A série Shadow Warrior tem um sério problema de identidade. Depois de um primeiro jogo bacana, o segundo foi desastroso. Queria ser um Borderlands cheio de loot, mas teve preguiça de criar fases e resolveu deixar tudo procedural. O terceiro precisava ser diferente. Mas será que seguiu o caminho certo? Descubra na nossa análise Shadow Warrior 3.

ANÁLISE SHADOW WARRIOR 3

Shadow Warrior 3 de fato é bem diferente dos dois que vieram antes. Pessoas com gostos parecidos com o meu ficarão felizes de saber que não existe mais loot e agora as fases são feitas a mão. Ieba!

Porém, no caminho desta nova identidade, Shadow Warrior 3 perdeu totalmente sua identidade. Se liga:

Análise Shadow Warrior 3, Shadow Warrior 3, Devolver Digital, Flying Wild Hog, Delfos
Hum… o que isso me lembra?

Sem mais delongas, digo com todas as letras: Shadow Warrior 3 é um clone de Doom Eternal. Literalmente. Se algo existe em Doom Eternal, existe aqui. Até mesmo os inimigos vão ficando machucados de acordo com seus ataques (vide imagem acima). E mais, por ser bastante curto e poder ser terminado em uma tarde, Shadow Warrior 3 é mais parecido em escala com um DLC de Doom Eternal, não com a campanha principal. Estabelecido esse fato, resta a pergunta.

SHADOW WARRIOR 3 É UM BOM CLONE DE DOOM ETERNAL?

Fico feliz de responder com um sonoro SIMShadow Warrior 3 é MUITO legal. Muito superior ao que eu esperava depois de um segundo jogo tão fraco. Suas fases são bem simples. Você segue corredores lineares com desafios de plataforma salpicados com um pouco de combate. Este caminho sempre desemboca em uma arena com dúzias ou mais de monstros, em que você deve matar todo mundo para prosseguir.

Análise Shadow Warrior 3, Shadow Warrior 3, Devolver Digital, Flying Wild Hog, Delfos
Um exemplo de um corredor “de plataforma”.

Apesar de seguir layouts simples, o jogo não passa aquela sensação de Boomerang X, em que você simplesmente anda de uma arena para outra. Isso porque a movimentação é muito gostosa. Há dash, pulo duplo, gancho, wall runs… e a velocidade é sempre no turbo. Shadow Warrior 3 é ainda mais rápido e cheio de movimentos do que Doom Eternal. Digo mais, talvez esta seja a movimentação mais bacana que eu vi em um jogo que não é mundo aberto. E, claro, tudo isso pode ser usado no combate. Em especial, as arenas são montadas como playgrounds, incentivando a escalar, pular e se enganchar em todo o espaço.

ANÁLISE SHADOW WARRIOR 3: O COMBATE

O combate também é uma delícia, embora você possa argumentar que foi simplificado. Eu diria que foi, na verdade, turbinado. Sim, suas armas, em especial a espada, ficaram bem mais diretas, com menos ataques e profundidade. Mas é porque o jogo é muito rápido. Cada uma de suas várias armas tem funções específicas, e são mais úteis para alguns monstros do que para outros. E o combate, especialmente em arenas, não dá folga. É necessário saber a melhor estratégia para qualquer inimigo que apareça, e eliminá-lo o mais rápido possível. Pois é, como Doom Eternal.

Análise Shadow Warrior 3, Shadow Warrior 3, Devolver Digital, Flying Wild Hog, Delfos
Até as glory kills aparecem aqui.

Matar geral também envolve administrar recursos. A munição é sempre bem limitada, assim como a vida. Usar armas de fogo faz os monstros droparem vida. Atacar com a espada faz droparem munição. Então, assim como Doom Eternal, é necessário manter sempre um olho nos seus recursos e pensar o que você precisa que saia do seu próximo assassinato. Ah, e quando você enche uma barrinha, pode usar glory kills.

As glory kills lembram muito Doom Eternal, mas têm uma característica própria. Cada tipo de inimigo dá um tipo de upgrade temporário quando você o vence dessa forma. Em geral são armas superpoderosas e engraçadas, que fazem miséria mesmo com a galera mais resistente. Usar essas armas é ainda mais divertido do que as normais, que já são ótimas.

IMITAÇÃO É A MAIOR FORMA DE ELOGIO

Análise Shadow Warrior 3, Shadow Warrior 3, Devolver Digital, Flying Wild Hog, Delfos
A “besta de argh”. Talvez ele tenha morrido enquanto escrevia?

Então está bem claro que Shadow Warrior 3 é um clone de Doom Eternal. Simplesmente não dá para fugir disso. É muito divertido, e certamente não existem tantos clones de Doom Eternal quanto de Dark Souls. Então eu ainda não estou cansado do gênero. Mas sim, me causa estranhamento que a Flying Wild Hog tenha simplesmente se limitado em fazer um cover de outro jogo. Mas pelo menos é um cover legal.

Uma coisa curiosa que quero abordar aqui é que não existem versões next-gen nativas de Shadow Warrior 3. Porém, no painel do Xbox Series X, ele é mostrado como um jogo de Series X/S. Como assim?

GEN9 AWARE

Eu sinceramente achei que fosse um jogo de Xbox Series X, mas quando li a Digital Foundry falando que ele rodava em retrocompatibilidade, resolvi investigar mais a fundo. Apesar de ser mostrado como “next-gen” pelo Xbox, se você entrar em “informações do arquivo”, verá a real. Trata-se de um programa de Xbox One, que é “Gen9 Aware”. Ou seja, ele percebe que está sendo jogado em um console mais poderoso e faz algumas adaptações para melhorar a experiência. No caso, são simples melhorias de framerate. É mais ou menos o que acontece com Mass Effect Legendary Collection, que roda no PS5 melhor do que no PS4, mas ainda é um programa de PS4.

Análise Shadow Warrior 3, Shadow Warrior 3, Devolver Digital, Flying Wild Hog, Delfos
Shadow Warrior 3 certamente é artisticamente lindo.

É a primeira vez que vejo isso no Xbox Series X. Ele basicamente “mente”, dizendo que se trata de um jogo de última geração quando não é o caso. E, como você pode ver na matéria da Digital Foundry, a versão de console carece de vários recursos e efeitos next-gen que estão presentes na de Windows – e roda em resolução bem baixa. E isso é uma pena, pois Shadow Warrior 3 certamente é artisticamente lindo e é triste que jogadores de console não tenham acesso à melhor versão possível.

SOBRE SER UM DLC

Quero encerrar esclarecendo algo que falei lá no início, onde afirmei que, devido a seu escopo e duração, Shadow Warrior 3 parece ser um DLC de Doom Eternal. E sim, você será capaz de jogar do início ao fim em uma única tarde. Mas tudo bem, sabe?

Análise Shadow Warrior 3, Shadow Warrior 3, Devolver Digital, Flying Wild Hog, Delfos

Nem todo jogo precisa ocupar semanas ou meses das nossas vidas. Para ser sincero, eu gostaria que menos lançamentos tivessem esse tipo de ambição. Shadow Warrior 3 é um “game de fim de semana”. Ou seja, se você comprar na sexta, e tiver tempo de jogar, provavelmente terá terminado até domingo. E isso é legal. Especialmente porque ele é divertido, engraçado e gostoso de jogar o tempo todo.

Apesar de ser um game que você literalmente já jogou (desde que tenha jogado Doom Eternal, claro), ele fornece exatamente o que eu espero de um jogo feito para adultos. “Me dê o máximo de diversão no menor tempo possível”. E faz isso muito bem. Por isso, dificilmente será um game do qual você vai se lembrar com detalhes. Mas, como um bom testosterona total, vai te divertir muito enquanto durar. E isso, para mim, é valioso.

MAIS SOBRE SHADOW WARRIOR:

Corre, meu! Shadow Warrior está de graça no Steam!

Shadow Warrior 2 virou um RPG!