Shadow of the Ninja Reborn é remake de um game de Nintendinho lançado em 1990 chamado, veja só, Shadow of the Ninja. Admito que não o conhecia e, vendo vídeos hoje, ele parece um jogo bem genérico da época.

Definitivamente não posso dizer o mesmo de Shadow of the Ninja Reborn. Este jogo é lindíssimo, e dá ao original um estilo cartoon cheio de personalidade que não estava presente no original, que tinha gráficos mais adultos dentro do que era possível na época. Se liga.

NatsumeAtari, Edigger, United Games, Shadow of the Ninja, Delfos
Lindão, né?

Digo mais, eu só me interessei em cobrir Shadow of the Ninja Reborn porque o achei lindo demais. Mas há um bom jogo aqui.

O BOM DE SHADOW OF THE NINJA REBORN

Como você já deve ter percebido, Shadow of the Ninja Reborn tem o estilo do Ninja Gaiden clássico. Você é um/uma ninja que ataca com espadas, tem ferramentas, pula nas paredes e escala. As ferramentas são vitais para ficar vivo, e vão desde comidas que regeneram a extremamente limitada vida a rifles e armas de fogo. Tem até algumas espadas mais fortes e mais lentas, mas que podem ser usadas um número limitado de vezes.

NatsumeAtari, Edigger, United Games, Shadow of the Ninja, Delfos

level design é realmente legal. As fases são lineares, com um ou mais caminhos repletos de desafios e levam ao final. Há também alguns caminhos opcionais que dão ferramentas, então você tem bastante incentivo para explorar. Praticamente todas as missões e chefes são legais. Isso é complementado por toda a apresentação fantástica, com músicas pegajosas e um visual colorido muito bonitinho.

O RUIM DE SHADOW OF THE NINJA REBORN

Infelizmente, nosso amigo, o chef José Marques, está de volta. O ingrediente especial daqui é o mesmo de sempre: a dificuldade. Mais especificamente, temos um jogo que dura menos de uma hora, mas espera aumentar esta duração com uma dificuldade absurdamente alta e punitiva. Para você não terminar o jogo alugando no final de semana, sabe? Só que ninguém contou para a desenvolvedora que as pessoas não alugam mais jogos hoje em dia.

NatsumeAtari, Edigger, United Games, Shadow of the Ninja, Delfos

Felizmente você tem vidas infinitas, mas morrer te faz voltar ao início da tela em questão. Cada fase tem várias telas, e algumas delas têm chefes no final. Sim, morrer no chefe exige voltar a tela inteira para poder tentar de novo. Como você deve imaginar, é desesperador.

É aquele tipo de dificuldade bem “jogo japonês”, com progresso constante, mas lento. Você avança na fase, decora os desafios e da próxima vez chega mais longe. Repita até mudar de tela e comece tudo de novo. Porém, se você, como eu, não tem muito tempo ou vontade de ficar decorando fases, fica com mais raiva a cada vez que morre. Tivesse checkpoints durante as telas, como Sonic, por exemplo, já ficaria muito mais agradável. E daí tem o pior.

O FEIO DE SHADOW OF THE NINJA

NatsumeAtari, Edigger, United Games, Shadow of the Ninja, Delfos

Os controles são terríveis. Tem coisas que simplesmente parecem “erradas”, como a seleção de itens, em que esquerda move para a direita e vice-versa. Tem outras que são simplesmente indecisas. Minha principal picuinha é com a escalação. Na imagem acima, o ninja está segurando em uma beirada. Quando ele está assim, para ir para cima você deve apertar pulo. Porém, se ele estiver segurando em uma barra, e você quiser escalar para cima, deve colocar para cima no direcional.

Por que é diferente? Tanto para cima quanto apertar pulo deveriam funcionar. Porém, se você apertar pulo quando deveria apertar para cima, o personagem se joga num buraco gritando “Gerônimo”. Considerando quão impiedoso Shadow of the Ninja Reborn é com seus erros (o personagem dá um pulo para trás quando atingido, e você sabe muito bem o que isso causa em jogos de plataforma 2D), dá muita raiva perder toda uma fase de progresso porque você apertou pulo quando deveria apertar para cima. E sim, falando é simples, mas na hora do jogo o fato é que é a mesma ação com dois controles diferentes e não intercambiáveis, e isso é simplesmente errado.

POSSO CONTINUAR DEPOIS, POR FAVOR?

Outro problema feio, muito feio, é que o jogo não salva. Se você voltar ao menu ou fechar o jogo, simplesmente não vai ter opção de continuar depois. Para um jogo tão impiedoso, isso é um erro grave. Afinal, é perfeitamente natural você querer uma pausa e tentar mais tarde com a cabeça mais fria. Porém, Shadow of the Ninja Reborn quer ser terminado em uma sentada, então você fica preso a ele uma vez que começar. Imagino que um save por estágios possa ser colocado eventualmente, mas eu preciso falar sobre o jogo que joguei. E o que joguei só aceita ser terminado de uma vez, como se estivéssemos na época do Nintendinho. Não, não tem nem password.

NatsumeAtari, Edigger, United Games, Shadow of the Ninja, Delfos

Os controles “indecisos” são o principal problema criativo em um jogo que tem tudo para ser muito bom. Porém, ele ter vergonha de ser tão curto e tentar aumentar o tempo artificialmente com dificuldade dá muito errado, especialmente em um game que não salva e que pune seus erros com tanta força, mesmo quando o erro é derivado de um controle indeciso.

Shadow of the Ninja Reborn tem potencial para ser um jogo excelente. Mas para isso, você precisa ter a paciência de uma criança de 10 anos que não tem mais nada para jogar até os pais comprarem outra fita. Eu não tenho. Se você também não tem, pode tentar usar mods e cheats de invencibilidade, mas isso não está disponível no jogo oficialmente, então você fica limitado a jogar no PC. E isso já joga fora boa parte do público em potencial. É o chef José Marques fazendo escola, e mais uma vez estragando um prato bacana com seu ingrediente especial.