Diários de Motocicleta participa do Cannes 2004!

0

Recebemos o Press-Release abaixo. O mais legal é que, como o filme não é considerado uma produção brasileira, ele até tem alguma chance de ganhar.

“Diários de Motocicleta” dirigido por Walter Salles estréia nos cinemas brasileiros no dia 07 de maio. O Brasil será o primeiro país lançar comercialmente o filme, que teve sua pré- estréia mundial na Seleção Oficial do Festival de Sundance de 2004, na prestigiosa seção World Premiere, a mesma em que “Central do Brasil” estreou, em 1998, e que agora participa da competição oficial do Festival de Cannes 2004.

Produzido por Robert Redford, o filme é estrelado por Gael García Bernal, que interpreta o jovem Ernesto Guevara de la Serna e Rodrigo de la Serna, que vive seu companheiro Alberto Granado. Os dois atores, o diretor Walter Salles e Alberto Granado – hoje com 83 anos – estarão no Brasil em abril para participar do lançamento de “Diários de Motocicleta”.

“Diários de Motocicleta” é baseado nos relatos “Notas de Viaje”, de Ernesto Guevara de la Serna e “Con el Che por Sudamérica”, de Alberto Granado sobre a primeira viagem que fizeram juntos em 1952 através do continente Latino-Americano, de motocicleta – uma velha Norton 500, que eles apelidaram de “La Poderosa”. O filme tem 130 minutos de duração e foi filmado em super16. O brasileiro Daniel Rezende, que ganhou o BAFTA de edição com “Cidade de Deus”, é o montador do filme.

Walter Salles, de Nova Iorque fez a seguinte declaração sobre a seleção do filme:

“Fazer esse filme baseado na primeira viagem de Ernesto Guevara e Alberto Granado através da América Latina foi ao mesmo tempo um privilégio e uma aventura.

Essa viagem coletiva começou a ser dividida com o público no Festival de Sundance e agora continua em Cannes. O fato de haver dois representantes da América Latina na seleção oficial denota um interesse crescente na nossa cinematografia.”

Já em Sundance, o filme recebeu elogios da crítica internacional:

“Um filme extraordinário. O diretor de Central do Brasil atinge um novo patamar com Diários de Motocicleta.”

The guardian -Anne Thompson

“O filme mais impressionante do Festival de Sundance. Gael Garcia Bernal interpreta o jovem Ernesto Che Guevara de forma inesquecível.”

The Times – Dave Calhoum

“O melhor filme do Festival de Sundance é da América Latina: Diários de Motocicleta é emocionante, faz pensar e conta com duas atuações extraordinárias.”

Daily Telegraph – David Gritten

Galeria

Galeria