Quando eu estava no processo de review de Uncharted 4, um colega comentou que era o game mais bonito que ele já tinha visto. E fez um adendo: seria ainda mais bonito no PC. Mas não estava no PC, então o troféu de beleza ia para um jogo de PS4. Pois entonces, alguns anos depois, Uncharted 4 chega ao PC, em versão turbinada e com o excelente The Lost Legacy acrescentado. Já temos análise de todos esses jogos, e inclusive desta coletânea em sua versão de PS5. Então hoje é dia de falarmos um pouco do sonho molhado da master race. Este é Uncharted Legacy of Thieves PC, meu camaradinha!
UNCHARTED LEGACY OF THIEVES
Temos muito conteúdo aqui no DELFOS sobre a série Uncharted. Inclusive várias matérias sobre esta coletânea e sobre os jogos incluídos aqui. Então se quiser saber sobre os games como obras criativas, se vale a pena comprar, ou nossas opiniões sobre ele, vale uma busquinha esperta em nosso extenso acervo.
TLDR: a série Uncharted é, para mim, uma das melhores já feitas. Certamente também estão entre os mais bonitos, técnicos e que causam o maior senso de aventura. Em outras palavras, se você ainda é um “virgem de Uncharted” e vai ter agora sua primeira oportunidade de mergulhar nestes jogos maravilhosos… coleguinha, eu te invejo.
UNCHARTED LEGACY OF THIEVES PC
Para o âmbito deste texto, vou mostrar as opções de configurações gráficas e dizer como ele rodou na minha máquina, um Alienware M15 R7, um notebook com Intel I7-12700H e placa de vídeo RTX 3070. Sim, é uma configuração bem alta. Eu acabei de comprar este notebook, então é de se esperar que ele rode games pesados muito bem. E roda!
Uncharted Legacy of Thieves PC não tem tantas opções quanto Marvel’s Spider-Man PC. Dá apenas para limitar os FPS a 30, e não encontrei uma forma de mexer na resolução (que ficava travada a 1440p, o máximo do meu laptop) a não ser mudando nos presets de FSRDSLL.
O USO DO SISTEMA
Uma coisa que gostei muito é que as opções têm uma barrinha embaixo do menu, dizendo o uso que o jogo vai fazer do seu sistema com as configurações selecionadas. Se liga:
Achei isso uma forma bem fácil de otimizar o jogo de acordo com sua máquina. Afinal, é só escolher as melhores opções possíveis sem ultrapassar o “máximo recomendado”. No meu caso, o jogo escolheu automaticamente a opção mais alta de tudo, e ainda sobrou um espacinho de folga. Curiosamente, isso foi em Uncharted 4. Lost Legacy é um pouco mais pesado, e mais indeciso.
Indeciso porque, na primeira vez que o rodei, ele configurou tudo para o máximo também, mas mostrou a barrinha em vermelho, dizendo que a performance poderia ser impactada. Porém, após sair do jogo e reiniciar, a barrinha estava na cor padrão, com uma leve folguinha antes do máximo recomendado (folga menor do que em Uncharted 4).
A PERFORMANCE DE UNCHARTED LEGACY OF THIEVES PC
Como acredito que é normal em games de PC, a performance varia bastante. Na cena de abertura de Uncharted 4, por exemplo, uma perseguição de barcos cheia de efeitos de água que parece bem pesada, a performance ficou o tempo todo entre 80 e 90 FPS. A maior caída foi essa:
Curiosamente, quando o primeiro capítulo começa, no orfanato, uma cena bem mais na maciota, a média diminuiu bastante. Ficava entre 60 e 70 FPS, chegando a cair abaixo de 60 FPS de vez em quando – e isso não era raro.
UNCHARTED THE LOST LEGACY PC PERFORMANCE
The Lost Legacy demora mais tempo para chegar a uma cena de ação que pareça pesada. Mas mesmo no começo tranquilo, no mercado, o jogo costumava sofrer para alcançar 60 FPS com tudo no máximo. Acredito que isso se deve ao excesso de NPCs na cena que, embora não seja exatamente cheia de explosões e perseguições, deve ser pesadinha.
Em nenhum momento com os dois jogos, eu senti necessidade de diminuir a qualidade gráfica para melhorar a performance. Até onde sei, ele estava jogando com qualidade superior à versão de PS5, e beirando os 60 FPS o tempo todo, ainda que não atingindo.
Porém, o legal de jogar no PC são as opções. Se 50 FPS não são aceitáveis para você, dá para mudar um monte de coisa. Curiosamente, passar todos os presets para a configuração mais baixa possível, deu ganhos mínimos de performance para mim, ficando nos 60 e poucos no máximo.
MELHORANDO A PERFORMANCE
O que consegui fazer que melhorou consideravelmente foi mexer na opção de FSR escolhendo Ultra Performance. Isso faz com que o jogo seja renderizado a 480p, mas faça upscale para 1440p. Eu sinceramente não vi grande diferença visual. O game continua lindão, mas olha o quanto a performance subiu: na imagem abaixo você vê que a mesma cena do mercado, que tinha dificuldade para chegar a 60 FPS, chegou a 89 FPS.
É um ganho considerável, mas admito que pelo menos psicologicamente, prefiro jogar com “tudo no máximo a 55 FPS” do que com a “mínima configuração possível a 90 FPS”. Claro, sinta-se livre para discordar, me mandar ouvir pagode nos comentários (faz tempo que ninguém faz isso por aqui) e jogar como você quiser. Ei, seu jogo, suas regras!
INCONVENIENTES TÉCNICOS
Em alguns aspectos, esta versão de PC não é superior à de PS5. A mais incômoda talvez sejam os carregamentos. No PS5, isso é quase instantâneo. No meu notebook, rodando também de um SSD interno, carregar um save ainda é perfeitamente aceitável, porém mais longo. Algo entre 15 e 20 segundos. Como Uncharted é uma série que carrega apenas uma vez e, assim que estiver no jogo, não tem mais carregamento, diria que é um incômodo bem pequeno.
Outro que pode dar nos nervos, especialmente se você alternar a campanha entre Uncharted 4 e The Lost Legacy é que, embora ambos rodem no Steam através do mesmo programa, são programas separados. Rodar Legacy of Thieves envolve carregar totalmente o último que você jogou. Daí, no primeiro menu, escolhe o título do jogo. Se for jogar o outro, isso envolve sair para o Windows e carregar o programa do zero, completo com as animações dos logotipos iniciais (o que deve levar cerca de um minuto).
De novo, é um pequeno inconveniente, e só me chamou a atenção por ser menos rápido e prático do que a versão de PS5. Mas definitivamente não é algo que me faria deixar de recomendar o jogo no PC.
O LADO RUIM DE JOGAR NO PC
Análise técnica concluída, quero contar uma história que demonstra bem porque eu parei de jogar no PC duas décadas atrás (e estou voltando agora, como você pode perceber). Eu estava fazendo meus testes técnicos para a análise acima e percebi que em um dos menus, poderia escolher a placa de vídeo. Estava selecionado minha RTX 3070, mas tinha uma outra opção, Intel Iris alguma coisa (que depois deduzi ser a placa integrada). Para ver as diferenças de performance, a selecionei. O jogo pediu para reiniciar para aplicar as configurações. E então… simplesmente não rodou mais.
Eu tentei apagar o jogo e baixar tudo de novo (o que por si só é uma aventura, pois Legacy of Thieves tem 125Gb no PC) e mesmo depois disso, ele simplesmente não rodava mais. A solução, encontrada depois de conversar com o Lucas, o suporte técnico do DELFOS, foi desinstalar o jogo, caçar todas as pastas relacionadas a Uncharted que ficaram no computador, desligar a sincronia do save com a nuvem, e apagar totalmente o save da máquina. Só depois de fazer tudo isso, e baixar os 125 gb pela terceira vez, o game aceitou rodar.
O FIM DA HISTÓRIA DE TERROR
É difícil para mim, como consumidor, aceitar que simplesmente mexer nas opções do jogo (sem hackear, mods ou nada, apenas no que ele próprio oferece para todos os usuários) pode quebrar o programa quase permanentemente. Mas fica o aviso para que isso não aconteça com você também.
História de terror concluída, o fato é que o público de Uncharted Legacy of Thieves PC não é, em geral, quem já tem os jogos no PS5. Quando muito, é quem teve no PS4 e quer um upgrade em uma máquina mais poderosa. Mas acredito que, em maioria, quem realmente se interessa por este lançamento é quem só joga no PC, e até agora não teve oportunidade de jogar esta obra prima dos games (ou só jogou em casas de amigos). Se você é um desses, meu coleguinha, prepare-se para criar algumas das melhores memórias que o mundo dos games permite.