Roll20: Agora a mesa de RPG é no seu computador!

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A vida no Oráculo realmente costuma ser bastante divertida. Recebemos vários e-mails de fãs pedindo autógrafos, fotos do Cyrino pelado e cuecas besuntadas em óleo, mas, às vezes, recebemos também ótimas sugestões. E esta matéria surgiu de uma delas.

O e-mail foi destinado ao nosso ditador supremo, mas, como a vida de ditador é um tanto quanto conturbada, com tantas cabeças a degolar, fãs a satisfazer e bacon a encomendar, ele destinou a mim a missão de investigar a sugestão da nossa leitora Paula Frassinetti, que sugeriu o site Roll20.

Para quem não conhece, a ideia do site é unir nerds de diferentes lugares do mundo fãs de RPG, oferecendo todas as ferramentas necessárias para jogar com pessoas de qualquer lugar do planeta Terra (chupa, Marte!). E o melhor de tudo é que o site é totalmente gratuito, sendo necessário apenas um rápido cadastro para começar suas aventuras. Você pode jogar com amigos ou encontrar grupos no próprio site, escolhendo com que freqüência quer jogar, que tipo de aventuras (aventuras únicas, campanhas semanais, mensais), etc. O site possui uma infinidade de ferramentas e confesso que nem consegui explorar todas ainda. Aí vai um vídeo, em inglês, explicando um pouco do seu funcionamento:

Como assíduo jogador de RPG de mesa e maior explorador de cavernas infestadas de dragões do site (atrás apenas do Alfredo, por motivos óbvios), fui incumbido da missão de testar o programa e dizer seus prós e contras.

Na verdade, este programa veio bem a calhar. Meu grande amigo Chico, que costuma ser o mestre das minhas aventuras em busca de tesouros, glória e hidromel, está passando um tempo nas gélidas terras da Finlândia. Portanto, nada melhor do que uma partida de RPG entre duas pessoas separadas pelo oceano para testar a eficácia do site. Enquanto ele curtia um agradável clima de -30° na terra do Papai Noel, ele separou um tempinho para mestrar para nós uma aventura divertida, baseada nos Cavaleiros da Távola Redonda, aqueles do Rei Arthur.

Bom, mas não vamos nos aprofundar na história em si, afinal, estamos aqui para falar sobre o site Roll20 (se você quiser saber mais da história, aconselho que visite o blog Aventurando-se, mantido pelo Chicão e onde você também vai encontrar alguns textos deste nerd que vos escreve). O sistema que usamos foi um bem simples, o que deixou o jogo bem fluido e agradável. Para você ter as “duas faces da moeda”, este texto será dividido em duas partes: na primeira, escrita por mim, darei a visão do jogador sobre o programa. A segunda, escrita pelo meu amigo Chico, discorrerá sobre a visão do mestre. Preparados? Então escolha sua armadura, não esqueça seu anel de força +2 e sua espada e vamos para a aventura!

A VISÃO DO JOGADOR
Por Flávio Rodrigues

Depois de relembrar minha senha (eu sempre esqueço estas coisas), o mestre me mandou o link da aventura que tinha criado. Com um simples clique já estava na tela de jogo, bem rápido. Na sala de jogo, a comunicação pode ser feita através da câmera e do microfone do seu computador, tornando a experiência mais próxima do real, ou por um chat, que fica no canto direito. Particularmente, creio que jogar sem no mínimo um microfone deve tornar a partida bem mais longa e cansativa, por isso, não recomendaria. As fichas dos personagens são criadas pelo mestre, tendo ele o poder para alterá-las e selecionar se você terá a visão dos outros personagens ou não. Mas depois de criados, você pode alterar seu personagem da maneira que achar mais conveniente.

O sistema do site, de maneira geral, é bem simples, e em pouco tempo você vai sacando como tudo funciona e a experiência, para mim, foi bem agradável. É claro que se você estiver com um grupo de pessoas que nunca jogou pelo site, no começo você perderá algum tempo para achar os comandos, mas, de maneira geral, tudo é bastante amigável aos novatos. Na verdade, o programa oferece até algumas facilidades que na vida real seria um tanto quanto complicado de reproduzir. Por exemplo: nós estávamos em um cenário da Inglaterra antiga. O mapa que o mestre tinha disponibilizado não deixava claro alguns pontos que se fizeram importantes para nossa aventura. Por isso, para nos localizarmos melhor sobre o destino que tomaríamos, precisamos de um novo mapa da velha Inglaterra. O mestre, com alguns cliques, achou o mapa na internet e compartilhou com todos os jogadores, de maneira bem fácil e prática, o que levaria mais tempo num RPG de mesa.

Como usamos um sistema bem simples, tudo correu de maneira tranqüila, sem grandes preocupações. O programa ainda oferece algumas opções bem interessantes. No seu chat, por exemplo, é possível mandar uma mensagem para apenas um membro específico, seja jogador ou mestre. Assim fica muito mais discreto caso você queira armar alguma coisa sem que seus companheiros descubram ou mesmo surpreender o mestre com algum plano mirabolante.

A rolagem de dados também é bastante simples, sendo possível até mesmo já somar os bônus junto à rolagem. Bom para aqueles que fugiram da aula de matemática e demoravam horas para somar um 16+7. Há ainda a opção de você colocar dadinhos 3D rolando sobre a tela do seu PC, caso você não queira perder a emoção de ver o rolar dos dados e comemorar ou amaldiçoar seus resultados.

O site ainda oferece alguns atalhos como, por exemplo, para rolagem de dados. Como joguei apenas uma vez antes de escrever esta resenha, não me familiarizei com os comandos, mas parecem simples.

Para finalizar, alguns detalhes (coisa que os nerds costumam dar muita importância) não foram esquecidos. Você, na sua ficha, pode escolher uma imagem para seu personagem, pode escrever no chat usando seu nome ou o nome do personagem, pode mudar a cor no ícone do seu nome e o mestre pode até mesmo deixar uma trilha de fundo para criar climas de tensão, suspense ou drama. Muito bacana!

O site é perfeito então? Bom, é claro que aconteceram alguns bugs durante o jogo. Amigos que sumiram do nada, algumas travadas, mas isto também está obviamente ligado à qualidade da internet, dos equipamentos de cada um (microfone e câmera), etc. Mas, apesar destes erros terem acontecido, não foi nada de grave e não prejudicou a experiência para mim. No geral, gostei muito do programa! Será que o mestre achou o mesmo?

A VISÃO DO MESTRE
Por Chico Napolitano

Olá, delfonautas! É com grande prazer que venho escrever no maior site de jornalismo nerd de língua portuguesa. Aprecio muito o convite. Valeu, Flavião!

Logo que fiz meu cadastro, comecei a assistir aos vídeos de introdução e criei minha própria campanha, compreendi que a principal característica do Roll20 é que ele é “bem intencionado”. Ou seja, os desenvolvedores têm a preocupação de te ajudar e deixar as coisas mais fáceis. Confesso que fui realmente mexer no site 15 minutos antes da hora que tinha marcado a sessão, e pra minha felicidade não tive nenhuma dificuldade séria em deixar tudo pronto.

A interface do site é bem intuitiva, como todo site atual que se preze deveria ser. Depois de logado na campanha, há barras laterais com ícones sugestivos do que você pode fazer por lá. Você só precisa ter o mínimo de curiosidade (e tempo) pra aprender os mecanismos mais avançados, e não são poucos.

É importante repetir que nós jogamos um sistema bem simples e dinâmico (e por isso mesmo eu não precisei explorar as várias opções de recursos), mas como o próprio nome do site já sugere, há diversas opções para os hard-gamers. Além de poder inserir mapas e imagens, o mestre pode exibir diversos monstros (dentro daqueles presentes numa galeria bem grande que o site possui) na tela principal, e inclusive pode editar atributos e nomes dos mesmos. E olha só que legal: se algum personagem tem algum companheiro animal, um protegido ou até mesmo um zumbi domesticado que o acompanha, o narrador pode inserir uma figura ao lado dos personagens, e depois passar o controle dessa figura pros mesmos. Muito massa!

Além disso, o mapa tem facilidades bem interessantes. Numa aventura de exploração de masmorras, por exemplo, o ambiente é descrito/revelado aos personagens de acordo com o próprio progresso dos mesmos na campanha. Através de um recurso de “sombra e luz”, o mestre pode ocultar a parte do mapa que ainda não é conhecida dos jogadores e ir revelando-a aos poucos.

Particularmente, creio que o que mais me agradou no site foi o vasto acervo de sons que ele possui. Como mestre eu sempre que possível procuro inovar e colocar elementos sensoriais na narração. Já fiz isso com uma sessão de terror no passado, alterando a quantidade de luz do ambiente em que jogávamos, e dessa vez aproveitei a facilidade dos sons e coloquei “temas” pras diversas situações.

Quando um dos personagens tocou uma corneta, por exemplo, eu pude inserir o som quase que instantaneamente, apenas procurando por “horn” e “sound”. Rápido, prático e eficiente! Isto sem falar nas músicas ambientes que ajudam a construir o clima da aventura.

Por último, mas não menos importante, gostei muito da facilidade de compartilhamento das imagens e fichas. O mestre pode escolher quem pode visualizar as informações, assim como quem pode editá-las. É muito prático, e é uma mão na roda pra agilizar o jogo.

Porém, pra não dizer que tudo são flores, descobri na prática – após ver uma imensa linha branca no mapa – que os jogadores também podem inserir elementos no plano de fundo. Você pode se perguntar qual é o problema disso, afinal, não é positivo os jogares terem liberdade no site? Bom, sim e não. Sim, para jogadores com noção, mas não para hiperativos e/ou pentelhos. É provável que exista a possibilidade de alterar essa configuração de acesso, mas eu não a encontrei nesta primeira partida.

Então, deixo a dica: se você for mestre, estabeleça uma ordem com os jogadores, tanto com os recursos quanto na hora de falar. Pessoas rabiscando no mapa, jogando dados 3D e falando ao mesmo tempo não é algo benéfico para a fluidez da sessão. Assim você vai evitar trapalhadas, além daquelas que os aventureiros “do barulho” vão cometer, é claro.

O VEREDICTO FINAL DA AVENTURA

O site Roll20 é uma ótima pedida para quem quer reunir os amigos de RPG ou fazer novos companheiros de aventuras. O programa é extremamente bem feito e pensa em detalhes que até mesmo numa mesa seria difícil reproduzir. É claro que nada supera uma experiência pessoalmente com os amigos, mas se os aventureiros de seu grupo andam muito ocupados ou longe, o site é uma ótima opção para continuar sua jornada por glória, ouro e lindas donzelas nas torres altas dos castelos.

Agradeço novamente à sugestão da nossa delfonauta Paula Frassinetti, e não se esqueça de entrar em contato para marcarmos uma partida! Aliás, será que existem mais delfonautas interessados em uma partidinha de RPG pelo Roll20? Manifeste-se nos comentários, e esteja preparado para viver as aventuras mais loucas e enfrentar a fúria do dragão Alfredo!