Christofer Johnsson, o fundador, principal compositor, guitarrista e agora ex-vocalista do Therion anunciou no site oficial da banda que vai aposentar seus vocais guturais.
As principais razões, segundo o músico, são que sua voz não está mais tão boa quanto antigamente e que eles não querem ficar tocando músicas muito antigas. Segundo ele, por antigas devemos entender de “Lepaca Kliffoth” (o 4° disco) para baixo. Ele também disse que, se houver alguma grande necessidade, o atual vocalista da banda (o extremamente versátil Mats Léven) pode quebrar um galho e fazer os vocais guturais. Ah, então tudo bem.
De qualquer forma, no último show que a banda fez no Brasil, nenhuma música dos três primeiros discos foram tocadas, então isso não é uma grande novidade. Quanto à voz do Christofer Johnsson, bem, alguém aí ouviu o disco Riders Of The Apocalypse do Demonoid? É uma banda de Death Metal formada pelo outro guitarrista do Therion lançado em 2004 (não saiu no Brasil) e quem fez os vocais foi o próprio Christofer. Pô, o cara parecia um demônio nervoso que tomou muito café – ou seja, fez um excelente trabalho. Uma pena que essa notícia provavelmente seja sinal de que isso não vá mais acontecer.
Aproveitando o ensejo, o nome do pacotão de DVDs e CDs que a banda lançará no dia 13 de junho nos Estados Unidos foi divulgado – Celebrators Of Becoming. Mal posso esperar.