Ah, agora sim. Eu estava bem decepcionado pelo fato de o Stratovarius, a banda precursora no gênero Novela Metal (depois seguida pelo Nightwish quando despediram a Tarja Preta) ter encerrado as atividades de forma tão calma e civilizada.
Os membros remanescentes, Timo Kotipelto, Lauri Po**a, Jens Johansson e Jörg Michael, soltaram uma carta acusanto Timóteo Touca de ser um traidor que só quer saber de dinheiro e garantiram que continuarão tocando juntos. Leia a dita-cuja aqui (em inglês).
Tolkki, por sua vez, ficou tristinho, se encolheu em posição fetal e, chupando o dedo, divulgou uma outra nota onde diz que vai se recolher para conseguir lidar com o ódio dos outros integrantes, ameaçou processá-los se eles usarem o nome Stratovarius e terminou se comparando ao outro grande ícone do Novela Metal, Tuomas Hulaballoola, do Nightwish. Clique aqui para ler uma parte e aqui para ler a outra.
A minha opinião? A carta anterior do Timo Tolkki fazia bem mais sentido com a história da banda como nós conhecíamos. Agora virou pura lavação de roupa suja. Mas, ei, o que seria do Metal Finlandês se as bandas não fossem tão novelísticas quanto técnicas?