Amigo delfonauta, nunca na minha vida eu esperei tanto por um remaster quanto para este. Control foi um dos raros jogos de console que parecia muito mal otimizado, rodando super mal mesmo no Xbox One X. Será que as coisas melhoraram na nova geração? Ora pois, venha ler nossa análise Control Ultimate Edition que eu vou te contar tudo sobre a versão de PS5!

ANÁLISE CONTROL ULTIMATE EDITION

Antes do fiasco Cyberpunk 2077, havia Control. Acredito que o problema com Control nunca foi tão grave. Certamente, o pênis da Jesse Faden não chegava a aparecer através das suas roupas (!!). Mas mesmo assim, o estado do jogo era lamentável. Não é o tipo de performance que você espera de um jogo de console.

framerate caía com frequência (em especial ao despausar ou capturar imagens), o mapa não aparecia por completo quando você o acionava, e muitos outros “pequenos” problemas como esses. A questão é que, ao somar tudo, afetava muito a imersão de sua excelente atmosfera. O curioso é que, embora o visual de Control fosse legal, ele não era tão impressionante quanto, por exemplo, God of War ou The Last of Us 2. Então por que não rodava tão bem?

Sem dúvida havia um problema de otimização ali. E, se a Remedy não conseguiu otimizar o jogo para o PS4 e o Xbox One, com certeza as versões next-gen rodariam melhor, nem que fosse pela simples força bruta das máquinas.

RAY TRACING

Antes de entrarmos nos pormenores, vamos falar do principal eye candy dessa nova versão. Ray tracing, antes disponível apenas nas versões de PC, agora existe no PS5 e no Xbox Series X (o efeito não está presente no Xbox Series S). Abaixo algumas fotos com e sem o efeito, para seu deleite comparativo.

Análise Control Ultimate Edition, Control, PS5, Xbox Series, Delfos
Sem ray tracing.
Análise Control Ultimate Edition, Control, PS5, Xbox Series, Delfos
Com ray tracing.
Análise Control Ultimate Edition, Control, PS5, Xbox Series, Delfos
Sem ray tracing.
Análise Control Ultimate Edition, Control, PS5, Xbox Series, Delfos
Com ray tracing.
Análise Control Ultimate Edition, Control, PS5, Xbox Series, Delfos
Sem ray tracing.
Análise Control Ultimate Edition, Control, PS5, Xbox Series, Delfos
Com ray tracing.

No PS5 e no Xbox Series X, o jogo tem duas opções gráficas, e ambas rodam na resolução 1440p (surpreendentemente baixa – inclusive é a mesma usada na versão last gen de Xbox One X). Você pode ativar ray tracing e o jogo vai ter como alvo 30 fps. Ou então desligue o efeito e o alvo será 60 fps. No Series S, ele tem apenas um modo, com a resolução ofensivamente baixa de 900p, sem ray tracing e alvo de 60 fps. Esses são os dados divulgados pela própria Remedy em um documento que acompanhou nossa cópia de review.

Como você pode ver por si mesmo nas imagens acima, a diferença com e sem ray tracing é considerável. Porém, eu sinceramente não senti o salto de suavidade que costuma vir com 60 fps. Vou comparar, por exemplo, com Demon’s Souls Remake. Lá, eu sinceramente não percebia nenhum comprometimento gráfico ao mudar para o modo performance, mas a animação e o gameplay me pareciam muito mais agradáveis. Aqui é o contrário: eu vejo uma diferença gráfica enorme, sem a contrapartida nas animações. Assim, joguei quase toda minha campanha no modo “qualidade”.

O legal é que dá para trocar a hora que desejar, sem precisar recarregar save ou reiniciar o jogo. Isso permite comparações diretas nas mesmas cenas, como fiz nas imagens acima.

CONTROL NO PS5

Curiosamente, apesar da resolução relativamente baixa, a performance de Control ainda não é a ideal. Ainda há quedas de framerate, especialmente ao despausar o jogo. A coisa não é mais tão intrusiva quanto no Xbox One X, e dá para relevar, mas sem dúvida é perceptível.

Outra melhora considerável, mas ainda longe do ideal, são os loads. Anteriormente eles eram bem longos. Agora são bem aceitáveis, normalmente abaixo dos 30 segundos. Apesar de não ser nada intrusivo, começo a pensar que o futuro sem loads prometido por Mark Cerny quando divulgou o PS5 não vai chegar tão logo. Afinal, o único jogo que de fato entregou isso até agora foi Spider-Man Remastered.

Análise Control Ultimate Edition, Control, PS5, Xbox Series, Delfos
Esse tipo de cena seria um gargalo no Xbox One X. Aqui é bem mais suave.

Uma coisa legal na versão de PS5 é a vibração do controle. Ele usa bem essa funcionalidade, deixando até mesmo andar bem mais divertido do que antes. Os gatilhos também são bem utilizados, dando sensações diferentes para cada uma das armas. Spin, a metralhadora, em especial, é a mais perceptível.

ACESSIBILIDADE

Outra coisa que vale comentar, e que está disponível também nas versões da geração passada, é que o jogo se tornou bem mais acessível com algumas atualizações. Control é um jogo bem difícil e frustrante, sem opções de dificuldade. Mas agora ele tem algumas deliciosas opções de acessibilidade, inclusive a de imortalidade, que permite que você simplesmente pule seus momentos mais frustrantes.

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As opções de acessibilidade.

Todas elas podem ser ativadas sem nenhuma punição. Os troféus continuam popando, o jogo continua salvando. Enfim, todo game hoje em dia deveria ter isso. Particularmente, eu adoraria poder curtir um Dark Souls com algumas dessas opções ativadas.

Por outro lado, uma das piores características de Control ainda estão presentes. Há apenas um save e, se você quiser começar uma nova campanha, deve apagar todo seu progresso. Não dá para entender por que isso continua acontecendo, mas o fato é que continua.

Análise Control Ultimate Edition, Control, PS5, Xbox Series, Delfos
Eu acho muito estilosa essa forma de apresentar o nome das novas áreas.

O mais importante, no entanto, é que jogando na nova geração, Control finalmente está em uma posição aceitável. Está longe de ser perfeito, a resolução é baixa e ainda tem uns gargalos, mas agora funciona, e dá para curtir tudo que ele faz de bom sem passar raiva. O que sempre foi ruim, como as sidemissions entediantes e repetitivas ou a tela ficando embaçada e vermelha quando você está morrendo continua sendo assim também.

E sim, eu ainda considero uma tremenda falta de sacanagem a 505 Games e a Remedy cobrarem de novo por esse remaster, considerando quão mal o jogo rodava antes. Porém, a boa notícia é que se você é assinante da Plus, pode baixar a versão de PS5 de graça já no dia do lançamento (também conhecido como “hoje”).

Se você nunca jogou Control antes, finalmente agora podemos recomendar esse jogo sem nenhuma ressalva. E, se já jogou, agora terá a oportunidade de jogar de novo da forma que ele sempre deveria ter sido. Finalmente, Control, um jogo que sempre consideramos excelente, apesar dos problemas, agora pode tirar o “apesar” de sua definição. Hoje, Control é simplesmente excelente.

ASSUMA O CONTROLE:

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