Para os delfonautas mais pimpolhos, eu explico. Sam & Max era um adventure para PCs legalzão, que pessoas velhas como o Bruno Sanchez adoram e cultuam até hoje. A história apresentava um simpático cachorro detetive e seu ajudante, um fofo e sangüinário coelhinho (qualquer semelhança com Monty Python não é coincidência, já que o game era cheio de humor nonsense).
Recentemente, ela ganhou uma continuação para PC, que seguia a pior idéia que a humanidade teve desde que um criador de games virou para outro e disse: “Ei, e se a gente colocasse um monte de caixas nesse game para fazer o jogador empurrá-las e assim se sentir como um funcionário de almoxarifado? Todo mundo quer trabalhar em almoxarifados, até futuros deuses da guerra!”.
Essa idéia de jerico foi vender a continuação em episódios. Assim, você era obrigado a entrar no site com freqüência e comprar pequenas partes do jogo por vez. Isso fez com que boa parte do público do game, como o Bruno e eu, ficássemos sem jogá-lo.
Assim como a empurração de caixas, a idéia rendeu (sacrifiquemos nossos bodes para que isso não se torne um standard como aconteceu com as caixas) e a série para PC já está na sua segunda temporada.
Agora, segundo o Gamespot, a primeira temporada vai sair para Wii, com o nome Sam & Max: Season One. O lançamento deve acontecer em algum momento do segundo semestre e, se esse game for tão bom quanto o primeiro, vai se unir a Mario Galaxy no rol dos “jogos que justificam comprar um Wii”. Pelo menos eu, agora com esse lançamento, estou considerando investir no consolinho da Nintendo. Bem que podia sair para o 3RL, né?