Conheça Ouya, o novo console que custa menos de U$ 100 e roda no Android!

0

É, delfonauta, às vezes o mercado de games é muito imprevisível. Neste ano, esperávamos pelos novos consoles da Sony e Microsoft na E3, mas o que acabou sendo divulgado um mês depois desse evento foi um videogame chamado Ouya e que já está chamando atenção, devido a ter arrecado mais de quatro milhões de dólares através do Kickstarter, embora tivesse como meta reunir apenas 950 mil obamas. Holy fuck!

Ok, mas qual é a desse novo console, afinal? Ouya tem diversas propostas bem ousadas para o mercado de games, sendo que as duas principais é que ele incentiva que seja hackeado e que obriga os desenvolvedores a liberarem os jogos gratuitamente (ou pelo menos, uma parte precisa ser gratuita, como demos). Além disso, a empresa vai trabalhar com muitos jogos no modelo free-to-play semelhantes a League of Legends, Team Fortress 2, entre outros. Assim, os jogadores são convidados a customizar o software (e até o hardware) do console e qualquer pessoa pode desenvolver jogos para ele. Em outras palavras, não há burocracia e um monte de papelada complicada para limitar o trabalho de potenciais desenvolvedores e o Ouya é um enorme incentivo ao mercado indie.

Ouya também oferecerá o serviço streaming Twitch TV. Quer mais uma bomba? O negócio é rodado em um Android customizado. Será que isso tem alguma relação com aquele boato que acabou desmentido sobre um console da Valve com apoio da Apple?

De qualquer forma, o Ouya já ganhou alguns admiradores importantes, que se pronunciaram publicamente de maneira favorável ao console: Mojang, o criador de Minecraft, Jenova Chen do The Game Company e Brian Fargo do inXile Entertainment.

Segundo o Kickstarter, as especificações do videogame são as seguintes:

– Tegra3 quad-core processor
– 1GB RAM
– 8GB of internal flash storage
– HDMI connection to the TV, with support for up to 1080p HD
– WiFi 802.11 b/g/n
– Bluetooth LE 4.0
– USB 2.0 (one)
– Wireless controller with standard controls (two analog sticks, d-pad, eight action buttons, a system button), a touchpad
– Android 4.0

A promessa é que Ouya (nome engraçado, não?) seja lançado em março de 2013. Agora, se o delfonauta me perguntasse o que acho disso, diria que o console está aparecendo como uma oportunidade para quem gosta do modelo de games dos PCs, mas quer uma experiência mais próxima de um console comum e para aqueles que não estão interessados no que as três grandes empresas estão fazendo.

Se, e apenas se, o console for bem-sucedido, ele irá trazer algumas ideias diferentes ou tendências que devem ser aproveitadas rapidamente pela Sony e Microsoft (a Nintendo é antiquada e só vai se interessar por algo diferente muito mais tarde). Ao mesmo tempo, eu duvido que as inovações trazidas pelo Ouya não tenham sido pensadas por essas duas empresas para seus próximos consoles.

O Ouya ainda não tem jogos confirmados, a tradição ou franquias de sucesso que as outras três empresas têm, então acho que ele se firmará como um opção extra para os gamers, e não irá competir tão diretamente com os outros consoles, pelo menos por enquanto. Sabe-se lá o que esse negócio vai fazer se tiver parcerias fortes o suficiente no futuro. Não deixe de comentar o que achou do videogame, delfonauta! E caso queira conferir mais informações a respeito, cheque o site do Kickstarter.