Que o mercado mundial de games é mais rentável que o de filmes e literatura juntos, todo mundo já sabe. O que a gente não sabia era quanto custava para uma produtora lançar um blockbuster dos jogos eletrônicos.
Para sanar nossas dúvidas, o site gringo Digital Battle publicou uma lista interessante, um “top 10” com os games mais caros da história. Confira a lista abaixo (os valores estão em dólares):
10 – Killzone 2 – Seu longo período de desenvolvimento (quase quatro anos) pela Sony/Guerrilla encareceu o custo final, que ficou nos 45 milhões.
9 – Final Fantasy XII – Mesmo sendo da “geração passada”, o décimo segundo episódio da franquia custou à SquareEnix a bagatela de 48 milhões. Reza a lenda que Final Fantasy XIII custou à empresa mais de 70 milhões, mas isto é apenas rumor.
8 – L.A. Noire – Este título da Rockstar/Team Bondi ainda nem foi lançado e já está na casa dos 50 milhões. Ao que se sabe, é uma versão policial-noir de GTA, com ambientação na Los Angeles da década de 40.
7 – APB – All Points Bulletin – Em produção há cinco anos pela Real Time Worlds, APB é um multiplayer online com brigas e tiroteios entre facções inimigas, e já passou dos 50 milhões em investimento.
6 – Halo 3 – A pérola exclusiva da Microsoft/Bungie se pagou com folga, mas sua confecção custou cerca de 55 milhões às produtoras.
5 – Metal Gear Solid 4 – A tremendona aventura da terceira idade de Solid Snake não sairia do papel não fossem os 60 milhões de dólares investidos pela Konami.
4 – Too Human – Um dos lançamentos mais atrasados da história (era para sair no PS1, aí migrou para o Gamecube, para enfim sair no XBox 360), custou algo entre 60 e 80 milhões aos cofres da Silicon Knights.
3 – Shenmue – A medalha de bronze vai para a épica aventura de artes marciais da Sega, que mesmo na época do falecido Dreamcast, saiu por 70 milhões.
2 – Gran Turismo 5 – O mais famoso simulador de corrida chegou à sua caprichada quinta versão consumindo cerca de 80 milhões da Sony.
1 – Grand Thef Auto IV – A polêmica que um game da série GTA causa é proporcional ao seu custo. Mas, eu garanto que a Rockstar sabia que teria retorno garantido, pois gastou mais de 100 milhões para finalizar o jogo. Reza a lenda que CADA música (das centenas que tocam nas rádios do game) custou 10 mil dólares, sem contar royalties e licenças.
Vale lembrar que os valores acima NÃO INCLUEM gastos com publicidade e divulgação. Ou seja, os valores finais dos mais tremendões desta lista provavelmente são ainda maiores!
Só para constar: o Digital Battle não menciona como ou onde conseguiu estas informações. Mas faz uma comparação interessante: No longínquo ano de 1993, o clássico Doom custou “apenas” 200 mil dólares à id Software.
Puxa, não? =D