Trackmania Turbo

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A série Trackmania é bem longeva, tendo 10 games lançados, sendo que o primeiro foi lá na negra era pré-DELFOS, em 2003. Trackmania Turbo é seu lançamento de 2016 e minha primeira incursão nas adrenalísticas corridas do título.

Curiosamente, enquanto jogava, ficava pensando o quanto este jogo tinha a maior cara de Nintendo, e como cairia como uma luva no Wii U. Quando fui dar uma pesquisada para esta resenha, constatei que de fato a série floresceu nos consoles da Nintendo, sobretudo no Wii e no DS. Estranho que o Wii U tenha ficado de fora deste lançamento.

CORRIDINHAS

Trackmania Turbo é de um gênero que gosto de chamar de “corridinha”. Claro, o que temos aqui é um jogo de corrida, mas a pegada é bem diferente de um Project Cars, ou mesmo de um mais arcade, tipo um Need For Speed.

A coisa aqui é bem mais próxima de um Mario Kart ou, para ser mais exato, de um F-Zero. Sim, é um jogo de corrida, mas ele é bem mais simples, bem mais pick up and play do que seus primos maiores, a começar pela utilização de apenas dois botões, freio e acelerador.

As corridas em si também têm um jeitão descompromissado, desafiando as leis da física em pulos enormes, loopings e velocidades que passam dos 500 km/h. Sim, quinhentos mesmo, não tem um zero a mais aí.

No entanto, o jogo é basicamente composto de time attack. Não há corridas propriamente ditas. Cada uma das pistas tem três desafios de tempo, classificados como ouro, prata ou bronze. Seu objetivo é simplesmente chegar no final o mais rápido possível. Para dar uma noção de como sua performance está indo, você pode escolher ativar um ghost de cada um dos desafios, o que significa que para ganhar a medalha em questão, você deve vencê-lo, mas não é uma corrida propriamente dita.

As pistas são bem curtas e velozes, durando uma média de 30 segundos. Isso significa que não há muito espaço para erros. Se você bater o carro, pode mandar um beijinho no ombro para a sua medalha, pois terá que começar de novo.

Felizmente, o sistema do jogo funciona muito bem para isso. Você pode simplesmente apertar B, e reiniciar a corrida imediatamente, sem telas de loading nem nada. Cada uma das pistas tem também alguns checkpoints, de onde você pode reiniciar com um toque do botão Y, mas isso mantém o timer correndo e, considerando quão curtas são as pistas, acaba não sendo muito útil.

A cada cinco corridas, o desafio muda para o modo circuito, no qual você deve dar três voltas na mesma pista. Esse é mais chatinho e como dura três vezes mais do que os outros, acaba valendo a pena usar os checkpoints.

ALÉM DA CAMPANHA

Há outros modos de jogo por aqui, mas todos derivam de um time attack. Por exemplo, é possível jogar online, mas neste modo você não corre diretamente contra os jogadores, mas tem cinco minutos para fazer o seu melhor tempo e, quando o relógio chegar ao zero, aquele que foi mais rápido leva a medalha.

Tem também a possibilidade de criar suas próprias pistas, e disponibilizá-las online para outros jogadores, bem como jogar pistas criadas por outras pessoas. Claro que, mesmo nas pistas criadas, a única coisa que você pode fazer é um time attack.

O último modo de jogo é também o mais criativo, que é uma campanha para dois jogadores offline. Aqui, ambos têm o controle do mesmo carro, e é um negócio bem estranho, porém pode render umas boas risadas. Acontece que se um tentar virar para a esquerda e o outro para a direita, o carro não sai do lugar. E se apenas um fizer a curva, não vai virar o suficiente. Ou seja, não é algo lá muito jogável, a não ser que você tenha alguém com exatamente os mesmos reflexos que você na sua casa, mas é divertido de uma forma bagunçada, tipo um Super Smash Bros.

Por fim, uma outra coisa legal são as leaderboards, divididas por ranking regional. Eu nunca me ligo muito nos rankings, pois nunca estou realmente bem colocado. No entanto, em Trackmania, eu sou comparado diretamente com pessoas do sudeste do Brasil, o que me coloca automaticamente numa posição muito superior. Se você está classificado como o 30º melhor no placar, vai ter mais vontade de melhorar do que se for o número 1383201º, concorda?

DIVERSÃO EM DOSES HOMEOPÁTICAS

Trackmania Turbo é um jogo divertido, mas sua diversão não se estende por horas seguidas. Como não há corridas ou um modo de jogo mais substancioso do que o time attack, você se diverte por alguns minutos, mas logo fica com vontade de jogar outra coisa. Bem como eu costumava me sentir na maior parte dos jogos do Wii mesmo.

Assim, é um jogo que é até legal ter no console para aqueles momentos em que você tem uma meia hora para matar antes de sair ou de ter que fazer outra coisa, mas é um jogo bem light, que de fato parece ter mais a ver com o público da Nintendo do que do Xbox One ou do PS4.

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Nota
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Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. É o autor dos livros infantis "Pimpa e o Homem do Sono" e "O Shorts Que Queria Ser Chapéu", ambos disponíveis nas livrarias. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
trackmania-turboAno: 24 de março de 2016<br> Gênero: Corridinha<br> Plataforma: PC, Xbox One e PS4<br> Fabricante: Nadeo<br> Versao: Xbox One<br> Distribuidor: Ubisoft<br>