“Eu sei o que você está pensando”, disse para mim um dos primeiros personagens que encontrei em Far Cry 5 enquanto escalava uma torre de rádio. E continuou: “Não, eu não vou pedir para você ficar escalando torres na região toda”. Na hora eu saquei que era a Ubisoft tirando sarro da sua própria fórmula. Far Cry, Assassin’s Creed… A Ubisoft realmente gosta de mandar os jogadores escalarem coisas. Tanto que, vou dizer, eu não acreditei na palavra do meu novo amigo. Como assim eu não vou ficar escalando torres?
COMEÇA JÁ COMEÇANDO
Eu gosto muito da série Far Cry, mas eu sempre falava nas minhas resenhas como as primeiras horas eram chatas. Afinal, em geral você ficava caçando e pegando plantinhas para tirar limitações de inventário e poder curtir o jogo propriamente dito.
Algumas dessas limitações ainda existem aqui. Você começa o jogo podendo carregar uma arma grande e um revolvinho, e para carregar mais uma ou duas armas grandes, precisa fazer upgrades. Porém, estes upgrades vêm com ações tradicionais do jogo. Assim, nada de ficar pegando plantas, se você quer aumentar seu inventário, o jeito é jogar. E isso é ótimo.
Os upgrades não vêm através de XP, mas de desafios simples, como matar dez inimigos com um lança-chamas ou caçar dois animais. Há dezenas de desafios que podem ser consultados a qualquer momento, mas você vai cumprindo boa parte deles simplesmente jogando, tornando a progressão simples e constante.
Há também áreas de tesouro escondido, que servem como sidequests bem interessantes. As mais simples envolvem entrar em um lugar fechado, mas algumas são verdadeiras missões lineares, com uma historinha própria e tudo. Lembram, em parte, aquelas missões do estuprador em Far Cry 3.
Como prêmio por cumpri-las, você ganha três pontos de upgrade e outros mimos, então fazê-las é realmente unir o útil ao agradável.
UM JOGO MUITO MAIS ORGÂNICO
Jogos de mundo aberto costumam focar em atividades repetitivas. Em Far Cry, por exemplo, você precisava escalar as torres para liberar missões e pontos de interesse no mapa. Agora isso é tudo feito de forma mais natural. Por exemplo, você pode marcar uma área de interesse no seu mapa ao olhar para uma placa, ou conversar com alguém.
A única atividade repetitiva que se manteve aqui é uma que você provavelmente não queria que sumisse mesmo: os acampamentos, que devem ter todos os guardas eliminados, de preferência silenciosamente, para servir como base e fast travel. Mas o fast travel não é limitado aos acampamentos. Praticamente qualquer área com nome que você visite serve como fast travel, então temos aqui um jogo de mundo aberto praticamente livre das pentelhações comuns ao gênero.
A mesma coisa pode ser dita das armas. Se você pegar uma arma ao longo do jogo, poderá equipá-la de graça a qualquer momento em uma das lojas espalhadas pelo mapa. Caso não encontre a arma que deseja, pode comprá-la com dinheiro do jogo ou dinheiro real (sim, há microtransações, mas são bem evitáveis, pois os preços na moeda do jogo não são impeditivos). Uma vez adquirida, poderá usá-la sempre que desejar. O sistema é bem bacana, só seria legal se ele mostrasse de alguma forma quais armas você já possui quando está jogando. Eu me via pegando várias armas só para colocá-las na lojinha, incapaz de saber se aquela escopeta que acabei de pegar era a mesma que peguei horas atrás.
HUMOR
Há bastante humor por aqui, e várias das missões me arrancaram gargalhadas. Uma logo no início envolve um festival de testículos no qual você deve… bem, acho que já dá para imaginar.
Um dos objetivos desse quest envolve incentivar bois e vacas a mandarem ver, e quando a coisa começa a esquentar, toca Sexual Healing.
Não quero dar muitos detalhes neste aspecto para não estragar a graça para quando você jogar, mas basta dizer que Far Cry 5 é definitivamente um jogo de comédia, e seu humor é bem bobo, bem do jeito que eu gosto.
MANTENHA-SE DELFONADO
Eu passei boa parte do final de semana jogando Far Cry 5. Ainda não estou pronto para publicar nossa resenha completa (devo ter jogado cerca de 1/3 da história), mas queria aproveitar o lançamento do jogo hoje para compartilhar algumas das minhas primeiras impressões. Vem mais por aí, então se tiver algo que deseja saber sobre o jogo, não hesite em perguntar.