Sackboy: A Big Adventure ou, como é conhecido na turma do tupiniquim, Sackboy: Uma Grande Aventura,é um jogo delicioso de lançamento do PS5. Só que, apesar de delicinha, ele passou meio batido. Junto com ele, tínhamos Demon’s Souls, Miles Morales e, dentro do próprio gênero de plataforma 3D, Astro’s Playroom. Todos mais chamativos do que a pequena grande aventura do menino do saco.
Infelizmente, a história parece se repetir com a recém-lançada versão de PC. Com um lançamento bem próximo dos maiores jogos do ano – inclusive God of War Ragnarok, da própria Sony – o fofo menino do saco deve novamente passar em modo stealth. Além de ser um jogo consideravelmente menor do que os outros que estão saindo no último trimestre de 2022, o port de PC traz problemas graves, que podem afastar muita gente. A questão é: será que ele ainda é delicinha?
SACKBOY: UMA GRANDE AVENTURA
Se você acompanha o DELFOS há algum tempo, sabe que há anos eu não jogava no PC, e que venho me aventurando pelo mundo da master race mais recentemente. Então tudo isso ainda é meio novo para mim. Dito isso, fiquei agradavelmente surpreso com o menu de configurações de vídeo de Uma Grande Aventura. Se liga.
Há várias opções de qualidade, como é tradicional na plataforma. Mas o que achei legal – e foi a primeira vez que vi – é que tudo é implantado imediatamente. Melhor ainda, tem um medidor de FPS do lado superior direito, que dá um preview da performance que você pode esperar.
Particularmente, eu consegui rodar com tudo no máximo no meu laptop gamer, com exceção dos reflexos, onde escolhi a qualidade ray tracing ao invés de ray tracing ultra. Ativando DLSS no modo qualidade, meus FPS variavam entre 80 e 90, o que considerei bem apropriado. Além disso, o jogo estava visualmente ainda mais bonito do que no PS5, com destaque para a opção “Sackboy felpudo”, que deixa o protagonista muito fofinho.
SINTO QUE TEM UM “MAS” SE APROXIMANDO
Então o jogo roda bem e com opções que deixam o visual ainda mais belo do que na versão original, inclusive com oclusão de ambiente e reflexos com ray tracing, o que não existia no PS5. MAS…
MAS… tem um problema técnico bastante comum em jogos de PC. Refiro-me aos famosos shader compilations, que fazem com que o game dê uma gaguejada toda vez que algo novo acontece (um efeito, um movimento, um personagem). Na segunda vez, isso não acontece mais, mas significa que sua primeira campanha será repleta dos gaguejos. A cutscene inicial, em especial, beira o insuportável.
MAS… pois é, de novo um mas… Isso atrapalhou bastante minha experiência nas duas primeiras fases, que gaguejavam com frequência. Depois disso, a coisa ficou bem mais aceitável, com uma ou duas travadinhas por fase. É longe do ideal, é verdade. Mas se você não tem opção de jogar em um PS5, não acho que deveria passar a oportunidade de curtir essa delicinha por causa disso.
DELICINHA
A questão é que este jogo é, sim, uma delicinha. Como jogo em si, é muito superior aos LittleBigPlanets. O visual é lindo, a música é fantástica e o gameplay é pura alegria. Sackboy: A Big Adventure continua muito legal. As roupinhas de personagens famosos da Sony (que já começam desbloqueadas) deixam tudo ainda mais fofo e divertido. Eu gostei muito de jogar com o Ratchet, por exemplo.
Para você ter uma ideia, eu peguei Sackboy: Uma Grande Aventura na intenção de jogar uma fase, ver as configurações e capturar algumas imagens para este artigo. Mas jogá-lo estava tão prazeroso que acabei jogando por mais de uma hora antes de sentar para escrever. Este é o poder de um bom plataforma 3D. E Sackboy: A Big Adventure é um bom plataforma 3D. Esta versão de PC tem este problema técnico chatinho dos gaguejos, mas para quem não tem um PS5 e gosta do gênero, ainda promete muita diversão.