Para o delfonauta que não sabe, a E3 é uma feira que acontece em Los Angeles e sempre é palco dos anúncios mais importantes do mundo dos games. Os novos consoles são revelados nela e todo gamer que se preze fica arrepiado só de pensar no que vai acontecer.
A E3 deste ano começa amanhã, mas mesmo antes disso, acontecem algumas entrevistas coletivas pré-E3 e é exatamente essas novidades que você lerá agora. Vamos lá!
– A Sony revelou que o PlayStation 3 sairá no Japão no dia 11 de novembro, e nos EUA em 17 de novembro. Assim como o Xbox 360, o dito cujo da Sony terá duas configurações: modelo com HD de 20GB e outro com HD de 60GB. O de 20GB custará US$ 499, e o de 60GB, US$ 599.
Mais alguns detalhes sobre o PlayStation 3 foram revelados durante a própria conferência. O console terá apenas uma porta Ethernet e quatro USBs. Como já dito, o PS3 sairá em duas versões, mas a capacidade de armazenamento não será a única diferença entre elas: a versão de 20GB não terá suporte aos Memory Sticks, SD Cards ou Compact Flashs (que possibilitam que você use o cartão de memória da sua câmera digital, por exemplo, para salvar os jogos), além de não ter suporte Wi-Fi (rede sem fio) ou saída para TVs HDMI (TVs de alta definição). O controle do console não terá vibrações, provavelmente por conta do processo que a Sony enfrentou no ano passado por plágio. O lance é que a empresa detentora dos direitos do Dual Shock resolveu processar a Sony por uso indevido da marca e ganhou.
E, continuando a falar sobre o controle do PlayStation 3, a Sony mostrou que originalidade não é o seu forte: copiou descaradamente a idéia da Nintendo com um controle com sensibilidade a movimentos. Mas verdade seja dito, isso foi feito antes pela Microsoft, que lançou um controle para PC com o mesmo recurso.
– A Square Enix também teve uma conferência pré-E3. A softwarehouse anunciou três Final Fantasies XIII – dois para PlayStation 3 e um para celulares. O Nintendo Wii ganhará dois jogos: Dragon Quest Swords: The Masked Queen And The Tower Of Mirrors, para o lançamento, e uma nova versão de Final Fantasy Crystal Chronicles. Também foi anunciado o mês de lançamento de Final Fantasy XII (para o PS2) nos EUA, que será em outubro de 2006.
A empresa também mostrou vídeos de jogos previamente anunciados para a E3: Valkyrie Profile 2, Final Fantasy XII, Dawn Of Mana e FF VII Dirge Of Cerberus (todos para o PS2). Para o PSP foram mostrados vídeos de Valkyrie Profile Lenneth e Final Fantasy: Crisis Core.
O DS e o Game Boy Advance ganharão, até o final do ano, vários títulos da empresa: Final Fantasy Crystal Chronicles: Ring Of Fates, Final Fantasy III, Dragon Quest Heroes: Rocket Slime e Children Of Mana, para o DS. O GBA ganhará as já prometidas versões de Final Fantasy V e Final Fantasy VI.
– A Sega anunciou estar muito animada com as novas possibilidades que o Nintendo Wii trará, e que o console ganhará um jogo exclusivo da série Sonic. O nome da nova aventura da bola de espinhos corredora será Sonic Wild Fire, e o jogo será inspirado em contos de fadas da Arábia. Legal! Ah, sim, também haverão minigames usando as funções especiais do controle da Nintendo. O jogo está previsto para 2007.
Amanhã teremos mais notícias. Será que Satoru Iwata (o presidente da Nintendo) finalmente arrancará a cabeça do Ken Kutaragi (presidente da Sony)? Não percam a continuação da Saga da E3 amanhã, aqui mesmo no DELFOS.