Valve anuncia o Steam OS

0

Após anos de espera e milhares de declarações vagas, a Valve finalmente resolve abrir o jogo e revelar ao mundo o Steam OS, um sistema operacional totalmente gratuito para usuários, e de licenciamento livre para os desenvolvedores, que será lançado “em breve”.

De acordo com o anúncio oficial, o Steam OS é um sistema livre (open-source) desenvolvido em Linux e otimizado para a “tela grande da sua sala de estar”.

A Valve ainda disse que games rodados através do Steam OS apresentaram uma melhora significativa na performance em processamento gráfico e que agora está “de olho na performance de áudio e reduções de latência no nível do sistema operacional”, e que muitos desenvolvedores já estão se usando deste benefício para criarem seus futuros games.

A produtora ainda garantiu que centenas de games virão para o sistema no próximo ano, incluindo games blockbusters. Nenhum game foi oficialmente anunciado, mas o site da Steam apresentou imagens de Trine 2, Metro: Last Light, Europa Universalis IV, Rome II: Total War, e Football Manager 2013, portanto creio que seja seguro assumir que estes estarão disponíveis no lançamento do sistema operacional.

O Steam OS ainda permite que você tenha acesso a todos os seus games já comprados pela plataforma da Valve para Windows e Mac através da função Streaming Caseiro: basta que o seu computador tradicional esteja ligado e com o Steam aberto no mesmo ambiente de rede que o seu computador com o Steam OS para que este rode todos os seus games para os sistemas tradicionais diretamente na sua TV. Como isto funcionará exatamente não foi revelado.

Além desta função, também foi revelado que o Steam OS permitirá que você compartilhe seus games da Steam com outros membros de sua família. O sistema também possuirá uma espécie de controle de restrição, para que você escolha quem vai ter acesso a quais tipos de games. A produtora também revelou que está trabalhando com vários outros serviços de entretenimento que “você conhece e confia” para que você possa acessar seus vídeos, filmes e músicas favoritos através do Steam OS, mas nada específico foi revelado.

Nada foi dito se o Steam OS poderá ser instalado em qualquer computador ou se há algum tipo de especificação técnica, mas garantiu que os usuários “podem trocar ou alterar qualquer parte do software ou hardware que desejarem”, o que, em minha opinião, significa que ele poderá ser instalado em qualquer PC, mas nunca se sabe.

Vale lembrar que este foi apenas o primeiro dos três anúncios que a Valve prometeu revelar esta semana, todos “relacionados à sala de estar”. O segundo anúncio será feito na próxima quarta-feira, dia 25 de setembro, e o terceiro na próxima sexta-feira, dia 27 de setembro. O que serão estes anúncios? Será que o tão aguardado Half-Life 3 está entre eles? Mantenha-se delfonado para descobrir.