Em 2009, uma saga tomou conta de praticamente todas as revistas do universo DC: Blackest Night“, “A Noite Mais Sombria” por aqui. Com a história chegando ao seu final, muita coisa mudou no universo DC.
Para analisar o resultado do “Blackest Night“, a DC preparou mais uma mega saga para 2010: “Brighest Day“, comandada por Geoff Johns. A saga será apresentada em edições quinzenais ao longo de um ano, e terá efeitos ao longo de diversas outras revistas da editora, especialmente os Titãs, Flash e Liga da Justiça.
Em entrevista ao IGN, Johns falou sobre como “Blackest Night” modificou o status-quo do universo DC, onde vários heróis de pouco destaque ganharam a ribalta ao receber os anéis multicoloridos dos diversos lanternas. “Brighest Night” irá explorar tudo isso e marcará o “renascimento” do universo DC, em palavras do próprio roteirista e de Dan DiDio, editor chefe da DC.
Uma das mudanças, por exemplo, é a volta de Barry Allen como o Flash titular do universo DC. O personagem, que era o herói durante a Era de Prata, morreu durante a Crise Nas Infinitas Terras e ressuscitou na Crise Final.”