O delfonauta legionário dedicado provavelmente se lembra da minha excitação inicial quando lhe contei que o Ex Deo, banda formada pelos alter egos épicos dos membros do Kataklysm, conseguiu superar toda a macheza e pintudice do Manowar com sua nova música, I, Caligvla.
Pois bem, após meses de espera e de promessas épicas no Facebook, a banda finalmente lançou o clipe da música supralinkada. Então pegue seu gládio, ore a Júpiter e aperte o play para conferir toda a trüeza romana, caro companheiro da XIII Legio Alfredus.
Eu estou com opiniões bem divergentes sobre este clipe. A cenografia e os figurinos estão estupendamente excelentes. A fotografia está bastante escura, mas creio que isso seja bom, já que intensifica o tom sombrio.
Porém a maioria dos atores não tem um pingo de expressão, principalmente o imperador Corrales Calígula. Se ele fosse substituído por uma pedra ia dar no mesmo. Mas o pior foi a luta dos gladiadores. Acho que eles gastaram tanto no figurino que não sobrou nada para contratarem um coreógrafo. Parece que os gladiadores estão lá simplesmente balançando as armas, como se nunca tivessem visto nada parecido com elas antes.
Quanto à música, eu não gostei dela no início, achei a versão ao vivo bem melhor. Mas depois de repetidas audições, comecei a gostar dela. Os teclados ficaram bem épicos e voz de Maurizio Iacono sempre foi um show à parte.
No fim, acho que a banda ficou hypando tanto no clipe que o produto final decepcionou. Ainda assim, acho que depois de pesados os fatores, é um bom clipe.
O álbum Caligvla será lançado no dia 29 de agosto.