A vida nunca foi fácil para Test Drive Unlimited Solar Crown. Este claramente é um jogo importante para a editora Nacon. Porém, tenho a sensação que muita coisa deu errado. Por exemplo, este código de review chegou bem antes do lançamento. Porém, pouco depois recebi um e-mail dizendo que por problemas técnicos todos os saves seriam apagados pouco antes do lançamento oficial.
Isso significa que não apenas os reviewers perderiam seu progresso, mas inclusive as pessoas que pagaram extra para ter acesso antecipado. Cobrar acesso antecipado não é legal em princípio, mas a pessoa não conseguir jogar nestes dias ou ter seu save apagado depois é de fazer bico. Particularmente, por causa disso resolvi esperar. E mesmo depois do lançamento, o estado do jogo ainda é ruim, sem falar nos problemas intrínsecos a ele.
TEST DRIVE UNLIMITED SOLAR CROWN: FEITO POR E PARA ACIONISTAS
Test Drive Unlimited Solar Crown parece caro. Claramente muito dinheiro e esforço foram investidos aqui. Porém, é um jogo sem coração. Uma obra que apenas reflete outros jogos de corrida em mundo aberto melhores, mais elaborados e mais gostosos de jogar. Basicamente, Solar Crown é o Concord dos jogos de corrida.
Ele pega muito de games como Forza Horizon e The Crew. Eu disse muito? Risca isso! Test Drive Unlimited Solar Crown dá a sensação de que os acionistas da Nacon olharam para estes jogos e disseram “quero um igual”. E é isso. Não tem absolutamente nada aqui que não esteja em jogos semelhantes melhores.
NADA? NÃO!
Ok, para não dizer nada, tem uma modalidade de corrida que eu, pessoalmente, não tinha visto antes. Chamada Domination, ela dá pontos quando você passa por cada checkpoint baseado na sua posição naquele momento. Assim, quem ganha a corrida não é quem passa primeiro pela linha de chegada, mas quem ficou mais tempo em primeiro.
É bacana na teoria, e deve funcionar bem no multiplayer, que costuma ter uma grande variação de posições entre os jogadores. Mas jogando sozinho, simplesmente não faz sentido. Afinal, se você já jogou qualquer game de corrida contra a máquina, sabe que as posições parecem pré-definidas. O primeiro sempre está em primeiro, a não ser que você o ultrapasse, e neste ponto ele vai para segundo. Não há variação e, portanto, não há emoção. A única diferença deste modo é que se você errar na reta final não deve perder a corrida. O que me leva a um próximo ponto.
NÃO FAZ SENTIDO JOGAR SOLAR CROWN SOZINHO
Assim como The Crew Motorfest, Test Drive Unlimited Solar Crown é feito para jogar on-line. De fato, você precisa se cadastrar com a Nacon e ainda compartilhar seus dados da conta do console ou Steam para poder jogar. E depois disso, no Xbox ele ainda tenta te vender o Xbox Game Pass toda vez que você roda o jogo.
Porém, ao contrário de The Crew Motorfest, a campanha e o mundo aberto são basicamente irrelevantes. Este é um jogo online, feito com este objetivo. Coisas que me irritam desde Halo 3, como ter uma contagem regressiva antes de o carregamento iniciar, acontecem a toda hora, mesmo se não tiver ninguém no seu jogo. Eu ainda não entendo como ninguém pensou em fazer o carregamento acontecer DURANTE a contagem regressiva, para entrar no jogo mais rápido, mas aparentemente eu sou genial demais por ter sido o único no mundo com esta ideia.
INCONVENIENTES RELACIONADOS
Por causa disso, também não dá para pausar as corridas (no mundo aberto dá). Também não há nenhum tipo de rewind, como é comum hoje em dia. Se você errar e sair da pista, a única coisa que dá para fazer é usar o comando de resetar, mas esta função só é ativada se você segurar o botão por dois segundos. Dois segundos aqui são o suficiente para ir da primeira à última posição, deixando mais apropriado simplesmente reiniciar a corrida.
E olha só, não dá para reiniciar pelo menu. Antes disso, você precisa “abandonar”, o que causa uma tela de carregamento para o mundo aberto. Daí você deve acionar a corrida novamente, escolher o carro, esperar a contagem regressiva, um novo loading e a animação inicial da corrida, que não é pulável. Basicamente, um erro banal te custa não apenas a corrida, mas você precisa esperar mais de um minuto para poder tentar de novo.
O GAMEPLAY É O PRINCIPAL PECADO
Mas quer saber? Tudo isso poderia ser perdoado se o jogo fosse bom. Mas seu principal pecado é o gameplay. Para começar, o jogo acontece em um mundo aberto sem nada para fazer. Admito que eu nunca gostei de mundo aberto em jogo de corrida, mas aqui a única coisa que dá para fazer é pegar uns colecionáveis ou tentar passar rápido pelas câmeras. Definitivamente isso não é Burnout Paradise.
O problema principal é que simplesmente não é gostoso de dirigir. Os carros demoram muito para fazer qualquer pequena curva, a ponto que você precisa quase parar para não sair da pista. E não estou brincando, tem trechos aqui em que você “corre” a 10 ou 15 km/h. O jogo nunca dá sensação de velocidade, eu dirijo mais rápido na hora do rush de São Paulo. Caramba, eu conseguiria vencer estas corridas na vida real saindo do carro e andando rápido.
Então Test Drive Unlimited Solar Crown é basicamente um Forza Horizon sem o jeitão exagerado e sem o prazer de dirigir. Temos aqui um jogo de corrida em que você dificilmente passa dos 50 km/h. Falta criatividade, vontade e coração. Carece da mais básica compreensão do que torna um jogo de corrida divertido. É claramente feito por pessoas talentosas, mas que estão apenas coletando seus pagamentos. Não foi feito nas coxas, mas é burocrático como um game feito por comitê. Como falei antes, é o Concord dos jogos de corrida.