Após o anúncio do Steam OS e da Steam Machine, a Valve anuncia o seu terceiro produto tremendão esta semana, o Steam Controller.
De acordo com o comunicado oficial, este é um “tipo totalmente novo de controle” e funcionará em qualquer computador que tenha o Steam instalado. Um dos fatores que transformam o equipamento em algo totalmente diferente dos controles tradicionais são seus trackpads duplos, que substituem os tradicionais analógicos e os ainda mais tradicionais d-pads.
Estes trackpads são sensíveis ao toque e possuem pequenos, fortes e pesados ímãs eletromagnéticos acoplados e, por causa disto, são capazes de gerar uma alta variedade de força e vibração, permitindo “controle preciso sobre a frequência, amplitude e direção de movimento”. Por ser muito sensível ao toque, estes trackpads ainda oferecem informações sobre “velocidade, limites, limiares, texturas, confirmações de ações ou qualquer outro evento que os desenvolvedores de jogos queiram que os jogadores notem” e podem até tocar ondas sonoras e funcionarem como caixas de som.
Além de tudo isto, os trackpads também são clicáveis o que, segundo a Valve, permite que seja possível usar o Steam Controller em games que até então eram impossíveis de serem jogados com um controle convencional, como RTSs.
Em seu centro, ele possuirá uma tela de alta definição sensível ao toque, também clicável. Esta tela fornecerá “uma infinidade de ações distintas ao jogador sem exigir uma infinidade de botões fisícos”. Esta tela exibirá os mais variados tipos de informações, permitindo que você navegue por várias páginas de menus e só então decidir o que fazer.
Porém, isto não significa que o controle será isento de botões. O Steam Controller possuirá um total de 16 botões, mas metade deles poderão ser apertados sem que você precise tirar os polegares do trackpad, incluindo os dois botões traseiros.
Talvez o fato mais interessante sobre o controle é que ele será completamente compatível com absolutamente todos os games do catálogo da Steam do passado, presente e futuro, incluindo aqueles muito velhos (como o primeiro Tomb Raider e Doom) e aqueles que não foram feitos com suporte para controle, como os já citados games de estratégia. Para estes games, será possível usar um software da própria Steam para programá-los da forma que você bem entender . Você também poderá compartilhar seus esquemas com outros jogadores.
A Valve também ressalta que o Steam Controller será totalmente hackeável, então você poderá customizá-lo da forma que bem entender. A companhia ainda disse que disponibilizará ferramentas que permitem a participação dos usuários em todos os aspectos do equipamento, indo de design industrial à engenharia elétrica.
Uma versão beta do Steam Controller será disponibilizado junto com as versões de teste da Steam Machine, porém, estas versões não possuirão a tela touch e o controle virá com fio.
Sinceramente, eu fiquei bastante empolgado com o Steam OS e a com a Steam Machine, mas estou um com a pulga atrás da orelha em relação ao Steam Controller. Achei essa história de trackpads bastante esquisita. Sinceramente, eu não sei qual é a dificuldade de se apertar um botão e porque a indústria parece querer tanto mudar isto. E você, delfonauta, o que achou? Deixe sua opinião aí embaixo, nos comentários.
Mantenha-se delfonado para mais notícias sobre empresas de games que desejam conquistar o mundo.