Sabe que eu não sei dizer se as pessoas aqui do Brasil jogam Verdade ou Desafio? Admito que eu nunca joguei, e apenas sei da existência desta brincadeira por causa de suas muitas aparições na cultura pop. Diz aí, você já brincou disso? E o que prefere escolher, Verdade ou Desafio?

Verdade ou Desafio, Delfos

Pois se tem uma coisa que eu aprendi com este filme é nunca jogar isso com desconhecidos. Foi isso que a turminha de amigos que estrela o filme fez, e o jogo acabou ficando real demais. Acontece que depois do jogo, um demônio se apossou da brincadeira e agora eles não podem mais parar.

Verdade ou Desafio, DelfosNa mesma ordem que as perguntas foram feitas na brincadeira original, o cão aparece para cada um deles e faz a pergunta fatídica. Verdade ou Desafio? Eles podem escolher, mas daí têm que dizer a verdade ou cumprir o desafio. E se não o fizerem? Morte, meu amigo.

ADVOGADO DO DIABO

Obviamente, o diabinho conhece as fraquezas dos protagonistas, e sempre faz perguntas ou desafios que sabe que eles vão ter dificuldade em cumprir. Então prepare-se para uma sequência de fatalities que, se não é tão criativa ou elaborada quanto Premonição, deixa bem clara sua influência.

Veja só, a turminha inteira sabe qual vai ser o próximo a jogar, só não sabe quando virá a pergunta/desafio. Assim, eles passam boa parte do filme elaborando planos para proteger a próxima vítima e pensando em formas de quebrar o ciclo.

Verdade ou Desafio, Delfos
Sorrisos de deixar o Coringa orgulhoso.

E sabe de uma coisa? Funciona. É tudo bem bobinho, bem filme de terror teen, mas é também bem divertido. As mortes são legais e vários dos desafios são de dar aflição. É sem dúvida o tipo de filme que eu teria ido ver com uma turma de amigos na minha adolescência, e a gente teria se divertido bastante.

VERDADE OU DESAFIO?

Verdade, tem uma quantidade plural de cenas que arrancam risadas, não por serem intencionalmente engraçadas, mas por quão ridículas são. Por outro lado, para cada uma delas tem um desafio do tipo “quebre a mão da sua amiga”, que acabam dando o aspecto do horror à coisa toda.

Verdade ou Desafio, Delfos

E esta acaba sendo a intenção. Um filme de terror teen é naturalmente mais divertido e mais descompromissado do que um terror real. E Verdade ou Desafio consegue equilibrar bem seus momentos de medo com outros que evitam que ele fique assustador demais.

Não recomendaria exatamente que você fosse assistir no cinema, mas é o tipo de filme que eu gosto bastante de assistir na TV de casa enquanto como uma pizza. Hum… pizza…

REVER GERAL
Nota:
Artigo anteriorTime Carnage é um tiro ao alvo em VR através do tempo
Próximo artigoAnálise: Light Fall é um plataforma 2D mais legal do que parece
Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. É o autor dos livros infantis "Pimpa e o Homem do Sono" e "O Shorts Que Queria Ser Chapéu", ambos disponíveis nas livrarias. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
critica-verdade-ou-desafioTítulo original: Truth or Dare<br> Ano: 2018<br> País: EUA<br> Estreia no Brasil: 3 de maio de 2018<br> Distribuidora: Universal<br> Diretor: Jeff Wadlow<br> Roteiro: Jillian Jacobs, Michael Reisz, Christopher Roach e Jeff Wadlow.<br> Elenco: Lucy Hale, Tyler Posie, Violet Beane e Sophia Ali.<br>