Uma coisa que muita gente desejou durante toda esta geração dos games é que os consoles fossem produzidos no Brasil para que os preços caíssem. Isso aconteceu com o Xbox 360 há um ano, mas a empolgação não foi tanta assim porque todo mundo imaginava que a nova geração de consoles seria anunciada logo, o que não aconteceu, e agora a Sony vai começar a produzir o PS3 no Brasil. Será?
A informação sobre a produção de consoles da Sony no Brasil saiu em diversos sites diferentes. A maioria sugere que a empresa está em negociação com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) para começar a produzir consoles da linha Playstation, que podem ser o PS2, o PS Vita, o PSP ou o PS3. Neste caso, o investimento seria de 50 milhões de obamas. Porém, contudo, todavia, o UOL Jogos apurou que não só o projeto já foi aprovado, como serão investidos 100 milhões de doletas para a produção do PS3. Ainda não se sabe se será o modelo novo e se a empresa vai instalar uma fábrica no local, ou produzir de forma terceirizada, como a Microsoft faz atualmente.
Ok, e o que a fonte oficial diz disso tudo? Ela quer nos enrolar, claro. A Sony afirma que “trabalha constantemente para aumentar seu portfólio nacional“, mas diz não ter previsão de quando (e se) vai produzir o console no país.
Vários sites avaliam que a Sony precisa produzir o PS3 em terras tupiniquins para conseguir competir com o mais barato Xbox 360. Considerando que o plano da empresa é de manter o negão sexy ativo até 2015 (desculpe-me por essa frase, delfonauta), acho que seria no mínimo uma grande bobeira não produzir o videogame aqui. Acho que podemos retirar o PS2 e o PSP das especulações. O PS Vita é menos provável do que o PS3, mas quem sabe?
Agora, delfonauta, você compraria um negão sexy da Sony de Manaus ou prefere um importado mesmo?