No início de 2003, o Stratovarius lançou Elements Pt. 1, já avisando que a Pt. 2 estava pronta e saíria no final do ano. A primeira parte me surpreendeu positivamente, se tornando, para mim, o melhor disco do Stratovarius e garantindo seu lugar em meu aparelho de som por, pelo menos, uns 10 meses. Suas músicas continham melodias cativantes, letras pacifistas e uma orquestra marcante, ou seja, tudo aquilo que tornou o Stratovarius um dos melhores representantes do Heavy Metal Melódico da atualidade.
Obviamente, eu esperava que a segunda parte viesse na mesma linha, já que compartilham não só do mesmo nome, como também do mesmo desenho na capa, com a diferença de que, na primeira parte, o personagem era constituído dos elementos do fogo e da água enquanto, aqui, é formado por terra e ar.
Qual não foi minha surpresa ao colocar o disquinho para tocar e me deparar com uma faixa de abertura lenta, pesada e depressiva, bem naquela linha Black Sabbath? Iniciar com essa música realmente foi uma quebra de padrões para o Stratovarius, que sempre começava seus discos com as músicas mais comerciais (Vide Kiss Of Judas, Eagleheart e Hunting High And Low).
A segunda música, no entanto, é aquela que normalmente abriria um disco dos finlandeses. Intitulada I Walk To My Own Song, esta música é tão comercial que poderia até tocar nas “rádios rock” de São Paulo. Contudo, ser comercial não a torna, necessariamente uma música ruim. Na verdade, I Walk To My Own Song é uma das mais legais do disco.
Ao contrário da primeira parte, Elements Pt. 2 é um disco lento e triste, lembrando um pouco o Episode, disco estranho e com poucas músicas legais. Enquanto Elements Pt. 1 tinha seu charme nas músicas cadenciadas e orquestradas, a melhor música desta segunda parte é justamente uma no velho estilo “ligeirinho” do Stratovarius. Intitulada Know The Diference, a (única) música realmente rápida do disco é uma das melhores composições do Stratovarius. No estilo do Visions (o álbum clássico do Strato), esta faixa combina belas melodias, pedal duplo rapidíssimo, letras bem legais e um refrão poderoso, merecendo figurar, desde já, como um dos clássicos do Stratovarius e, sem dúvida, como a melhor faixa deste álbum.
Como não poderia deixar de ser, as baladas também estão presentes no disco. São 3 delas, das quais duas são bem legais: Luminous, a única música com letra pacifista do disco (infelizmente, já que são as melhores letras do Stratovarius), me lembra, por algum motivo, as músicas dos antigos jogos do Alex Kidd, da época do Master System. A outra, e a mais legal, tem o nome Liberty e é a última música do disco, mantendo a tradição da banda escandinava de fechar o disco com sua música mais bonitinha.
Esta edição especial vem com um CD bônus que traz uma versão demo de Alpha & Omega, uma versão instrumental de Season Of Faith’s Perfection e Vapaus, que nada mais é do que a bela balada Liberty cantada em finlandês. Além disso, também traz versões ao vivo de Soul Of A Vagabond, Father Time, Hunting High And Low, Paradise e um medley com Destiny e Fantasia, todas gravadas durante a turnê da primeira parte de Elements.
Infelizmente, Elements Pt. 2 adquiriu um ar póstumo, devido às recentes mudanças de formação e inúmeras palhaçadas envolvendo o Stratovarius ultimamente.
Elements Pt. 2 é um álbum indigno para encerrar a história desta formação que mudou a cara do Heavy Melódico pois, em geral, parece mais um disco de sobras de estúdio do que um novo álbum do Stratovarius. Recomendado apenas para colecionadores que querem ter tudo da banda. Todos os demais, fiquem com Elements Pt. 1, esse sim, um tremendo disco de Heavy Metal.