Eu já falei muitas vezes por aqui como odeio quando jogos são lançados em episódios. Pois Life is Strange 2 é um dos que mais força a amizade. Quatro longos meses separam o lançamento do anterior e deste Life is Strange 2 – Episódio 2.
Curiosamente, ao contrário do que normalmente acontece, eu até me lembrava bem do início da aventura. E, créditos para a galera da Dontnod Entertainment, este episódio 2 começa com uma recapitulação bem caprichadinha.
LIFE IS STRANGE 2 – EPISÓDIO 2
Após um primeiro episódio bem dramático, agora é hora de colocar o pé no freio um bocadinho. Este capítulo começa com os irmãos Diaz em uma casa abandonada no meio do nada, treinando os poderes telecinéticos do moleque mais jovem.
Só que o caçula está com uma tosse cada vez mais feia, o que deixa o primogênito preocupado. A ideia, então, é sair em uma road trip até a casa dos avós, que eles não veem há anos, na esperança de que sejam bem recebidos. E, especialmente, que não sejam entregues para a polícia.
Basicamente é isso. O foco do episódio não é em situações perigosas, como o cárcere privado motivado por racismo do anterior. Aqui basicamente temos os dois meninos reconectando com seus avós.
Life is Strange 2 – Episódio 2 traz de volta uma cara conhecida.
O RETORNO DO CAPITÃO SPIRIT
Se você tem interesse em Life is Strange 2, provavelmente jogou The Awesome Adventures of Captain Spirit, o prólogo gratuito disponibilizado pouco antes do lançamento do primeiro episódio. Pois nesta segunda parte temos o retorno de Chris, o próprio Capitão Spirit. Inclusive, aquele cliffhanger que encerra o prólogo é perfeitamente desenvolvido por aqui.
Eu joguei o prólogo logo que ele saiu, mas se você ainda não o fez, diria que o melhor momento de fazê-lo é antes de mergulhar neste episódio 2. Inclusive, narrativamente falando, ele pode ser considerado um episódio 1.5.
Chris é um personagem interessante, e o relacionamento problemático que ele tem com seu pai é muito bem elaborado por aqui, sem cair na armadilha de vilanizar o progenitor.
O PROBLEMA DOS EPISÓDIOS
Em geral, eu não gosto de jogos lançados por episódios porque esqueço o que aconteceu antes na história. Life is Strange 2 – Episódio 2, no entanto, evidencia um outro problema. Em qualquer tipo de história, sempre há momentos de calmaria, que servem para desenvolver os personagens e preparar os próximos conflitos. É neste ponto que estamos na história de Life is Strange 2.
A questão é que esta é uma história contada por conta-gotas. Esperamos quatro meses por este segundo episódio, e provavelmente esperaremos o mesmo tempo pelo próximo. E a história anda muito pouco por aqui. Sem entrar em detalhes, o episódio termina com os irmãos em uma situação bem semelhante à do início. Isso torna praticamente tudo que acontece aqui em pouco mais que um interlúdio. Em uma história contada de uma vez, um interlúdio é parte importante da narrativa. Em algo lançado em conta-gotas, é bem decepcionante.
Este episódio de Life is Strange 2 é um episódio sem vilões, sem grandes conflitos ou perigo. É puro desenvolvimento de personagens e, como tal, é importantíssimo para a história em geral. Porém, isso faz com que ele avance muito pouco no que todos queremos ver, tornando-o um episódio nada.
Talvez para quem jogar Life is Strange 2 de uma vez, depois de ele ter sido lançado por completo, este episódio 2 funcione melhor. Para quem está acompanhando conforme eles saem, não dá para evitar uma leve decepção.