer apresentá-lo a seu namorado. E veja só, o cara trouxe sua filha, Cindy. Admito que esta cena eu não entendi imediatamente, mas se este foi seu caso, nada tema, pois pesquisei e tenho a resposta.
Cindy é Cindy Moon, alter-ego da heroína Silk. Aparentemente, ela foi picada pela mesma aranha que mordeu Peter, o que acho curioso, já que a personagem só apareceu pela primeira vez em 2014. Será que ela vai ser uma terceira personagem jogável? Será que vai ganhar um spin-off tipo o do Miles Morales? Tantas perguntas, e só o tempo vai respondê-las.
SIDEQUESTS: O CAMALEÃO
Uma das atividades paralelas envolve procurar por alvos de Kraven, que parecem ser pessoas normais. A trama engrossa quando você percebe que algumas já estão mortas. Pois encontre todas e você recebe um endereço. Vá até lá e descubrirá gravações direcionadas a Kraven, feitas pelo seu irmão. E seu irmão é o Camaleão.
Esta é uma sementinha que pode ou não ser desenvolvida. Talvez seja só uma referência aos gibis. Talvez não. Será que o Camaleão sustenta um jogo nas costas? Eu diria que não, mas também diria isso do Senhor Negativo antes do primeiro jogo.
SIDEQUESTS: CARNIFICINA
Uma sequência de sidemissions que você vai querer fazer é chamada The Flame. São missões que te colocam trabalhando ao lado de Wraith, a policial Yuri Watanabe do jogo anterior. Ela está caçando um culto, liderado por um sujeito muito malvado chamado apenas de “A Chama”.
Esta sequência termina com “A Chama” pegando um pedaço do simbionte e fugindo. Depois disso, Yuri liga para o aranhudo dizendo que ia verificar algumas identidades que ele usou anteriormente. Ela cita um monte de nomes, e um se destaca: Cletus Cassidy, o Carnificina. Especula-se por aí que está a caminho um spin-off estrelado pelo Venom, e que o Carnificina será o vilão deste capítulo. O tempo dirá, e talvez seja Tempo de Carnificina, mas considerando que você joga com o Venom em uma única missão, e ele tem todo um arsenal de combate único, parece que boa parte do gameplay para um jogo próprio já foi pensado e construído.
SIDEQUESTS: ATRAVÉS DO ARANHAVERSO
Uma das atividades mais chatinhas envolve pegar aranha-bots. Pegue todos e você recebe um endereço. Vá até lá e um portal se abrirá, e o herói terá um diálogo com Delilah, personagem do filme Através do Aranhaverso.
Ela pega todos os robozinhos e diz para você dar uma de João sem braço se o Miguel vier procurar por eles. Quem é Miguel? Miguel O’Hara, o Homem-Aranha 2099. Acredito que isso não é uma construção para um futuro jogo, mas um anúncio de sinergia com o filme em questão, que ainda ganhará mais uma continuação.
O Homem-Aranha do jogo, com a aranha branca no peito, aparece no desenho em questão, e esta pequena referência é apenas uma forma de combinar ainda mais dois produtos do Homem-Aranha em um aranhaverso.
QUEM NÃO VOLTA? VILÕES QUE MORRERAM EM SPIDER-MAN 2 E VOCÊ NEM PERCEBEU
Kraven vai a Nova Iorque para caçar vilões superpoderosos. O jogo mostra em uma cutscene animada ele lutando contra, e matando, o Escorpião. Porém, em uma referência do tipo “piscou, perdeu”, é revelado que Kraven também matou três vilões famosos do aracnídeo.
Na missão em que Miles escapa da prisão de Kraven, e dá uma olhada nas outras celas, é possível perceber que algumas delas pertenciam a personagens conhecidos, e que estes personagens perderam do Kraven. São eles: Shocker, Abutre e Electro.
Como nenhuma dessas mortes foi mostrada em câmera, pode sim ser que estes personagens voltem no futuro. Mas sinceramente, todos eles já apareceram antes, e a Insomniac parece estar caminhando rumo a uma visão para a sua própria história do aracnídeo. Não acho que eles colocariam estas sementes apenas como uma pegadinha do Mallandro.
TEM MAIS REFERÊNCIAS EM MARVEL’S SPIDER-MAN 2 QUE EU PERDI? CONTA NOS COMENTÁRIOS!
Estas são todas as referências que eu lembro de ter visto enquanto platinava Marvel’s Spider-Man 2, mas é claro que posso ter esquecido de alguma, ou não percebido outra. A ideia é que este texto fique completo, então se percebeu algo faltando, me conte via comentários que eu coloco na matéria com um agradecimento especial a você, meu amigo, meu camarada, meu amigão da vizinhança.