Outro dia falei sobre o gigantesco e caprichado documentário sobre a franquia A Hora do Pesadelo. Se você assistiu, curtiu, e gostaria de ver um nos mesmos moldes sobre outra cinessérie do terror slasher muito querida, Sexta-Feira 13, tenho boas notícias para lhe dar.
Acontece que o mesmo diretor e a mesma equipe de produção por trás de Never Sleep Again também produziram um filme sobre toda a saga de Sexta-Feira 13. Crystal Lake Memories: The Complete History of Friday the 13th tem o mesmo estilo, andamento e duração gigantesca do doc sobre Freddy Krueger.
Aqui, são inacreditáveis 400 minutos (6h40, sério!) sobre toda a história da franquia que presenteou o mundo com o assassino imortal da máscara de hóquei. E acredite, ele passa voando. Para se ter uma ideia, eu o busquei na Argentina dividido em duas partes e pretendia ver uma por dia no final de semana. Acabei maratonando tudo num dia só.
É o mesmo esquema do anterior, todos os longas ganham um bom tempo de análise, com causos de pré-produção, filmagens e lançamento, com destaque para como foram feitos os efeitos gore das criativas mortes da franquia. Membros de elenco e equipe dão depoimentos e contam suas lembranças das filmagens.
Aqui a coisa se foca mais nas batalhas com a MPAA (Motion Picture Association of America, o órgão regulador das classificações indicativas no cinema estadunidense) que sempre pedia cortes nas partes mais sangrentas para que concedessem uma censura aceitável para o que os produtores pretendiam (o público adolescente).
E também fala bastante do fato de que, diferente de A Hora do Pesadelo, os longas de Sexta-Feira 13 sempre foram malhados pela crítica. Não que os fãs se importassem com isso, comparecendo em massa aos cinemas a cada novo capítulo lançado.
Todos os 12 filmes da série são analisados, incluindo Freddy vs. Jason, fazendo aí uma ponte direta com Never Sleep Again, que também fala do encontro entre os dois monstros sagrados do cinema. Fala também da série de TV, que em comum com os filmes só tinha mesmo o nome. E como este documentário é de 2013, ele inclui o remake de 2009, último filme da saga lançado até o momento, tornando-o uma obra completíssima sobre a singela saga de matança da família Voorhees.
Narrado por Corey Feldman, que interpretou Tommy Jarvis na Parte IV: O Capítulo Final (1984), é um trabalho para fã nenhum da série botar defeito, cheio de excelentes histórias e curiosidades para quem gosta de bastidores do cinema.
Só é uma pena que essa equipe de produção dos dois docs não tenha completado a trilogia fazendo um filme no mesmo esquema sobre a série Halloween. Eu adoraria assistir a uma análise igualmente aprofundada e gigantesca sobre a saga de Michael Myers. Bom, quem sabe um dia… Seja como for, se você curte a franquia Sexta-Feira 13, é uma recomendação imperdível, especialmente para a data de hoje. Corra atrás.