Há cerca de uma semana, uma notícia constrangedora tomou conta das páginas de música pesada: a última e conturbada apresentação do Iron Maiden no Ozzfest.
A banda, uma das atrações principais do evento ao lado do Black Sabbath, apresentou um setlist especial apenas com material clássico dos 4 primeiros álbuns de estúdio (na turnê de divulgação do DVD The Early Years). Os shows seriam inesquecíveis, se não fossem diversos problemas de som em quase todas as datas (o Ozzfest percorre todo os EUA), fato que enfureceu o vocalista esquentadinho, Bruce Dickinson.
Bruce deu algumas declarações reclamando e ainda alfinetou quem participava de reality shows (uma clara crítica ao The Osbournes, da MTV). As reclamações cutucaram a ferida da “dona” da família, organizadora do Ozzfest e esposa de Ozzy Osbourne, Sharon, que resolveu dar o troco em cima do palco no último show em Devore, na Califórnia.
Primeiro, a esposa de Ozzy interrompeu a introdução Ides of March do show do Iron Maiden com uma voz nos PAs gritando “Ozzy” incessantemente. Depois, já durante a apresentação, na execução do clássico The Trooper, quando Bruce empunha a bandeira da Inglaterra (coisa que ele faz desde 1984, afinal, a música fala de uma guerra entre a Inglaterra e a Rússia), o mesmo cara que gritou o nome de Ozzy, entrou no palco com a bandeira dos EUA e tentou atrapalhar o vocalista da donzela.
Apesar das provocações, o Iron Maiden adotou uma postura profissional e tentou seguir com o show, mas o sistema de som “falhou” por 5 vezes seguidas. Para piorar, um grupo de pessoas das primeiras fileiras passou a atirar ovos e outros objetos na banda. Segundo as fontes presentes no evento, uma dessas pessoas seria nada menos que Kelly Osbourne, a filha de Ozzy e Sharon. A testemunha também contou que foi Sharon quem providenciou os ovos e objetos atirados ao palco.
A donzela terminou o show e grande parte dos presentes, fulos da vida com toda a palhaçada, foram embora antes da apresentação do Black Sabbath. Esses fãs ainda perderam a Senhora Osbourne subindo ao palco e chamando Bruce de babaca sob uma sonora vaia (dirigida a ela e não ao vocalista do Iron).
Logo após o incidente, Sharon divulgou uma carta aberta onde acusa Bruce Dickinson de desrespeito com o público norte-americano (pela bandeira inglesa na The Trooper) e com seu maridão, Ozzy. No mesmo comunicado, a dona do Ozzfest ainda aproveita para rebater uma nota divulgada à imprensa pelo lendário empresário do Iron Maiden, Rod Smallwood, onde contesta as informações apresentadas e ainda justifica a sabotagem do som dos ingleses dizendo que Bruce vinha provocando Ozzy e sua família desde o início da turnê e que nenhuma banda de abertura jamais provocou o headliner e saiu ilesa com isso. Terminou com um “acho que ele (Bruce Dickinson) não percebeu com quem estava lidando. Eu não vou suportar um comportamento como esse de qualquer um.” A empresária ainda assinou a carta como “A verdadeira Dama De Ferro” (em inglês, o termo Iron Maiden significa “Dama de Ferro”).
Independente das declarações polêmicas de Bruce e de seu real descaso com uma banda do porte do Black Sabbath, seja com reality show ou não, é um absurdo que alguém desrespeite uma banda com tanta importância como o Iron Maiden de maneira tão humilhante e infantil, até porque os demais integrantes nada tiveram a ver com a história.
A atitude impensada de meia dúzia de babacas que atiraram os ovos e todo o boicote promovido por Sharon, geraram uma forte reprovação em todo o mundo e os fãs começam a se mobilizar com diversos abaixo assinados e manifestações localizadas. Os brasileiros indignados também podem manifestar o apoio à banda em um ato simbólico que será preparado e acessível a todo o país.
Segundo o idealizador da homenagem, Gabriel M. Silva: “a idéia é simplesmente sair de casa com uma camiseta do Iron Maiden na próxima sexta-feira, dia 2/9. Vamos mobilizar nossos amigos, parentes e conhecidos nos trabalhos, colégios e faculdades. Aos amigos que freqüentam outras páginas e chats, postem esta convocação também.”
As mobilizações pacíficas (ao contrário do que ocorreu no show) ocorrem em todos os fórums da banda aqui do Brasil e já ganhou repercussão internacional com mensagens também na página oficial do Maiden.
Será apenas uma pequena manifestação frente à grandiosidade do ocorrido, mas com certeza mostrará a união dos fãs em prol da banda e dos absurdos ocorridos no festival de Ozzy. Quem sabe da próxima vez eles não se animem em tocar essas turnês especiais apenas para os fãs verdadeiros e realmente interessados, tipo em um ensolarado país mais ao sul?