Eu amo o PETA (People for Ethical Treatment of Animals, literalmente “Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais”). Não porque eu seja engajado, acredite que animais não devam ser mortos para prover comida (pô, sem animais não existiria bacon), ou qualquer coisa do tipo. É que eles fazem aquelas campanhas contra o uso de casacos de pele com muitas mulheres tremendonas e peladonas!
Provando que eles não são apenas mais uns pentelhos chatos, a organização decidiu enviar um agradecimento à Sega por ela ter aceitado seus apelos para tirar um comercial do ar. Segundo o Blog da organização, a companhia utilizava um chimpanzé no comercial de seu game Samba de Amigo. O PETA então entrou em contato com o estúdio e contou a história e o triste fim de chimpanzés recrutados para “atuar” na televisão. Comovida, a Sega tirou o comercial do ar. Como retribuição, o PETA enviou uma carta de agradecimento e uma caixa com chocolates veganos no formato de macaquinhos.
Isso levanta uma grande questão: o que são chocolates veganos? O_o
Se você está interessado na história dos chimpanzés, a organização resume o problema da seguinte maneira: eles são tirados de suas mamães ainda bebês e treinados utilizando tortura e choques elétricos para fazer aqueles truques na TV. Quando finalmente atingem a puberdade, sua carreira no show business termina e eles acabam tendo, normalmente, dois destinos: ou virar uma cobaia para um laboratório ou virar atração em algum zoológico furreca.