Sonic Origins, lançado um ano atrás, era uma excelente coletânea dos principais jogos de Mega Drive do ouriço mais famoso do mundo. Agora em 2023, a coletânea recebe um DLC que inclui um montão de jogos. Porém, eu diria que a maior parte deles não são os que você espera. E os que são, estão aqui em versões inferiores. Me acompanha neste artigo sobre Sonic Origins Plus?
QUANTO CUSTA SONIC ORIGINS PLUS?
Sonic Origins Plus está disponível em sua versão completa, que custa R$ 209,99. Caso você já tenha Sonic Origins, pode adquirir o Plus Expansion Pack, que é o foco deste texto. A expansão custa R$ 51,99.
O QUE VEM EM SONIC ORIGINS PLUS?
Vamos por partes. A expansão começa incluindo aqueles polêmicos DLCs que eram vendidos à parte no lançamento de Sonic Origins. Ou seja, o Classic Music Pack e o Premium Fun Pack. Estamos falando de algumas missões extras no modo missão, músicas adicionais para ouvir no sound test, panos de fundo quando você não estiver jogando em widescreen e personagens extras no menu. É tudo tão pequeno e irrelevante que é bizarro que tenha sido vendido à parte antes. Eu sinceramente só encontrei o que estava incluído ativamente procurando, fazendo uma busca na internet vendo o que mudaria e onde.
SONIC ORIGINS PLUS ALTERA O SONIC ORIGINS ORIGINAL?
E daí vem a parte boa, a começar por melhorias feitas nos quatro jogos incluídos no Sonic Origins original. Em especial, você pode jogar com Knuckles em Sonic CD e com a Amy em todos os quatro jogos.
O bacana é que parece que algumas coisas foram incluídas especialmente para deixar este DLC mais legal.
Os estágios especiais de Sonic CD, Sonic 2 e Sonic 3 também mostram esses personagens em ângulos diferentes, o que acredito que foi feito para esta coletânea. Falando do gameplay, a Amy tem um golpe especial acionado apertando o botão de pulo durante um salto. Ela gira o martelinho em volta dela, o que permite que o ataque atinja coisas mais distantes do que os pulos dos outros personagens. Apesar disso, a diferença entre jogar com ela e com o Sonic é quase apenas estética.
O Knuckles, com suas habilidades de planar e escalar paredes, faz mais diferença. Inclusive, a Sega promete que novos caminhos foram adicionados às fases de Sonic CD para incentivar o uso das habilidades únicas do Knuckles. E daí chegamos ao prato principal, aquilo que fará a maioria dos compradores adquirir a expansão.
QUAIS OS GAMES EXTRAS INCLUÍDOS EM SONIC ORIGINS PLUS?
Esta é a lista oficial:
- Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine™
- Sonic Blast™
- Sonic Chaos™
- Sonic Drift™
- Sonic Drift 2
- Sonic Labyrinth™
- Sonic Spinball™
- Sonic the Hedgehog (8-bit)
- Sonic the Hedgehog 2 (8-bit)
- Sonic Triple Trouble™
- Tails Adventure™
- Tails’ Skypatrol™
Todos estão em suas versões de Game Gear e são emulados de forma bem simples. Em outras palavras, toda a slowdown presente no console original continua aqui (e há muito disso) e você não tem acesso aos benefícios incluídos nos games da Sonic Origins, como tela em widescreen, autosaves e vidas infinitas.
É um pecado que não haja autosaves, vidas infinitas e a opção de diminuir ou eliminar o slowdown, pois isso não parece necessitar de muito trabalho extra (já que são literalmente opções oferecidas em qualquer emulador gratuito). E deixariam muito mais agradável jogá-los. Você tem a opção de salvar o estado de cada um dos jogos de forma independente, mas apenas um save por jogo. Salvar novamente substitui o anterior.
GAME GEAR
Agora entramos na parte realmente estranha. A imensa maioria desses jogos estava disponível no Master System em versões superiores. Como o console era mais poderoso que o portátil, gráficos eram ligeiramente melhores, havia menos slowdown e, talvez o mais importante, você via mais do cenário.
Como o Game Gear tinha uma tela pequenininha, era necessário deixar o Sonic maior nela simplesmente para conseguirmos enxergá-lo. Este zoom cortava boa parte da imagem, deixando muito mais difícil e desagradável de jogar. Sair correndo aqui é praticamente suicídio, pois você enxerga muito pouco na sua frente, e fatalmente vai bater em espinhos ou inimigos sem nenhuma chance de desviar.
Alguns desses jogos, como Sonic Triple Trouble, o isométrico Sonic Labyrinth e o Mario Kart cover Sonic Drift, foram lançados apenas no Game Gear, então estes são excelentes inclusões. Mas Sonic 1, Sonic 2 e vários outros deveriam estar aqui em suas versões superiores de Master System. Vale dizer que, embora a coletânea diga que alguns jogos são ports do Genesis, isso está errado. Estes games são versões únicas criadas para os 8-bit, com fases e level design bem diferentes dos de Mega Drive, então ter as versões 8-bit na coletânea é muito legal. O correto seria dizer que são ports do Master System.
SONIC SPINBALL E SONIC BLAST
Estes talvez sejam os mais estranhos de todos. Sonic Spinball também saiu para o Mega Drive. Não sei dizer se as fases são as mesmas (não jogo a do Mega desde os anos 90), mas me lembro bem que a versão de Mega era muito superior. E ela não está incluída. Inclusive, na minha análise de Sonic Origins, critiquei que não era uma coletânea completa dos games do Sonic de Mega Drive, e me parece deveras estranho eles fazerem um DLC incluindo tudo que saiu no Game Gear sem disponibilizar os outros jogos de Mega Drive.
Sonic Blast é um caso à parte. No Mega Drive (e na versão superior que saiu para o Saturn), era um isométrico. Para Master System e Game Gear era um sidescroller, então não seria redundante temos as duas – ou três, incluindo a esquecida de Saturn – versões aqui.
Então eu acho esse DLC sinceramente muito bem-vindo. Mas não entendo a aparente proposta de colocar “tudo que saiu para o Game Gear” e não “tudo que saiu para o Mega Drive” ou as melhores versões de cada título. Acredito que qualquer pessoa que queira jogar Sonic Spinball hoje vai usar um emulador para curtir a versão de Mega Drive, então não faz sentido ela ficar de fora de uma coletânea oficial para abrir espaço para a versão de Game Gear.
MARAVILHAS DO PASSADO
Não há apenas plataformas 2D neste DLC. Mean Bean Machine, por exemplo, é um game do estilo match 4. Tails Adventure, por outro lado, é mais “complicado”, mostrando uma clara influência de The Legend of Zelda. Então considero todas essas inclusões bem-vindas. Elas poderiam ter sido feitas de forma mais lógica, incluindo as melhores versões de cada título e dando opções comuns em emuladores, como vida infinita e eliminar o slowdown.
Dito isso, vários desses jogos são muito legais ainda hoje. Conheço muita gente, inclusive, que gosta mais dos Sonic 8-bit do que dos de 16-bit. Embora esta não seja minha opinião, ainda gosto muito desses jogos, e tem alguns aqui que eu nunca havia jogado ou sequer ouvido falar. Então este DLC tem, sim, muito valor para mim. Para escrever este texto, joguei Sonic 1 por inteiro e um pouquinho de cada um dos outros. Eventualmente, pretendo jogar pelo menos todos os sidescrollers incluídos aqui até o fim. Sonic Origins Plus continua sendo a melhor forma legal de jogar vários Sonics do passado hoje em dia, mas é impossível não ficar pensando que estes jogos poderiam e deveriam estar melhores aqui.