Shadow of the Tomb Raider sai hoje e, a esta altura, você já deve ter lido nossa análise completa. TLDR: é bom. Não é o melhor da trilogia, mas vale ser jogado. Vai lá jogar. Dito isso, tem algo que me incomodou bastante no jogo. A mudança de visual do personagem Jonah.
Se você já jogou a série, deve se lembrar de Jonah. Ele é o melhor amigo da Lara Croft e muitas vezes é sua bússola moral e o personagem mais carismático dos jogos. Ele é também gordo. Ou era.
Pois o personagem sofreu um redesign brutal na nova aventura. Ele não é mais gordo. Agora é bombado. Imagino que em um ou dois casos na história da humanidade, uma pessoa gorda pode ter se tornado bombada. Porém, o novo visual do personagem não foi motivado por uma busca por mais saúde ou algo do tipo. Na verdade eu tenho uma teoria do que motivou isso.
GORDOS TAMBÉM AMAM
Em Shadow of the Tomb Raider, Jonah tem um interesse romântico. Isso poderia ser considerado nojento e de mau gosto pela sociedade. Como assim um gordo pode querer intimidade com outra pessoa?
Um tempo atrás, assisti a uma entrevista do Danilo Gentili com uma atriz pornô em que ele a questionou sobre a coisa mais terrível que ela poderia ter que fazer. Tipo transar com um gordo.
Veja bem, em busca de uma piada, a coisa mais repugnante, mais repulsiva, que ele conseguiu pensar foi sexo com um gordo. E convenhamos, dentre a miríade de atividades que uma atriz pornô pode ser solicitada a realizar, parece-me que sexo com alguém acima do peso é deveras baunilha.
Ainda assim, a cultura pop tem o papel de nos proteger de imagens asquerosas como um gordo que ama. Bora deixar o Jonah mais padronizado, mais próximo de um galã. Só assim um relacionamento com ele pode ser crível.
Se mantivessem o design original do sujeito, era capaz de Shadow of the Tomb Raider ser proibido em 80 países e inspirar um posicionamento do comitê de direitos humanos da Onu para proteger as pessoas de imaginarem amor gordo. “E se… um gordo quiser namorar comigo?”, podem pensar as crianças facilmente impressionáveis antes de ter pesadelos durante anos. É fato: a única coisa que a sociedade odeia mais do que um homem gordo é uma mulher gorda.
Vivemos uma época que valoriza a diversidade. Eu consigo pensar em dezenas de jogos estrelados pelos personagens mais variados. Negros, indígenas, homossexuais, mulheres. Tem de tudo. Mas ninguém se importa com os gordos. Gordos são a única minoria atual que ainda é legal humilhar, separar, ou no mínimo ignorar. Assim, não consigo pensar em um único game protagonizado por um gordo. Jonah era um dos únicos personagens gordos da cultura pop que, embora não fosse protagonista, era carismático sem se tornar o alívio cômico.
Eu passei minha vida inteira sendo separado dos outros por ser gordo, e passei minha vida inteira me esforçando para controlar e diminuir meu peso. Assim, perder a “representatividade” do Jonah na série Tomb Raider realmente me incomodou.
UM GORDO PODE SER PROTAGONISTA
Provavelmente a esta altura você pode pensar que seria estranho ver um gordo fazendo as acrobacias típicas de um jogo como Tomb Raider. E você teria razão, ainda que a gente aceite tranquilamente o fato de uma mulher que nunca pegou em armas matar centenas de soldados treinados. Porém, há vários casos em que um protagonista gordo poderia não apenas ser aceitável, mas muito legal.
Por exemplo, que acha de um beat’em up onde o herói é um lutador de sumô? Totalmente crível, não? Bem, pelo menos crível dentro da lógica típica de games em que um único sujeito pintudo pode vencer milhares de capangas contratados.
Aposto que você lembrou do E. Honda. Claro, talvez seja o único companheiro do Jonah no papel de “gordo que não é alívio cômico” nos games. Mas ele não é protagonista e teve participações bastante homeopáticas nos Street Fighters posteriores. Além disso, jogos de luta precisam ter personagens bem diferentes uns dos outros, então é natural que tragam uma maior diversidade do que outros gêneros.
Mas gordos também podem estrelar até mesmo grandes franquias que já existem. Pense em Max Payne. Um policial alcoólatra em fim de carreira. Um jogo de tiro sem grandes acrobacias (a não ser que você considere se jogar no chão em câmera lenta uma acrobacia) focado na história. Max Payne poderia ser gordo, não poderia?
Isso sem falar em jogos que nem são de ação. Por que Telltale e Quantic Dream não colocam protagonistas gordos em suas histórias?
GORDOS NOS GAMES
Muito tem se dito atualmente sobre como todo tipo de pessoa deve se ver refletida na cultura pop. Já vi muita gente defendendo o fato de que crianças negras não sabem que podem ser bonitas. Isso para mim sempre pareceu um absurdo. Quando eu era criança, o Denzel Washington já era um galã, por exemplo. E ele continua sendo um galã hoje.
Ao mesmo tempo, a sociedade considera que gordo=feio, vide a piada do Danilo Gentili. De fato, minha luta para emagrecer ao longo da vida sempre foi mais para me colocar mais dentro dos padrões da sociedade do que por saúde propriamente dita.
Eu gostaria de ver mais personagens sérios e gordos na cultura pop. Jonah era um deles. Não é mais. RIP, Jonah gordo, e tudo que ele representava.
LEIA TAMBÉM:
Análise Shadow of the Tomb Raider: mais exploração, menos assassinatos
Rise of the Tomb Raider: 20 Year Celebration traz muitos mimos