Cyber Shadow ganhou bastante atenção quando foi lançado no fim de janeiro por ter o nome da Yacht Club Games. Você sabe, eles são os criadores do tremendão Shovel Knight. Porém, não confunda. A empresa aqui é apenas a editora. Cyber Shadow foi criado pela Mechanical Head Studios.

CYBER SHADOW: NINJA GAIDEN COVER

É fácil te dar uma boa ideia de como é Cyber Shadow. Você já jogou Ninja Gaiden do Nintendinho? Se jogou, é exatamente igual. Este traz a mesma jogabilidade de ação e plataforma extremamente desafiadora, habilidades e poderes semelhantes e muitas outras características conhecidas. As mecânicas dos chefes, por exemplo, são exatamente iguais, assim como as cutscenes seguem a mesma linha. Caramba, olha só essa imagem!

Cyber Shadow, Yacht Club Games, Delfos, Mechanical Head Studios
Esse da esquerda tem literalmente o mesmo design do Ryu Hayabusa.

Cyber Shadow traz também algumas características mais modernas, como os checkpoints em “altares” típicos de um metroidvania. Mas ele não é um metroidvania. As fases são totalmente independentes e lineares. Quando você termina um capítulo, aparece um teleporte que permite jogar de novo as fases anteriores. Fazendo isso, você poderá abrir novas áreas com seus novos poderes e pegar upgrades, mas esse backtracking é opcional.

LEVEL DESIGN

Apesar de o jogo não ser nada criativo em seu visual e mecânicas, ele tem predicados. Tem algumas chiptunes muito boas por aqui, mas especialmente, o level design é bem legal. Apesar de ser linear, e você sempre saber para onde ir, há muitas áreas opcionais escondidas, normalmente abrigando um inimigo poderoso e um upgrade para quem conseguir vencê-lo.

Cyber Shadow, Yacht Club Games, Delfos, Mechanical Head Studios

Talvez a mecânica mais criativa do jogo é que você pode usar seu dinheirinho para turbinar os checkpoints. Há três possibilidades de investimento, embora nem todos os altares permitam as três. Você pode pagar para que ele recupere sua vida, sua magia, ou então para te dar um item poderoso. Esses upgrades são permanentes. Enquanto você estiver repetindo um checkpoint, morrer e reiniciar vai fornecer o que você comprou.

E sabe qual é o problema? Ora, mas veja só! É o quanto você morre, e quão distantes ficam esses checkpoints.

DESAFIO X FRUSTRAÇÃO

Cyber Shadow é um jogo muito difícil, exatamente como o Ninja Gaiden do Nintendinho. E, exatamente como sua inspiração, levar uma pancada faz o personagem dar um pulinho para trás. Isso, você já deve imaginar, gera muitas mortes injustas, em que um tiro no meio do pulo te joga direto em um espinho.

Cyber Shadow, Yacht Club Games, Delfos, Mechanical Head Studios
Esse chefe pode ser legal, mas ele me custou uma hora e desenvolvi PTSD.

A diferença de Ninja Gaiden é o tamanho das fases. Cada capítulo de Cyber Shadow dura cerca de uma hora. Cada fase do Ninja Gaiden durava dois minutos. Assim, lá no Nintendinho você nunca estava muito longe de um checkpoint. Aqui eles ficam bem distantes um do outro, e como as fases são absurdamente difíceis, é comum você chegar relativamente longe e depois não conseguir mais chegar lá em dezenas de tentativas.

Só tem um jeito que um jogo como Cyber Shadow pode ser divertido, em minha opinião. E é exatamente como eu jogo Ninja Gaiden do Nintendinho hoje: usando e abusando de quicksaves, literalmente salvando o jogo depois de cada pulo ou inimigo derrotado. Cyber Shadow, é claro, não permite isso. E o resultado é um jogo frustrante e repetitivo.

QUATRO HORAS DE CYBER SHADOW

Cyber Shadow, Yacht Club Games, Delfos, Mechanical Head Studios

Eu joguei Cyber Shadow por quatro horas. Me diverti muito nos primeiros 30 minutos. Depois disso, cada checkpoint alcançado era um alívio. Depois de 90 minutos, eu estava querendo parar, continuando só por obrigação profissional. No fim, ele me venceu com um desafio que me pareceu absurdamente injusto.

Na fase em questão, você precisa correr, pois uma meleca rosa te persegue. Porém, tem umas paredes no meio do caminho, que soltam vários tiros. A única forma de se aproximar e destruí-la é defendendo os tiros. Para fazer isso, não basta apertar um botão. É necessário tocar e soltar o direcional (não segurar) na direção do tiro. Fazer uma vez já é difícil paca. Fazer isso três ou quatro vezes seguidas, para se aproximar da parede, é quase impossível. Por fim, conseguir essa proeza enquanto a meleca rosa vem na sua direção simplesmente não me parece possível.

Cyber Shadow, Yacht Club Games, Delfos, Mechanical Head Studios
Esse aqui.

Para piorar, o checkpoint em questão tem isso várias vezes. Eu conseguia passar das primeiras paredes na força bruta, deixando ela me acertar enquanto me aproximava. Mas eventualmente eu sempre ficava com pouca vida e a quarta ou quinta parede seguida me matava.

DA EMPOLGAÇÃO À FRUSTRAÇÃO

Quando comecei Cyber Shadow, eu realmente me empolguei. Cheguei a pensar “puxa, que joguinho legal”. Enquanto escrevo isso, estou com um gosto amargo na boca, pensando por que alguém iria querer fazer um jogo como esse.

Cyber Shadow, Yacht Club Games, Delfos, Mechanical Head Studios
Por quê, por Satã, por quê?

Afinal, criar jogos é difícil e demorado. Por que diabos caboclinho vai passar anos fazendo algo de forma que só uma pequeníssima quantidade de jogadores vai ter saco e habilidade para ir até o final? Eu não consigo entender isso. Claramente existe uma moda atualmente de se fazer jogos que ninguém consegue terminar, e um dia vou perguntar para um desenvolvedor qual apelo eles vêm nisso. Mas, ei, se você também vê apelo nisso, num jogo frustrante, repetitivo e interminável, Cyber Shadow taí, disponível para Switch, PS4, PS5, PC e Xbox One. E não deixe de fazer um comentário explicando porque você gosta disso.

Ah, e sim, ele tem uma versão dedicada para PS5. A compra do jogo no Playstation dá acesso às versões de PS4 e PS5. Eu testei as duas e elas me pareceram idênticas. Não dá para alternar entre elas quando desejar, no entanto, pois apesar de a versão de PS4 rodar no PS5, não dá para compartilhar seus saves.