Parece que foi outro dia que escrevi minha crítica para a paródia de terror do bom e velho Ursinho Puff. E foi. Olhei a data de publicação da resenha, e foi em agosto de 2023. Oito meses depois, e cá estamos com nossa crítica Ursinho Pooh Sangue e Mel 2.

AS PARÓDIAS DE TERROR

Sangue e Mel foi o primeiro de uma leva dessas desvirtuações de histórias infantis. Depois já tivemos o terrível Alice no País das Trevas e vem um monte de coisa relacionada ao Mickey Mouse agora que ele também entrou no domínio público. O que era novidade alguns meses atrás já virou rotina, e agora me parece uma sem-vergonhice danada.

Basicamente, os filmes chamam a atenção por usarem personagens conhecidos, e já que têm esta atenção garantida, sequer tentam ser boas produções. É tudo feito rápido e a toque de caixa, como você pode ver com a rapidez que Sangue e Mel 2 está sendo lançado.

CRÍTICA URSINHO POOH SANGUE E MEL 2

Se você é um dos doidos que pretende assistir a isso aqui no cinema, tenho uma boa notícia: ele é superior ao anterior. Isso não significa que seja realmente bom. Porém, tem mais história, mais Christopher Robin, uma história de origem para os bichinhos e muito, muito mais mortes.

Sangue e Mel 2, Ursinho Pooh, Ursinho Puff, Paródias, Delfos

Depois do massacre do filme anterior, muita gente não acredita na história do Christopher Robin. Acham que ele perpetrou os crimes e mentiu sobre os culpados. Isso prejudica a vida e a carreira dele. Porém, os bichinhos – agora monstros – também estão com medo de serem caçados, e resolvem atacar antes. Esta é a desculpa para um monte de mortes criativas e para o ataque que vai levar a cidade toda a acreditar no Christofério Amigo do Batman.

FILME RUIM

Isso não deve ser novidade para ninguém, mas Ursinho Pooh Sangue e Mel 2 não é um bom filme. Sim, eles melhoraram um tantinho a roupa dos monstros, mas ainda parecem pessoas fantasiadas. A coruja, em especial, parece uma fantasia de carnaval metida a macabra. É realmente difícil acreditar que são monstros, e não pessoas com um senso de moda um tanto incomum.

O filme também usa e abusa de truques como cenas escuras, câmeras tremidas e cenas filmadas perto demais. Tudo isso serve para mascarar o fato de que a maquiagem e o figurino não são bons. Assim, a violência é, normalmente, mais sugerida do que mostrada literalmente.

Tem, sim, algumas cenas de violência mais claras e bem filmadas, para onde provavelmente foi grande parte do orçamento de efeitos especiais. E elas até são interessantes, especialmente a parte da balada que rola perto do final. Mas em geral Sangue e Mel 2 é um slasher tendendo ao lado mais fraco do gênero, especialmente porque não parece que ninguém queria investir o dinheiro necessário para fazê-lo direito. E eu não os culpo.

URSINHOS, LEITÕES, TIGRÕES E SANGUE E MEL 2

Sangue e Mel 2, Ursinho Pooh, Ursinho Puff, Paródias, Delfos

Fãs da história original talvez fiquem felizes com a aparição de outros animais da turminha, como o Tigrão. Outros vão fatalmente ficar decepcionados com o Leitão sendo tirado de cena nos primeiros minutos do longa. Acredito que absolutamente ninguém vai se animar com uma cena durante os créditos que grita que haverá continuação e que ela eliminará totalmente o final deste capítulo.

Mas é isso. Ursinho Pooh Sangue e Mel 2 é o típico produto que o capitalismo faz surgir. Ninguém de fato acredita em sua integridade artística, mas é uma forma fácil de ganhar uns trocados usando uma propriedade intelectual que está no domínio público. É praticamente igual a pedir esmola no farol, só um pouco menos honrado.