Já pensou se você fosse sair de casa, mas ao ligar o carro visse uma contagem regressiva que não deveria aparecer? Isso é o que acontece no filme de hoje. Bem-vindo à crítica Armadilha Explosiva.
CRÍTICA ARMADILHA EXPLOSIVA
Armadilha Explosiva é um filme francês de 2021 que chega aos cinemas brasileiros esta semana. Aqui acompanhamos uma moça chamada Sonia (Nora Arnezeder) que fica presa no seu carro com duas crianças. Porém, ela tem um conjunto de habilidades altamente específicas que vão ajudá-la muito.
Em outras palavras, Sonia trabalha desarmando bombas. Então está preparada para lidar com a situação. E tem os contatos para pedir ajuda. Logo, seus colegas de trabalho estão na garagem, tentando livrar a pobre família desse temível predicado em que se encontram.
VELOCIDADE MÍNIMA
Apesar de ser uma temática parecida com Velocidade Máxima, Armadilha Explosiva é um suspense. E um bem tenso. Claro, existem os mistérios tradicionais. Quem colocou a bomba lá? E por quê? Porém, o foco é mesmo no drama da família e no processo de desativar a bomba.
Tem um monte de momentos bem tensos. Obviamente, tem horas em que as decisões dos personagens colocam a bomba perto de explodir. Mas a melhor tensão vem dos relacionamentos em si, como quando Sonia e o namorado precisam escolher uma das crianças para tirar do carro.
WHODUNIT
Na verdade essa parte do drama e tensão da família é infinitamente superior ao mistério e motivação envolvendo o crime em si. Este aspecto é desenvolvido de forma um tanto confusa, o que acaba atrapalhando mais do que acrescentando. Dá para entender, claro, mas diria que é um daqueles casos em que a tensão funcionaria melhor se fosse simplesmente “isso aconteceu, não se sabe o motivo, lide com isso”.
De qualquer forma, Armadilha Explosiva é um longa bem curto, que começa rápido e consegue manter a tensão alta durante toda a projeção. Pode não ser tão bom e desesperador quanto A Hora do Desespero (que, afinal, é mais puxado para o terror mesmo), mas certamente vale ser assistido por aqueles que, como eu, gostam de filmes tensos que acontecem em uma única locação.