O texto abaixo foi inicialmente publicado em 3 de julho de 2023. Ele foi atualizado e republicado em 13 de outubro de 2023 para incluir as versões de console.

O delfonauta dedicado sabe que eu prefiro jogar em consoles. Quando vejo um game bacana saindo para PC, mas com lançamento previsto para consoles posteriormente, costumo esperar. “Uai, Corrales, então como você está publicando uma análise Trepang2 em julho se o game só saiu para PC?”. Pois é, meu amigo imaginário. Trepang2 me parecia tão ridiculamente divertido que eu sinceramente não aguentei esperar. E valeu muito a pena, porque tive aqui a melhor experiência videogamista que já tive desde que comprei meu notebook gamer.

Sim, eu já escrevi sobre alguns bons games de PC, como Spider-ManUncharted e afins, que também são ótimos. Porém, como eu já tinha jogado estes nos consoles, o foco dos textos foi mais na performance e no port em si. Eu não os joguei até o fim. Já Trepang2 eu fui até o fim e queria mais. Isso se deve ao fato de que ele roda MUITO bem, tem gráficos lindos e, ao contrário de System Shock, tem suporte total a controles. Me acompanha na análise Trepang2?

ANÁLISE TREPANG2

Análise Trepang2, Trepang, Trepang Studios, Team17, Delfos

Trepang2 é um FPS focado na ação que aponta F.E.A.R. como uma de suas principais influências. Eu não joguei F.E.A.R. ainda, mas sei bem do que se trata, e sei a que se referem ao citar as influências. Ao atirar em Trepang2, há um exagero de luzes e partículas. Papéis e pedaços do cenário saem voando. A coisa parece um filme do John Woo. É lindo!

Por um lado, sim, isso complica um pouco o gameplay. É tanto brilho e tanta coisa voando o tempo todo que você dificilmente consegue ver direito em quem está atirando. Por outro, todo esse estímulo visual torna os tiroteios uma delícia. Empolgam, fazem você se sentir jogando um filme, e em geral quando todo mundo está morto e só você de pé, acaba gargalhando em empolgação pelo que acabou de viver. Eu costumo citar Destiny 2Call of Duty como os melhores gameplays da categoria, mas também devo incluir Trepang2 nesta realeza. A coisa aqui é mais arcade, mais descompromissada, mas por Tutatis, como é gostoso de jogar.

Para completar o impacto visual, você tem dois superpoderes. Um deles permite ficar invisível, o que sinceramente não faz muita diferença, já que furtividade não é importante em Trepang2. Mas o outro, o tradicional bullet time, deixa um gameplay que já era uma delícia ainda mais gostoso. É impossível não se empolgar vendo tudo voar em câmera lenta.

PERFORMANCE IMPRESSIONANTE

Análise Trepang2, Trepang, Trepang Studios, Team17, Delfos

Considerando a quantidade enorme de coisas na tela a todo momento de ação, é impressionante quão boa é a performance. Na minha RTX3070, Trepang2 rodou suave com tudo no máximo, tranquilamente acima de 60 fps. Se eu ligar o DLSS no modo qualidade, então, ele passa dos 120 fps a maior parte do tempo. Uma única vez eu vi o contador mostrar abaixo de 30 por alguns segundos, durante uma cena de ação. Mas só sei que caiu bastante porque olhei o marcador. Caso contrário nem teria percebido, já que estava entretido com o gameplay.

O que achei mais curioso é que, nas opções gráficas, a melhor qualidade é chamada de Epic. Porém, há um botão para ativar o modo insane, que vem com um aviso de que é uma qualidade que pode causar lentidão até mesmo nas máquinas mais top de linha. Meu computador não é top de linha, mas resolvi ligar tudo no insane para ver como ficava. A performance que citei acima é com tudo no insane na resolução de 1440p com DLSS no modo qualidade. Sinceramente impressionante. Mesmo no Xbox Series X Trepang 2 roda suave.

FIDELIDADE GRÁFICA

Análise Trepang2, Trepang, Trepang Studios, Team17, Delfos
Um exemplo dos cenários mais simples de Trepang2.

Trepang2 não tem a fidelidade e o realismo de um Call of Duty. O visual é um tantinho mais estilizado. Em especial, há menos texturas e microdetalhes. Mesmo assim, o jogo é muito bonito de olhar, e me parece que é necessário economizar nessas coisas para poder fazer seu combate cheio de partículas rodar gostoso e sem lentidão perceptível. Eu simplesmente adorei o visual de Trepang2.

O som, por outro lado, é mais variado. Os efeitos sonoros de tiros (em especial o tradicional barulhinho da escopeta) são muito legais, bem como as vozes e demais efeitos e sons. Ele peca um pouco na música, que simplesmente não é muito legal. Mas é algo que não afeta muito a diversão, para dizer a verdade.

POR QUE TREPANG2 NÃO LEVOU O SELO DELFIANO SUPREMO?

Análise Trepang2, Trepang, Trepang Studios, Team17, Delfos

Esta é uma boa pergunta, delfonauta imaginário. E acaba entrando naquela ideia que sempre martelo aqui: conteúdo desnecessário. Trepang2 tem uma campanha curta, mas excelente. O problema é que ele resolveu colocar algumas sidemissions. E essas são todas muito ruins. Você escolhe as missões em um mapa na safehouse, e felizmente as secundárias são totalmente independentes das fases da campanha. Como elas são separadas e não há estatísticas e níveis estilo RPG, dá para ignorá-las completamente.

Mas elas estão lá. E são muito ruins. Em geral elas te colocam numa arena, onde você deve vencer várias ondas de inimigos. A outra opção é hackear uns computadores e sobreviver até a barrinha de progresso encher. É o tipo de coisa sem criatividade que costuma ter de monte em games multiplayer. E mesmo com amigos eu não gosto disso. Sozinho, então, simplesmente não faz sentido.

Se a campanha fosse formada apenas pelas fases propriamente ditas, certamente teria premiado Trepang2 com o Selo Delfiano Supremo. Mas tenho que analisar todo o conteúdo que colocaram aqui, e a única coisa que salva as sidemissions é quão gostoso é o combate padrão do jogo. Mesmo assim, elas simplesmente não deveriam existir.

NO CONSOLE OU NO PC, COMPRE TREPANG2!

Análise Trepang2, Trepang, Trepang Studios, Team17, Delfos

Assim como Prodeus ano passado, Trepang2 foi uma grande surpresa. É um jogo que eu só conheci quando recebi o release da Team17 e, ao assistir ao trailer, achei tão legal que quis jogar. E não me arrependi. Se você curte uma ação estilosa e descompromissada, eu diria que Trepang2 é um dos games mais divertidos do ano. E o melhor é que não vai alugar sua vida por meses a fio.

CURIOSIDADE: EXISTE TREPANG OU TREPANG 1?

Pelo nome, Trepang2 parece continuação, né? Mas não é. Trepang foi um jogo criado para uma game jam e posteriormente disponibilizado pela desenvolvedora no Discord deles e não tem nenhuma relação narrativa com Trepang2Trepang era um sidescroller. A relação é o nome da desenvolvedora. Trepang2 é o segundo jogo feito pela Trepang Studios. É um truquinho de marketing parecido com o que a Crytek fazia, colocando Cry e Ry nos títulos de seus jogos. Não me parece sustentável a super longo prazo (Trepang27 não é tão vendível quanto Trepang2), mas para começar a fazer o nome do estúdio, pode ser uma boa ideia.