Se você cresceu jogando adventures point and click no PC durante os anos 80 e 90, muito provavelmente se deparou com a Sierra On-Line. A empresa foi, provavelmente, a segunda mais popular criadora de adventures depois da saudosa Lucasarts. E se você teve contato com a Sierra, deve se lembrar de sua co-fundadora, a Roberta Williams, responsável direta por grandes nomes do gênero, como King’s Quest e, um dos meus grandes preferidos de todos os tempos, Phantasmagoria. O que isso tem a ver com Colossal Cave?
Nossa amiga Roberta Williams se aposentou do mundo dos games em 1999, mas sua importância para a narrativa eletrônica – e para a minha vida – nunca foi esquecida. Em 2021, no entanto, ela cansou de descansar, e resolveu voltar aos games. Novamente, ao lado do maridão e sócio da época da Sierra, Ken Williams, formou uma empresa, chamada Cygnus Entertainment. Colossal Cave é o primeiro jogo deles deste então.
O QUE É COLOSSAL CAVE?
Colossal Cave é um jogo de 1975, uma aventura em texto. Eram praticamente livros interativos no computador. Você lia a descrição de um cenário, que falava os caminhos, itens e coisas do tipo disponíveis, e daí escrevia uma ação, tipo “andar para o sul” ou “pegar chave”. Se escrevesse algo que o jogo reconhecesse, a ação seria feita e uma resposta em texto apareceria.
O que aficionados pela história da narrativa eletrônica devem saber é que essas aventuras em texto foram as precursoras das “aventuras gráficas” que a Sierra ajudou a popularizar. Falo, claro, dos populares adventures, como Monkey Island, Grim Fandango, Full Throttle e o próprio Phantasmagoria.
Apesar de ser muito importante historicamente, eu nunca joguei o Colossal Cave original. Mas ele foi uma grande influência para a Roberta Williams. Então, como primeiro projeto pós-aposentadoria, ela resolveu recriar o jogo, mas como um game moderno.
COMO É O COLOSSAL CAVE 2023?
O Colossal Cave de 2023 é um point and click em primeira pessoa que retém o sabor de uma aventura em texto. Ou seja, você se movimenta como qualquer outro game em primeira pessoa. Porém, conforme anda ou interage com o cenário, um simpático narrador descreve o que está acontecendo.
Muitas vezes a descrição realmente ajuda. Por exemplo, eu cheguei em uma sala e ele disse que tinha cinco saídas. Eu só teria encontrado quatro se não tivesse prestado atenção na narração. Em outros casos, ele pode oferecer dicas, que custam pontos.
Há alguns problemas técnicos, pelo menos neste período de review. Em especial, música e narração são totalmente interrompidos – e não voltam a rodar depois – caso você pause ou abra o inventário. Isso deixa o apelo audiovisual – que é o principal desta nova versão – bem mais limitado.
PONTOS? COMO ASSIM?
Apesar de agora ser uma aventura gráfica, Colossal Cave não foi muito atualizado para a modernidade. Ainda é um game bem primário, e bem obtuso. Basicamente, você deve entrar em uma caverna colossal e encontrar 15 tesouros. Aliás, não apenas encontrar, mas inclusive sair da caverna com todos. Depois que você entra na caverna, o jogo imediatamente te deixa sobrecarregado com uma enormidade de passagens, inventário limitado e puzzles nada claros.
Esta é a missão primária. A secundária, para os completistas, é recolher os tesouros conseguindo uma pontuação perfeita de 350 pontos. Morrer ou aceitar dicas custam pontos. Explorar e cumprir objetivos aumentam o placar.
EXPLORANDO A ESMO
Então basicamente você deve entrar na caverna e sair explorando. O gameplay consiste em clicar nos cenários e itens para ouvir descrições do narrador ou pegar coisas que serão carregadas em um inventário muito limitado.
Com muita paciência e persistência, você vai saber para onde vão os caminhos e matando seus muitos puzzles. É o tipo de jogo em que é quase impossível avançar sem guia – e a Cygnus Entertainment até mandou um passo a passo junto com o código de review. Mas se você vai seguir um passo a passo o tempo todo, simplesmente não faz sentido jogar Colossal Cave. Este é o tipo de jogo cujo prazer é justamente se perder, explorar, tentar de novo.
Em outras palavras, Colossal Cave não é para mim. Mas pode ser para você, desde que você saiba no que está se metendo. O que temos aqui parece ser o game de 1975, que pegou as descrições que eram apenas texto e criou cenários. Isso é muito legal pelo valor histórico, mas não é algo que realmente deve apetecer as sensibilidades de um gamer de 2023. Ainda assim, gostaria muito de ver um novo adventure roteirizado pela Roberta Williams depois deste, então espero que ele traga frutos suficientes para a Cygnus Entertainment desenvolver mais games no futuro.