Já falamos um bocado da Nintendo, da Microsoft e da Sony, mas e sobre as softwarehouses? Durante os três dias da E3, que acabou hoje, os sortudos, quer dizer, jornalistas presentes puderam testar as novidades nos estandes das desenvolvedoras. Agora o defonauta verá um apanhado delas. Ah, e quem sabe no ano que vem não mandamos um delfiano para ver pessoalmente o que rola por lá? Sonhar não custa nada, né? 😉
– A Square Enix mostrou um monte de coisas durante a feira e a grande maioria dos jogos estava presente em demos jogáveis. As exceções foram os três jogos da “série” Final Fantasy XIII (cá entre nós, que diabos é isso de transformar um jogo de uma série em uma outra série?).
Final Fantasy VII: Dirge Of Cerberus para PlayStation 2 atraiu uma multidão razoável, assim como o remake de Final Fantasy III, Dragon Quest Heroes: Rocket Slime e Children Of Mana, todos para o Nintendo DS. Há apenas um jogo para o PSP, que é o remake de Valkyrie Profile, um RPG para o PlayStation One. Aliás, a continuação dele sairá para o PlayStation 2, e se for tão bom quanto o primeiro, será um jogão.
Ah, sim, a Square Enix, que comprou a Taito recentemente, lançará vários jogos da empresa para celulares (como várias desenvolvedoras japonesas têm feito, aliás), como, por exemplo, Space Invaders e Elevator Action.
– Agora um pouco sobre a Sega: Virtua Fighter 5, a bem-sucedida série de luta da empresa, sairá para arcades e para o PlayStation 3. Durante a E3, somente a versão para arcade esteve disponível para testes. A série Sonic esteve representada com Sonic Rivals para o PSP. Aliás, o delfonauta sabia que o personagem está completando 15 anos? Caçamba, eu me lembro de quando o primeiro jogo saiu para o Mega Drive. O tempo está passando rápido…
Um jogo novo e que chamou muito a atenção dos jornalistas foi Chromehounds, um pega-para-capar entre robôs. Esse é para o Xbox 360. É interessante notar o quão balanceados são os lançamentos da Sega: todos os sistemas ganharam um número mais ou menos similar de jogos novos.
Os jogos de esporte da empresa sempre fizeram um sucesso razoável, e continuam com força total na nova geração (argh, que frase clichê). Virtua Tennis 3 sairá para o PS3 e World Pool Championships, para o 360.
A série Super Monkey Ball, depois de várias versões, também já se tornou um grande sucesso da Sega. Novas versões estão no forno (essa frase também é batida) para o PS2, GameCube, Wii e PSP.
– A Ubisoft não mostrou muita coisa, mas o que mostrou era bem legal. O principal, é claro, foi o já famoso Red Steel para o Wii, um jogo de tiro em primeira pessoa que promete bastante. Ah, sim, nenhum jogo para o Wii estava disponível para ser jogado fora do estande da Nintendo, então o dito cujo só estava disponível em vídeo no estande da Ubisoft. Quem quisesse testá-lo tinha que encarar as filas quilométricas da Grande N.
Haviam vídeos do novo Rainbow Six, e parece que as booth babes vestidas como personagens do jogo estavam mostrando um carisma enorme. Hmmm… Ah, sim, o estande também tinha vídeos de Haze, um jogo de tiro em primeira pessoa, e do quarto jogo da série Rayman. Só espero que seja melhor que o terceiro.
Em formas jogáveis havia Might & Magic: Dark Messiah para PC e Splinter Cell: Double Agent e Enchanted Arms, para Xbox 360.
– Eu já falei para os delfonautas que não gosto nem um pouco dos jogos da Electronic Arts? Na minha opinião, a empresa faz um monte de jogos extremamente parecidos e sem nenhuma “alma”. Para quê eu falei isso aqui? Sei lá, para desabafar. Então, como sobra dinheiro para a empresa, o estande era enorme e com excelente som.
Entre os trailers mostrados estavam Superman Returns, Spore, The Sims 2 Pets, Battlefield 2142 e Need For Speed Carbon. Aliás, alguns deles também estavam disponíveis em demos jogáveis, tanto para o Xbox 360 quanto para o PlayStation 3.
O PSP ganhará Def Jam: Fight For NY, Superman Returns e NCAA Football 07, e a empresa também mostrou vários jogos para telefones celulares. Só por curiosidade, algum delfonauta tem saco para jogar algo que dure mais do que vinte segundos em um celular? Pergunto porque eu não tenho.
– A Activision, que está aí desde os tempos do Atari, mostrou um bocado de jogos também. Aliás, o estande até teve demonstrações de skatistas para promoção dos novos jogos da série Tony Hawk, que sairão para praticamente todos os videogames atuais e futuros. Só o GameCube não ganhará um novo jogo da série.
Como nem só de skates vive a Activision (puxa vida, hoje eu estou caprichando nos clichês), Call Of Duty 3 sairá para o PS2 e 3, além do Wii, Xbox e Xbox 360. Enemy Territory: Quake Wars, para PC, estava jogável em uma mini-lan de 12 micros, e foi o mais jogado do estande, perto de Poker: Tournament Of Champions, para PC e Xbox 360. Esse, aliás, estava sendo jogado por prêmios!
Finalmente, Over The Hedge, The Movies: Stunts & Effects e X-Men: The Official Game (eta nominho estúpido). Aliás, a moto que Hugh Jackman (o Wolverine, meu!) usa no filme estava lá para promover o jogo. A empresa adquiriu recentemente os direitos para produzir jogos da série 007, mas não havia nada a respeito no estande.
Assim, termina a E3 e, se o delfonauta for parecido comigo, deve ter lido essa série de notícias usando um babador, porque eu estou doido para ver tudo isso ao vivo.